Connect with us

Legislativo em Foco

MASSAPÊ | Na abertura do ano legislativo, Câmara aprova piso dos professores e prefeito lê mensagem, presta contas e anuncia mais trabalho

Publicado

em

A Câmara Municipal de Massapê do Piauí realizou, na noite da última terça-feira (11), a sessão de abertura do ano legislativo 2020, o quarto e último da atual legislatura.

Os trabalhos foram presididos pelo vereador Rafael Silva Veloso, presidente da mesa diretora da Casa, e contou, também, com a presença do prefeito Francisco Epifânio Carvalho Reis e os demais vereadores – Antônio Augusto da Costa Xavier, Davi Felipe Alves, José Duruteu de Barros Filho, José Juvaldi Feitosa, José Marilson da Silva, Mariane Farias da Silva, Raimundo Nonato de Carvalho e Rivaldo de Carvalho Costa.

No primeiro expediente, o plenário aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei do Executivo, que altera a tabela de vencimentos do Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público de Massapê do Piauí, concedendo reajuste e regulamentando o piso salarial do magistério.

O PL tem efeitos retroativos a 1º de janeiro de 2020.

No segundo expediente, conforme prevê o Regimento Interno da Casa, o prefeito Chico Carvalho, como é conhecido, fez a leitura da mensagem do Poder Executivo Municipal, onde fez um balanço das ações realizadas ao longo do ano de 2019, como também, as perspectivas para 2020. “É uma honra me dirigir aos meus conterrâneos e aos seus representantes legitimamente eleitos para apresentarmos o resultado do nosso trabalho e as perspectivas para o ano que se inicia” disse, ano iniciar a mensagem.

Publicidade

De acordo com o gestor, embora o setor público tenha sido passado por momentos difíceis, diante da queda das receitas do município, foi possível honrar os compromissos financeiros, pagando rigorosamente em dia os servidores municipais, e avançar, dando continuidade à execução do projeto de desenvolvimento do município de Massapê do Piauí, seja com a prestação dos serviços públicos ou a realização de ações e obras que foram ao encontro dos anseios da população, visando a melhoria da qualidade de vida dos que habitam o município. Ele destacou, dentre outros, as parcerias com o senador Ciro Nogueira, a deputada federal Iracema Portella e o deputado estadual Georgiano Neto.

O prefeito afirmou que o município teve grandes avanços no setor de mobilidade, tato urbana, como rural, com a pavimentação de ruas e melhoria das estradas vicinais. “Outra área a qual focamos em 2019, e assim também será em 2020, foi o abastecimento de água. Várias comunidades rurais foram contempladas com as obras de equipagem de poços tubulares e implantação de chafarizes e sistema de distribuição, sem dúvidas, uma das ações mais importantes da nossa gestão. Dentre estas, estão Abóbora, Morro dos Cachorros, Deserto, Juá e Sobradinho. Levar água para quem precisa é transformar vidas, é oferecer melhores condições para uma vida digna, confortável”, disse.

O prefeito também citou a conclusão da primeira etapa do projeto de melhorias sanitárias, beneficiando a 22 famílias da região do povoado Abóbora com a construção de banheiros com lavanderia, e na mesma comunidade, a reforma e ampliação do Posto de Saúde Nélson Farias da Silva, que também recebeu novos equipamentos. No povoado São Francisco, a Saúde também recebeu investimentos. Foi construído o muro da UBS e implantada uma sala de fisioterapia, descentralizando os serviços e garantindo que a população tenha mais facilidade no acesso.

Na cidade, Chico Carvalho citou a construção do polo da Academia da Saúde, da primeira quadra poliesportiva do município, a construção do galpão do Mercado Público Municipal e a Praça Isabel Coutinho, que recebeu melhorias, ganhando novo parque infantil e iluminação em led.

O gestor citou a realização de várias ações, como a implantação do Posto de Identificação, possibilitando a emissão das Carteiras de Identidade no próprio município; a realização da quinta edição da Semana do Bebê, o assistencialismo na área da Saúde, campanhas de prevenção a doenças e agravos, e na Assistência Social, com foco na população considerada baixa renda e em situação de vulnerabilidade social, a realização de competições esportivas, como o festival de futebol de areia do Angical e o campeonato municipal; o regular funcionamento dos poços tubulares, além da adesão e pagamento da contrapartida ao Garantia Safra.

Publicidade

Por meio do programa ‘Passo à Frente’, segundo o gestor, o município proporcionou mais qualidade de vida para dezenas de pessoas de diversas faixas etárias, desde crianças até idosos, com a entrega de mais de 180 equipamentos ortopédicos para pessoas que tem deficiência física ou dificuldade de locomoção. “Também na área da Saúde, no início deste ano, no mês de janeiro, nós entregamos uma importante aquisição, feita com recursos próprios, uma van destinada ao transporte eficiente de pacientes para outros centro de saúde como Jaicós, Picos e Teresina”, pontuou.

Na Educação, afirmou Chico Carvalho, além da constante busca da melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem, o município reformou escolas e adquiriu novos conjuntos de carteira escolar. “Ao todo, foram adquiridos 513 conjuntos, sendo 456 conjuntos para o aluno, 27 conjuntos para o professor e 30 mesas para cadeirantes”, listou.

Perspectivas para 2020
O gestor afirmou que em 2019 muito se plantou para colher em 2020. “Em 2020, continuaremos com o nosso trabalho, com a nossa busca incessante por investimentos e a realização de ações de curto, médio e longo prazo, que tornem Massapê um lugar ainda melhor para se viver. Confiante em Deus, esse será mais um ano marcado por grandes conquistas, com a continuidade da política de equilíbrio financeiro e, também, de investimentos e esforços administrativos”, disse.

O prefeito afirmou que o município tem obras em andamento e outras que serão iniciadas, como o abastecimento de água da sede, com conclusão prevista para até o mês de abril, e os sistemas de abastecimento de água das comunidades rurais de Caldeirão, Tabuleiro das Melancias, Juazeiro do Quitó, Caraíbas, Fraga e Baixio do Cesário, Cabaceiras, Gangorra, Agical, Poço Redondo, Várzea Grande, Porteiras, Baixa Branca, Passagem e Boa Vista.

Outras obras para este ano é a construção de uma Academia de Saúde no Povoado São Francisco, a reforma e ampliação da UBAS da sede, d as escolas dos povoados São Francisco e Porteiras, e da João Manoel da Costa, na sede. A cidade também vai ganhar um espaço multi eventos. “Também já estão prontas para serem inauguradas outras obras como as UBS do povoado Porteiras e de Poço Redondo”, acrescentou.

Publicidade

Ao finalizar, o chefe do Poder Executivo Municipal, reafirmou seu compromisso de zelar pelo bem público, de trabalhar pelo engrandecimento, pelo fortalecimento e desenvolvimento de Massapê e o bem estar da população.  “Reitero o meu compromisso de manter diálogo constante e respeitoso com esta Casa, pois, embora sejamos poderes distintos e independentes, temos o mesmo objetivo, que é defender os interesses da comunidade, e para isso, a harmonia se torna essencial. Agradeço pelo apoio e parceria ao longo desses sete anos e desejo a Vossas Excelências que tenham um ano produtivo. Rogo a Deus para que nos ilumine e nos dê sabedoria, abençoando a todos que fazemos os Poderes Executivo e Legislativo, e a todos os munícipes”, finalizou.

_Mais imagens

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS