Connect with us

POLÍTICA

Governo adota ponto eletrônico biométrico

Publicado

em

O Governo do Estado vai usar os dados do recadastra-mento dos servidores públicos, concluído no final do ano passado, para implantar o ponto eletrônico biométrico no serviço público. Ao final do recadas-tramento, segundo o secretário estadual de Administração e Previdência, Franzé Silva, foram economizados R$ 7 milhões na folha de pagamento, porque cerca de 3.200 servidores não compareceram aos pontos de recadastramento.

Esses servidores respondem a processo administrativo disciplinar e devem ser demitidos por abandono do emprego público. A economia na folha, de acordo com Franzé, representou 4% do custo total. Hoje, a folha gira em torno de R$ 300 milhões para o pagamento de cerca de 100 mil servidores. O Governo do Estado vai usar um aparelho para identificar o servidor pela digital ou pela pupila dos olhos. Com isso, pretende ter mais eficiência no serviço público e, se for o caso, reduzir ainda mais a folha, com os funcionários que não comparecem ao serviço, que serão arrolados em processo administrativo disciplinar.

O ponto biométrico deve seguir o modelo implantado na Câmara Federal, que provocou um excesso de pessoal chegando e falta mesas e cadeiras para tanta gente. Os servidores efetivos têm que registrar a presença por meio do ponto biométrico, comprovando o horário de serviço. Por outro lado, esse mesmo sistema já é usado na Agespisa, e quando foi implantado, os relógios biométricos controlavam a freqüência e os horários provocaram protestos dos funcionários. Mas os servidores passavam na empresa para bater ponto pela manhã, saiam, e depois voltavam no final do expediente para bater o ponto de saída.

Segundo Franzé Silva, o recadastramento permitiu que o Estado organizasse o quadro de pessoal, porque antes a folha de pagamento não era confiável. Além dos processos administrativos disciplinares que foram abertos, o Estado está fazendo o cruzamento de dados da folha do Estado com as folhas dos municípios e do Governo Federal para identificar acumulações ilegais de função. Todas as medidas visam dar mais eficiência ao serviço público e economizar nos gastos com pessoal.

A Secretaria implantou a Diretoria de Modernização Administrativa com o objetivo de implementar projetos e ações de modernização, integração e aperfeiçoamento dos órgãos e entidades da administração pública estadual.

Publicidade

Diário do Povo

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS