Governadores do NE pedem modificações na Previdência de trabalhadores rurais, professores, policiais e mulheres
Publicado por: | Data: 11/06/19

Governadores do NE pedem modificações na Previdência de trabalhadores rurais, professores, policiais e mulheres

O governador Wellington Dias participou, nesta terça-feira (11/06), em Brasília do 5° Fórum de Governadores. Em pauta, os políticos debateram a Reforma da Previdência, Fundeb, Plano Mansueto, securitização, Lei Kandir, cessão onerosa/bônus de assinatura, PEC nº 51/2019 (Fundo de Participação dos Estados (FPE) e MP nº 868/2018 (Saneamento Básico).

Sobre a Reforma da Previdência, alguns pontos importantes foram acordados no Fórum, tais como a continuidade da partilha e não o sistema de capitalização, além de não dificultar a aposentadoria de trabalhadores rurais, nem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Segundo o governador do Piauí, o Fórum tratou ainda do conjunto dos textos da reforma. A ideia é de uma proposta que não crie mais problemas, não reduza receitas atuais e não desequilibre mais a Previdência dos Estados, que trate, de modo especial, a transição de professores e policiais mulheres.

“Saímos daqui com o compromisso de encontrar um eixo para garantir, se não a unanimidade, pelo menos os votos necessários. É uma defesa que fazemos para ter na reforma mudanças para que seja possível um entendimento entre União, Estado e Municípios”, complementou.

Dias acrescenta que também houve avanços na pauta da cessão onerosa/bônus de assinatura e na PEC n.º 51, que altera o art. 159 da Constituição para aumentar para 26% a parcela do produto da arrecadação dos impostos sobre a renda e proventos de qualquer natureza e sobre produtos industrializados destinada ao Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal.

“Vamos acompanhar as votações da regulamentação sobre a cessão, que vai permitir os leilões e dar um oxigênio inclusive nas receitas da União, Estados e Municípios, melhorando as condições das suas contas até o final deste ano. Destaco ainda uma posição firme em relação à recuperação das principais receitas do Estado, que é o Fundo de Participação junto com os Municípios, a PEC 51, que já está em tramitação no Senado”, finalizou.

Fonte: Oito Meia


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

POLÍTICA 0 Comments

No Piauí, 27 candidatos estão inelegíveis pela Lei da Ficha Limpa

Dos 180 indeferimentos dos pedidos de registro de candidaturas no Piauí, 27 foram motivados pela lei da Ficha Limpa. O maior número de casos é de candidatos à vereador. Além

POLÍTICA

Wilson Martins 28,67% e Ciro Nogueira 26,12%, diz pesquisa amostragem

Nesta quinta-feira (20) o Instituto Amostragem divulgou uma pesquisa encomendada pelo Grupo Meio Norte e que mostra as intenções de votos para as duas vagas ao Senado Federal. Wilson Martins

POLÍTICA

Comissão especial debate proposta de Reforma Tributária na 3ª feira

A Comissão Especial da Reforma Tributária (PEC 45/19) na Câmara Federal reúne-se nesta terça-feira (20) para debater a proposta com seu respectivo autor, o deputado Baleia Rossi (MDB-SP) e o