Connect with us

POLÍTICA

Estados assinam protocolos para desenvolver Matopiba

Publicado

em

Os governadores do Piauí, Wellington Dias (PT); do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB); e do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), assinaram ontem três protocolos para ampliar e diversificar a pauta de projetos para desenvolver a região do Matopiba, que abrange áreas de produção agrícola dos três estados e da Bahia. A região do Matopiba foi criada pelo Governo Federal para fomentar o desenvolvimento em uma área de cerca de 8 milhões de hectares na divisa dos estados do Maranhão, do Tocantins, Piauí e Bahia.
A reunião ocorreu pela manhã no Palácio de Karnak. Os governadores querem executar os projetos e definir os investimentos nas primeiras ações integradas. Os protocolos assinados na reunião são ligados ao aspecto turístico, ao agronegócio e desenvolvimento sustentável e o terceiro voltado para a diversificação em investimentos, não ficando apenas no agronegócio. A ideia é focar ações em infraestrutura de estradas e energia, as principais deficiências da região dos cerrados, e em tecnologia. O Matopiba é um território composto por 139 municípios, com uma área de aproximadamente 73 milhões de hectares, com potencial de produzir 18,9 milhões de toneladas de grãos.
De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a região vai colher 19 milhões e 500 mil toneladas de grãos este ano, correspondente a 9,7% da produção de 201 milhões de toneladas de grãos da safra 2014/2015 no país. Os três governadores alertaram que o momento ainda é de crise e tem restrições para o desenvolvimento, mas concordaram que devem buscar recursos no Governo Federal e junto a organismos internacionais para realizar as ações necessárias.
Wellington Dias afirmou que a elaboração de projetos é importante para que os repasses do Governo Federal possam ser efetuados. Os três governadores combinaram de sempre agir de forma integrada para garantir uma interação nas ações para os quatro estados.
O governador da Bahia, Rui Costa, não esteve presente porque tinha uma agenda com a presidente Dilma, mas fez contato por telefone com os demais governadores. “As discussões não se encerram aqui. A ação conjunta é importante para o desenvolvimento da região”, afirmou o governador do Piauí.
O governador do Tocantins, Marcelo Miranda, afirmou que faltam recursos para investir na região, mas o governo com a criação do Matopiba passou a enxergar essa região de forma diferente, mas é necessário diversificar as ações. Além dos três governadores, participaram da reunião secretários estaduais e representante do Governo do Ceará.

 

Diário do Povo

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS