Connect with us

Legislativo em Foco

PATOS | Em sessão online, vereadores de oposição repercutem sobre a Covid e cobram melhorias para o município

Publicado

em

A Câmara Municipal de Patos do Piauí realizou no último sábado, 22 de maio, mais sessão ordinária, que aconteceu de forma remota, através do aplicativo. A  sessão foi realizada de forma remota, devido ao aumento de casos de Covid-19 no município.

Os trabalho foram conduzidovs  pela presidente da Casa Legislativa, a vereadora Luzitânia dos Reis e contou com a presença  dos demais parlamentares –  Marlon, Sarrika,  Zuleide de Chico de João Grande, Helim, Chico de Oseias,  Wilson e Tonhão.

Sem matérias, a sessão foi marcada pelos pronunciamentos. A vereadora Zuleide Costa foi a primeira a se pronunciar e  iniciou lamentando o falecimento de mais uma vítima da covid no município de Patos.

“Queria primeiro deixar meus sentimentos à família da senhora Domingas que veio a falecer no povoado Cajueiro. Na sessão passada a gente estava aqui lamentando de uma morte e hoje, infelizmente estamos novamente”, disse ela que ainda completou. “Na sessão passada, eu disseque quase não tinha números de casos nos alarmando, porém tenho certeza que se fizer uma busca ativa, vai descobrir muitos casos”, alertou.

Zuleide esclareceu que na sessão anterior passada não pediu para o prefeito sair na rua pedindo para que o povo ficar em casa, mas para que  que fosse adotadas medidas mais rígidas em relação ao decreto, tendo em vista, que falta consciência por uma parte da população. “Estávamos cobrando medidas mais rígidas em relação ao decreto, e que a vigilância sanitária faça uma fiscalização um pouco mais rígida, em conjunto com a Secretaria de Saúde. Inclusive vi no decreto, algumas medidas para melhorar e espero que continue, porque os casos podem não parecer muitos, mas a gente não quer chegar na situação que chegou em Jaicós”, disse a vereadora, que ainda solicitou que fosse feito uma campanha divulgando os números de telefone para a população denunciar pessoas que testaram positivo e ficam andando pelas ruas, pois muitas vezes  não se sabe a quem procurar. 

Publicidade

A parlamentar também repercutiu sobre os testes de covid realizados no município, onde pontuou sobre o  teste swab, a qual não tinha conhecimento se tinha no município, em qual quantidade,  e se havia como manter direto, devido ao custo elevado. Ela também abordou sobre os  salários dos professores.  “Com relação ao pagamentos dos professores, só queria esclarecer que a dívida não é do ex-gestor, a dívida é da Prefeitura e quando, Joaquim Neto, se candidatou, já sabia que deveria arcar com os problemas do Poder Executivo, então  quem está sob a responsabilidade da Prefeitura é ele, então quem responde por essa dívida é ele, enquanto prefeito”, enfatizou.

“Sabemos como é a folha da Educação e como é recurso, porque enfrentamos essa dificuldade, então já sabíamos que ele enfrentaria essa dificuldades em relação ao pagamento dos professores’, disse ela que ainda pediu esclarecimentos sobre o  pagamentos dos funcionários que estavam da folha da saúde, se há um planejamento para esse pagamento antes dos funcionários da educação, tendo em vista, que  os recursos da saúde são melhores”, disse Zuleide.

A parlamentar cobrou ainda sobre as transmissões das sessões. “Queria também questionar em relação as gravações das sessões, porque por duas vezes já fui procurar  no portal e havia sido apagada, então eu já cobrei e vou cobrar novo, porque a transmissão tem que ser feita pela página do Facebook da Câmara. A Câmara tem Facebook é justamente para isso. Então não entendo, já cheguei a perguntar e foi dito que houve um problema onde a internet havia caindo, mas não justifica, a população quer assistir e quando vai procurar não está disponível […] então peço que isso seja resolvido”, reivindicou.

Ela ainda disse que ia cobrar sobre o roço das estradas, mas o vereador Wilson em sua fala já explicou e que fica no aguardo. Também desejou melhoras para o vereador Wilson e manifestou a vontade de que na próxima sessão, possam estar todos de forma presencial, e que o vereador esteja curado com a permissão de Deus.  “Sabemos que não é fácil e estamos todos sujeitos a se contaminar, por mais que agente se cuide, porque é vírus invisível e não consegue se proteger o suficiente mesmo como todos os cuidados”, completou.

O vereador Francisco Oseias,  iniciou seu discurso fazendo referência  a sessão online.  “Acreditava que não iríamos mais voltar a fazer a sessão remota, mas infelizmente não é só do jeito que a gente quer, mas em relação a sessão nesse formato sou totalmente a favor, pois como o vereador Wilson citou, se nós cobramos mais rigor nos decretos, em endurecer mais o isolamento, então seria contraditório fazer a sessão presencial”, explicou.

Publicidade

O parlamentar repercutiu sobre sobre trabalhos na PI-053 que liga a BR-407 ao povoado Cajueiro. ” Sobre os serviços estrada do Cajueiro, os buracos na pista não são o maior problema. O maior problema são as saídas de água que estouraram e criaram aquelas crateras, então o serviço mais esperado pela população é resolver essa questão das saídas de água, principalmente, no trecho da  entrada da Lagoinha ao povoado Cajueiro, mas, desde já, quero parabenizar o esforço e dizer que no momento as coisas estão começando a andar”, relatou.

Chico Oseias, como é mais conhecido, desejou  melhoras ao vereador Wilson.  “A gente vê que graças a Deus ele está bem e espero que logo estejamos  juntos em sessão para discutir sobre as coisas do município”, disse.  Ele também se solidarizou a família da senhora Domingas.  “Quero aqui deixar  meus sentimentos para família da senhora Domingas, infelizmente tivemos  mais essa perca”, lamentou.

O parlamentar também cobrou sobre as transmissão das sessões.  “Com relação a transmissão ao vivo das sessões da Câmara, quero pedir para que organize, para que faça a transmissão pelo Facebook  da Câmara, porque  a gente é muito cobrado pelas pessoas. No município, a população não tem o hábito de frequentar as sessões, então essa é uma ferramenta para divulgar o nosso trabalho, principalmente porque algumas vezes os vereadores são criticados, alegando que não fazemos nada, então é a forma de mostrar um pouco de nosso serviço. E até parabenizo Wilson, porque foi uma iniciativa dele e tudo que vem para melhorar é louvável”, disse. Ele finalizou pedindo Saúde para todos, porque a situação é critica, mas que com a permissão de Deus vai passar logo.

O vereador Antônio Rufino, o Tonhão, também se pronunciou.  “Nós falamos na sessão passada sobre as pessoas que estavam com o vírus e saiam pelas ruas, mas essa semana vimos que mudou, então foi bom a gente falar sobre isso, porque o povo entendeu”, disse.

Ele ainda  desejou  uma boa recuperação ao vereador Wilson. “Ele infelizmente testou positivo para covid e esperamos em Deus que se  recupere logo”, pontou.

Publicidade

Por fim, o parlamentar solicitou  ao gestor do município, que  antes de fazer a estrada, que vai para a Vereda, providencie logo uma forma de água correr só por um lado. “Tem que analisar a melhor forma de fazer e agilizar, porque nesta a semana, até as motos estavam atolando, o trecho está terrível”, disse o vereador que  ainda reforçou a cobrança em relação as transmissões da sessão da Câmara.

O vereador José Hélio, iniciou abordando sobre a sessão remota, e concordou que no momento como esse, tem que ser minimizado muitas coisas.  Ela repercutiu  sobre a importância do  projeto da LDO, onde será votado o orçamento financeiro do município que envolve uma quantia grande de 15 milhões de reais.

O vereador também abordou a fiscalização da Covid. “Eu  falei sobre isso na sessão anterior, e pedi que o gestor tomasse a frente para fiscalizar melhor, eu não pedi para o prefeito ir para a rua, mas sim que alguém da Secretaria de Saúde tomasse a frente e colocasse os agentes de endemias ou quem quer que fosse da gestão, para que organizasse as filas, principalmente da Caixa, onde estive  no sábado passado, farmácia, e que tinha uma certa aglomeração, então foi  nesse sentido que a gente tentou colaborar para que não acontecesse o pior”, disse.

Helim como é mais conhecido, lamentou a situação atual do município em relação a covid.  “Na última sessão relatamos que perdemos pessoas por causa da Covid-19, e novamente, já estamos falando sobre outra pessoa que também veio perder a sua vida por causa da doença. Então, nada é mais importante que  fazer uma maior  fiscalização. Sabemos que muitas pessoas não entendem e só vão se dar conta quando perderem algum ente querido. Mas, já andei e vi que os pontos relatados melhorou, então toda cobrança que se faz com responsabilidade, é válida, e pedimos a Deus que dê sabedoria aos homens, aos gestores, ao pessoal da saúde para tomarem á frente dessas questões para que  não tenhamos uma Patos como Jaicós, onde a cidade infelizmente teve um certo relaxamento e vem acontecendo essa mortes constantes provocadas pela Covid”, relatou.

O vereador também cobrou sobre a transmissão das sessões.  “A câmara tem um Facebook, então peço para a senhora presidente que seja gravado no Facebook da Câmara, porque sobre a mesma questão que a vereadora falou, eu também procurei e não vi essas gravações, então tem muitas pessoas que não vão para a Câmara, mas querem assistir através das transmissões, então nada mais justo que o portal faça essas transmissões  pelo Facebook da Câmara”, frisou.

Publicidade

O parlamentar  repercutiu  sobre o teste swab. “[…] Eu sei que é um teste caro e na Secretaria de Saúde sabemos que entra um recurso melhor que as outras pastas, e não vou exigir que o gestor  compre o teste swab, mas se tiver ao alcance dele. Também não sei se o município já está recebendo alguma recurso de Covid,  mas que se fizesse um levantamento melhor, porque  falo com toda certeza, não sei a realidade de Patos hoje sobre o Covid. Mostra uma coisa e daqui a pouco é outra, então seria importante que fosse testado mais pessoas, mesmo que não seja com o swab, mas que seja com o teste rápido, para que se tenha uma noção da situação do município”, solicitou.

O vereador cobrou esclarecimentos sobre os pagamentos dos funcionários.  “Sobre a questão que eu levantei na última sessão, sobre o pagamento dos funcionários públicos, tanto professores, quando pessoas que trabalhavam e recebiam pela saúde, volto a pedir novamente, que se tenha um calendário ou alguma coisa de resposta. Eu quero enfatizar que essa conta é da Prefeitura, independente, de quem fosse o gestor passado, e o atual gestor tem que  ver o que pode ser feito e reunir essas pessoas, enfim as pessoas nos procuram como parlamentar que sou, então que realmente busque  uma forma resolver e até que isso aconteça, pelo menos dê uma resposta”, disse.

Helim  lamentou a morte da senhora Domingas, mais uma vítima do coronavírus no município, e ainda parabenizou pelo melhoramento da PI do povoado Cajueiro, quando ainda sugeriu que  fosse feito o roço, porque desenvolveria melhor os tralhados de recuperação. Ele finalizou dizendo que o vereador Sarrika, foi infeliz ao citar que o serviço de recuperação das estradas vicinais  já estavam terminando.  “Nem começou direito, pois o município é tão grande”, concluiu.

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS