Connect with us

POLÍTICA

TRE luta contra abstenção de meio milhão de eleitores

Publicado

em

PT, PP e PTB estão entrando em contato com a Justiça Eleitoral para solicitar o transporte de eleitores no dia da votação, a fim de reduzir a abstenção nas eleições de domingo próximo. Como o transporte de eleitores não pode ser feito por candidato ou partido político, os diretórios municipais buscaram o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) para avaliar como poderá ser feito o transporte sem que se configure crime eleitoral.

O assunto foi debatido ontem durante reunião do TRE-PI com os representantes dos partidos. O presidente do TRE, desembargador Edvaldo Moura, disse que os partidos podem auxiliar no transporte de eleitores solicitando aos juízes eleitorais os veículos públicos municipais. Veículos particulares também podem ser cedidos para o transporte. “Os partidos precisam se mobilizar junto aos juízes para que aconteça o transporte dos eleitores. É preciso que eles se mobilizem”, disse o desembargador.
Cabe ao juiz requisitar o veículo oficial das repartições públicas que atuam nas cidades.

Caso haja necessidade, de acordo com o entendimento do juiz, veículos particulares podem ser cedidos para fazer o transporte do eleitor. Esse veículo pode inclusive ser de partidos políticos e de suas coligações, mas Edvaldo Moura ressalta que assim que ele for cedido e aceito pelo juiz, passa a ser propriedade temporária da Justiça Eleitoral, e vai realizar o transporte de eleitores indiscrimina-damente.

Segundo o desembargador, esta é uma alternativa para tentar diminuir a abstenção no segundo turno, que historicamente tende a ser bem maior que o do primeiro turno (veja Box). Participaram da reunião representantes do PT, PP e do PTB, todos da coligação que elegeu Wellington Dias no primeiro turno. O PSDB, PSB e PMDB, que encabeçaram a aliança governista em apoio a Aécio Neves, não enviaram representantes ao encontro. O advogado do PSDB, Carlos Yury, disse que nenhum dos partidos que apóiam Aécio foram ao encontro por entender que o papel dos partidos nesse assunto é somente no sentido de fiscalizar.

“Se o PT fizer algo de transporte nós vamos entrar com uma ação. Isso não é papel de partido. Quem faz o transporte é a Justiça Eleitoral. Eles que avaliam se precisa de transporte e fazem a solicitação”, explicou. Ontem, em Floriano, onde participou de carreata pró-Dilma, o governador eleito Wellington Dias mostrou preocupação com a abstenção. Ele disse que vai solicitar à Justiça Eleitoral que coloque à disposição do eleitor transporte para garantir sua ida ao local de votação, garantindo que ele exerça sua cidadania.

Publicidade

Fonte: Diário do Povo

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS