Connect with us

Alegrete do Piauí

ALEGRETE | Conselho Tutelar e Assistência Social promovem mobilização contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes; fotos!

Publicado

em

Com o objetivo de mobilizar a comunidade sobre um problema que a cada dia se torna mais preocupante, o Conselho Tutelar e a Secretaria Municipal de Assistência Social de Alegrete do Piauí, realizaram na tarde desta quinta-feira (18), uma mobilização para marcar o Dia “D” da Campanha Nacional de Luta contra o Abuso Sexual e Exploração de Crianças e Adolescentes.

O evento aconteceu no Espaço Cultural, no centro de Alegrete, e foi promovido pelo o Conselho Tutelar, através da Secretaria de Assistência Social e Prefeitura Municipal em parceria, com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Na abertura do evento, a secretária de Assistência Social, Adricia Sousa, representando o prefeito Márcio Alencar, relatou o apoio da gestão. “O município conta com uma equipe de conselheiros tutelares preparados e atuantes, com toda estrutura necessária para desenvolver o trabalho; temos dado total apoio e conseguido andar em parceria com o órgão para desenvolver as atividades que garantam os direitos de nossas crianças e adolescentes”.

Durante o evento foi realizado uma palestra com a psicóloga Vanessa Macêdo, com foco no abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, destacando a importância de se denunciar casos, ter atenção as crianças e os adolescentes principalmente o contato delas com as redes sociais, dando-lhes credibilidade, ter atenção se a criança está com um comportamento diferente, entres outros.

Em entrevista ao Portal Cidades Na Net, a psicóloga Vanessa Macêdo, destacou a importância de ações como estas. “O nosso principal objetivo hoje foi conscientizar a todos sobre a violência de abuso sexual contra a criança e ao adolescente. Apresentamos os principais meios que os abusadores usam para consumar o ato. Tentamos também abordar um pouco da realidade do nosso município, como a gravidez precoce. A maior importância desse trabalho do conselho que eu percebo, é que eles estão mostrando para a população que não estão aqui para punir, mas para proteger”, disse.

Publicidade

Foram realizado ainda uma apresentação teatral com o grupo CENIUM de Picos, pela qual participam a atriz alegretense Socorro Barros e o renomado ator Juscelino Moura, dentre outros; na ocasião o grupo encenou uma realidade vivida na adolescência, quando estes se relacionam e acabam por contrair situações indesejadas como a gravidez e outras consequências.

O diretor da Unidade Escolar Maria Juceneuda Maia, professor José Sabino de Lima, “O Bidunga”, parabenizou a iniciativa e colocou a escola à disposição do Conselho Tutelar. “Para todos nós é importantíssima ações como estas. Sou diretor de uma escola onde todos são adolescentes, conhecemos toda a história que envolve o 18 de maio. Por isso, nós professores apoiamos a iniciativa do conselho e estamos também na defesa, para que os jovens e adolescentes não sofram nenhum tipo de abuso” pontuou o gestor escolar.

Já a professora Maria do Socorro César Coelho de Oliveira, a Corrinha, como é popularmente conhecida, disse em entrevista que a escola abraça a causa e se tornou uma parceira na ação. “É de suma importância estar debatendo este tema que leva o conhecimento e prevenção aos jovens e adolescentes. Parabenizo o conselho por esta iniciativa, e que o combate não seja somente neste 18 de maio, mas todos os dias”, disse.

O presidente do Conselho Tutelar, Josiel José Alves, o Josa, como é conhecido fez um balanço das ações deste ano. Segundo ele o evento superou as expectativas. “Esse é um momento muito importante, pois vemos a necessidade de estarmos passando informações para nossas crianças e adolescente que são vítimas constantemente de abusos. Hoje estamos promovendo uma peça de teatral, sobre as consequências que esses abusos causam na vida das crianças, jovens e adolescentes”.

Ainda sobre o dia 18 de maio, Josa destacou que é necessário reforçar a questão da denúncia e a sociedade ajudar a divulgar os serviços existentes. “Estamos aqui para chamar atenção de toda a comunidade, principalmente das crianças e adolescentes. O abuso e a exploração sexual existe e não podemos fechar os olhos para estes acontecimentos. Existe toda uma rede especializada para fazer o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência, uma destas é o Conselho Tutelar. Mas é preciso que haja a denúncia”, concluiu.

Publicidade

Josa, apontou as principais dificuldades encontradas no trato com as crianças e adolescentes no que diz respeito as atribuições do conselho em Alegrete. “Temos acompanhado no município muitos adolescentes com evasão escolar, notas baixas, e estamos pedindo aos pais para fazer o acompanhamento na vida dos filhos. A população pode contar com o Conselho Tutelar sempre que as crianças, jovens e adolescentes estiverem com seus direitos violados”.

O conselheiro também destaca melhorias e avanços na estrutura e serviços oferecidos pelo Conselho nesta nova gestão de 2016-2019. “Através do nosso esforço o Conselho encontra-se em nova sede totalmente estruturada para atender as necessidades; passamos por reuniões permanentes e tenho buscado como presidente à frente da instituição  conhecimentos e parcerias que mudem a realidade das nossas crianças e adolescentes”, finalizou.

O evento contou com a participação do secretário municipal de Cultura, Iago Sousa, da  secretária municipal de Saúde, Rayara Carvalho, de todos os Conselheiros municipais: Josiel José Alves-Presidente, Justina Maria Pereira-Vice-presidente,  Anderson José Ramos, Maria Alba Régia Dias, Pedro da Silva Rodrigues e Rafaela Francisca de Jesus; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, a assistente social Elayne Ribeiro; a psicóloga   Vanessa Macedo, diretores das escolas, professor Bidunga (Maria Juceneuda Maia), Corrinha (Antônia de Sousa Alencar).

Professores e alunos da escola municipal, Maria Juceneuda Maia, da escola estadual, Antônia de Sousa Alencar, também participaram do evento.

A Campanha

Publicidade

O dia 18 de maio foi escolhido como data nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, porque em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, foi vítima de um crime que chocou o país. Ela tinha apenas oito anos de idade quando foi sequestrada, estuprada e morta. O seu corpo, desfigurado por ácido, apareceu em uma movimentada Rua de Vitória (Espírito Santo). O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes busca manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as crianças.

Para denunciar, a vítima pode entrar em contato com um dos serviços especializados como, a Assistência Social o Conselho Tutelar, Polícia Militar, Civil e Federal, o CRAS, ou no disque 100.

Mais fotos:

      

            

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS