Connect with us

POLÍTICA

Mulheres representam 27% das candidaturas registradas no Piauí

Publicado

em

O número de mulheres em disputa por cargos na Eleição Geral deste ano no Piauí apresentou um crescimento em relação ao pleito de 2010. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Piauí acompanhou a tendência nacional de crescimento da participação feminina na política. O registro de mulheres nesta eleição chega a 27,9% do total de candidatos. Em todo país esse aumento foi de 46,5% em relação a 2010. ~

Na eleição deste ano, o Piauí registrou um total de 387 candidatos e destes 108 são mulheres. A disputa para deputado federal no Estado contará com a participação de pelo menos 32 mulheres. Este número aumentou em relação a 2010 quando foram 23 mulheres candidatas. Para deputado estadual, em 2014 o número de mulheres registradas no TSE que pretendem ocupar uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado chega a 74. Esse percentual é maior em relação a 2010 quando foram apenas 46 mulheres na disputa.

Na campanha para o Governo do Estado há apenas uma candidata ao cargo. Dos sete candidatos que se registraram no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE), a professora Lourdes Melo (PCO) é a única mulher. Na disputa pela vaga de vice-governador existem duas mulheres na disputa. A deputada Margarete Coelho (PP), concorre à vaga de vice na chapa de Wellington Dias, e a professora Rejane Maria Linhares (PPL) concorre à vice na chapa do poeta Neto Sambaíba.

Nenhuma mulher se registrou como candidata ao Senado Federal. Existem apenas duas candidatas a suplente de senador. Em março de 2014, o TSE lançou, com o apoio do Congresso Nacional, a campanha “Mulher na Política”. A campanha teve como principal objetivo sensibilizar os partidos para a importância da valorização da questão da igualdade de gênero, prevista na legislação eleitoral, que determina a reserva de vagas de no mínimo 30% e no máximo 70% para cada gênero no que se refere às candidaturas.

Fonte: Portal  O Dia

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS