Connect with us

Sem categoria

Análise: gol anulado à parte, Palmeiras confirma poder de reação e faz tempos distintos

Publicado

em

Quem só viu o primeiro tempo deve se perguntar como o Palmeiras conseguiu empatar por 1 a 1 (e quase virar o placar) contra o Internacional, no último domingo. Quem só viu o segundo tempo não deve imaginar o quão ruim foi a atuação do time de Mano Menezes antes do intervalo.

Foram dois tempos bem distintos, o que até outro dia, sob comando de Luiz Felipe Scolari, não acontecia. A equipe tinha muita dificuldade para mudar o cenário de um jogo, principalmente se saía atrás no placar.

Basta pegar na memória a própria eliminação para o Inter na Copa do Brasil ou a queda para o Grêmio na Libertadores.

É a segunda vez em seis jogos com Mano que o Palmeiras mostra poder de reação. Tinha sido assim já na estreia do treinador, na vitória de virada sobre o Goiás – a última virada, a propósito, havia acontecido com Roger Machado, mais de um ano atrás.

Como foi o primeiro tempo

O Palmeiras foi encurralado, levado às cordas. Atualmente orientada a não fazer ligações diretas para o ataque, a defesa tentava sair jogando pelo chão, mas se via incapaz de fugir da marcação alta do Inter.

Publicidade

Durante a transmissão da TV Globo, o repórter Marco Aurélio Souza relatou o desespero de Mano na área técnica com o fato de a saída de bola passar por um Felipe Melo posicionado de costas para o ataque, o que facilitava ao adversário tomar a bola.

Felipe Melo recebe bola de costas, é pressionado e precisa jogar a bola para trás — Foto: Reprodução

Felipe Melo recebe bola de costas, é pressionado e precisa jogar a bola para trás — Foto: Reprodução

Na transmissão do Premiere, o comentarista Alexandre Lozetti alertou para o fato de que os homens de frente, entre eles o meia Gustavo Scarpa – que mais tarde trocou de posição com Dudu –, se aproximavam pouco. Faltava justamente apoio e opções de passe a Felipe Melo, a Bruno Henrique e aos zagueiros palmeirenses.

Com mais posse de bola para o Inter, grande parte dela no campo ofensivo, o gol amadurecia a cada nova jogada. Weverton e a trave adiaram o quanto foi possível, mas, depois de um drible em Felipe Melo na entrada da área, Nico López cruzou para Patrick ganhar de Marcos Rocha pelo alto e marcar de cabeça.

O que mudou no segundo tempo

Talvez até pelo conforto da vantagem criada, mas muito provavelmente também pelo desgaste do ritmo acelerado na etapa inicial, o Inter permitiu que o Palmeiras começasse a ganhar terreno já nos minutos finais antes do intervalo. No vestiário, Mano mudou o time.

A começar pela entrada de Willian, até então poupado devido ao desgaste físico da sequência de partidas, no lugar de Hyoran, que pouco contribuiu até mesmo defensivamente. Foi a primeira vez desde que chegou ao clube que o treinador fez a primeira substituição já no intervalo, e não no decorrer do segundo tempo.

Publicidade

Nos dois primeiros minutos, Gustavo Scarpa, muito sumido na metade inicial do jogo, foi o autor das duas primeiras finalizações corretas do Palmeiras. Pouco para o que Mano pretendia, tanto que o meia foi sacado pouco depois para a entrada de Lucas Lima. Pouco, mas uma mostra de que, no vestiário, Mano foi além de anunciar uma alteração.

De fato, o poder de reação se confirmou. Foi com Willian, muito mais agressivo do que Hyoran, que o Palmeiras chegou ao empate, aos 12 minutos. Foi passando também por um pivô de Willian que, aos 39 minutos, o Palmeiras chegou à virada, em gol (posteriormente anulado, com revisão do VAR) de Bruno Henrique.

PC de Oliveira comenta gol anulado do Palmeiras em empate com o Internacional

PC de Oliveira comenta gol anulado do Palmeiras em empate com o Internacional

A anulação gerou polêmica, mas foi correta, segundo os comentaristas de arbitragem do Grupo Globo, porque, de forma intencional ou não, há um toque no braço de Willian antes de a bola cair nos pés de Lucas Lima para a assistência final.

Isso à parte, o Palmeiras segue a três pontos do líder, o Flamengo. E com mostras de que consegue reagir.

+ Veja a tabela do Brasileirão

Publicidade

Fonte: Globo Esporte

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS