Connect with us

POLÍTICA

Projeto de lei visa combater desperdício de água no Piauí

Publicado

em

Com o objetivo de combater o desperdício de água potável e evitar a contaminação do solo, rios e afluentes, a deputada Flora Izabel (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa, Projeto de Lei que institui o Programa Estadual de Incentivo ao Uso de Produtos Biodegradáveis para Lavagem e Higienização a Seco em Veículos.

 

A lavagem a seco gasta cerca de 25 mililitros de água, enquanto em um lava-rápido utiliza-se entre 80 e 120 litros. Mesmo assim, bem longe do que um cidadão comum pode gastar lavando o seu veículo, cerca de 400 litros d’água.

 

“A crise de água pela qual estamos passando não é um acontecimento isolado, passageiro, mas um problema que nossa geração e as futuras terão de enfrentar. A água potável é um bem perecível, que deve ser preservado com a implementação de políticas públicas capazes de resguardar esse bem”, ressalta Flora Izabel.

Publicidade

 

Segundo dados do Detran-PI, de dezembro de 2014, o Estado tem 495.235 veículos. Para que estes veículos fossem lavados uma vez por mês, utilizando-se a média de 400 litros de água por carro, seriam necessários cerca de 198 milhões litros d’água.

 

De acordo com a deputada, em um lava-rápido o consumo cairia para pouco mais de 39 milhões de litros de água e por meio da lavagem a seco seriam gastos apenas 12.380 litros.

 

Publicidade

“De maneira geral, a lavagem a seco é uma aliada à preservação e bom uso dos recursos hídricos mundiais, considerando que apenas 3% da totalidade hídrica mundial é doce, e apenas 1% é acessível e potável”, frisa a parlamentar.

 

Ela também destaca que a utilização de produtos biodegradáveis nas lavagens a seco deve evitar danos à natureza e aos seres humanos, principalmente àqueles que trabalham no setor, como os lavadores de carros, que ficam suscetíveis às doenças causadas por produtos químicos utilizados no processo de lavagem.

 

O Projeto segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alepi, a fim de ser apreciado pelos deputados.

Publicidade

 

Fonte: Acesse Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS