Connect with us

Legislativo em Foco

Vereadores de oposição discursam em sessão da Câmara de Patos; veja como foi

Publicado

em

A Câmara Municipal de Patos do Piauí realizou, no último sábado, 08 de maio, mais uma sessão de ordinária. Os trabalhos foram conduzidos pela vereadora Luzitânia Reis, presidente da mesa diretora da Casa.

Na ocasião, os vereadores aprovaram por unanimidade, o Projeto de Lei nº 007/2021, que autoriza o Poder Executivo município firmar convênio, visando a implantação  do programa denominado  atividade delegada utilizando, diante de interesse recíproco, os policiais  militares, indispensáveis a preservação  da ordem e segurança em seus dias de folga.

O projeto foi votado com pedido de urgência. Durante as discussões sobre aprovação do Projeto, os vereadores de oposição de manifestaram a favor da aprovação devido a importância do Projeto para o munícipio, no entanto criticaram a falta de organização pois não receberam o pedido de urgência  com intendência para ser analisado.

No segundo expediente, os parlamentares oposicionistas ocuparam a tribuna da Casa, onde abordaram diversos assuntos e fizeram cobranças.

A vereadora Zuleide Costa,  após agradecer por mais um dia trabalho, fez cobranças. Inicialmente ela reivindicou sobre a energia da quadra poliesportiva da localidade Bom Jardim.  “Antes do ex-prefeito entregar a gestão foi enviado um ofício para  Equatorial solicitando a ligação da energia na quadra, e não sei o que houve mas até agora não foi ligada, e os jovens estão cobrando muito porque querem jogar a noite e não podem por falta de energia, então peço que seja levado ao prefeito e veja o que aconteceu para que seja resolvido”, disse.

Publicidade

Zuleide parabenizou a gestão, pela reabertura do Espaço Cidadão, onde ela havia feita a cobrança na 1ª sessão do ano e  também voltou a cobrar o pagamento dos professores e alguns funcionários da Saúde.  A vereadora ainda pediu para que seja visto pela gestão a possibilidade se fazer testes rápidos nos comerciantes da cidade. Segundo ela, é pedido dos próprios comerciantes, que foram testadas ano passando e não mais. Ela ainda pediu informações sobre os testes realizados no município, principalmente, o swab.

Ela voltou a repercutir sobre a falta dos remédios da farmácia básica, quando afirmou que entende que falta do medicamento é normal, por uma semana ou até um mês, mas passar três meses em falta é demais.  Ela ainda se solidarizou pela morte da professores Celina, vítima de Covid. Ocasião, que cobrou do gestor que mais campanhas sejam feitas, e de forma mais transparente, onde disse que falta fiscalização, o que pode acarretar num aumento de casos no município se não houver uma fiscalização mais firme.

Zuleide abordou sobre a matéria cobrando a recuperação das estradas, onde segundo ela, foi assunto discutido durante a semana e muito polémico. “Parece que algumas pessoas não entenderam o intuito da matéria. Em momento algum o portal Cidades na Net disse que não foi falado nessa Casa que a máquina estava na oficina para consertar, estávamos cobrando agilidade no conserto das estradas, porque estão enviáveis, é muita areia, buraco e cratera, então é esse o foco da matéria, e de forma alguma o portal foi desrespeitoso ou ofendeu o  prefeito ou quem quer que seja, cobrou  de forma íntegra, onde gostaria até de parabenizar pela matéria e trabalho excelente que vem desenvolvendo, inclusive, e é um dos mais vistos na macrorregião, um site de responsabilidade e compromisso e parabenizo na pessoa do Danilo pela excelência na qualidade do trabalho”, disse.

A vereadora repercutiu sobre um assunto que estava rolando nas redes sociais. “Em relação ao que foi dito que quando ‘agente cobrar, ele tem mais é que pisar e não fazer ‘, gostaria de dizer que não funciona mais dessa forma, se ele não quiser fazer tem o Ministério público para investigar esses fatores, e ver se o prefeito está ou não trabalhando, porque máquina tem, então se tem  porque não vai fazer. Ele pisando, deixando de fazer, não estar prejudicando nós vereadores de oposição, mas está prejudicando a todos, porque até onde sei, estrada que passa eleitor do lado A, passa do lado B também, então afeta a todos. Achei até bonito por parte que algumas pessoas que postaram nas redes sociais, que independe de lado A ou B, a questão das estradas está prejudicando todo o povo, por isso ele faz não é quando quiser e sim porque tem a obrigação de fazer, foi eleito para isso,  para trabalhar para povo”, pontou.

“Ainda com relação a matéria, acho um pouco desnecessário, algumas palavras, como por exemplo, onde se referia ao Cidades na Net como certo portal, vou desmarcar, desmascarar o que?  Qual era a mentira que tinha naquela matéria?  Não tinha nenhuma inverdade, só mostrou a realidade. Foi dito aqui que máquina estava sendo concertada e que ia ser entregue na semana e passou e nada, e a gente procurou o site com intuito de cobrar agilidade, porque já foi dito que faltava um pneu, depois que faltava quatro, de e dessa forma foi enrolando e os dias passando, a máquina não estava sucateada como falaram, […] o que precisava era de reparos que é normal de todo veículo precisar de manutenção. Vi que os serviços começaram e estava com mês que não andava pela estrada da Estiva justamente por não conseguir passar, hoje vim por lá e a estrada está horrível cheia de buracos, então espero que concerte a estrada do Bom Jardim a Patos pelo trecho da Estiva o quando antes”, disse.

Publicidade

A parlamentar ainda fez questionamento sobre aumento de salários. “A gente houve que recebeu a Prefeitura quebrada, cheio de débitos, que o intuito é cortar gastos, tanto que não está sendo concedido licença, porém  a gente vê que teve aumento em mais de 30% em alguns salários, se era para cortar gasto, porque o portal de comunicação  contratado pela prefeitura antes recebia 1.500 e agora recebe 2.000 então fica o meu questionamento”.

Dentre outros pontos Zuleide disse que as cobranças é para promover melhorias para a população. “Com relação a funcionária do Cajueiro que citei na sessão passada, foi dito que é normal de toda gestão, sim mais o intuito não era fazer  diferente, corrigir o que estava errado na gestão anterior, não era para ser melhor.[…]. Houve muitas comparações quando a matéria saiu, com a estrada do Cajueiro, não tem comparação, uma única estrada com todas as estradas do munícipio, isso é sem nexo, quando o trecho rompeu tinha gente postava o tempo todo, e está certo,  se estiver errado tem que cobrar, assim como estamos cobrando agora, somos oposição e estamos cobrando para buscar o melhor para a população e não para fazer picuinha”, disse.

A parlamentar finalizou parabenizando todas as mães pelo seu dia, em especial a sua mãe e as do município. ‘Feliz dias das mães, com muita muita saúde e que possamos passar por esse vírus intactos e sem nos contaminar”, concluiu.

O vereador Francisco Oseias iniciou agradecendo a Deus por mais um dia trabalho na Casa e parabenizou a vereadora Zuleide pelas suas palavras, que segundo ele, foram bem colocadas. ‘A questão do pagamento dos servidores, que procure um jeito de agilizar, porque é ruim trabalhar e receber, então que seja resolvido”, cobrou.

“Desde o começo dessa gestão que venho ouvindo e deixando passar algo que acho bastante errada. O nome  do grupo é ‘a mudança que o povo quer’, e sempre era cobrado coisas aqui e pelo que vejo na gestão passada tudo era errado, então se é para mudar, é para ter um plano de governo, porque da forma estão fazendo, não está tendo, estão é copiando e se a gestão anterior foi toda errada, porque estão copiando, fazendo comparação, ou seja não era para estarmos ouvindo isso, mas sim coisas diferentes. E se continuar da dessa forma  não vai ter mudança, temos que progredir e assim está regredindo, por isso temos que procurar esquecer as coisas de outras gestões e isolar que estava ruim e o que estava bom buscar melhorar, porque é  uma chatice tudo que nós reivindicamos, dizem:  há mais na gestão passada foi feito dessa forma, então é o clima desagradável nessa Casa nesse sentido, e acredito que tem um plano de governo e tem que executa-lo e não ficar nesse chove e não molha”, disse.

Publicidade

O vereador repercutiu sobre a situação da pandemia no município e pediu providências.  “A algum tempo houve a reportagem sobre a Covid-19 no município, e seria muito bom se fosse daquela forma. Graças a Deus que Patos, apesar de algumas perdas, a maioria são casos leves, porque nunca teve uma política de incentivo e agora está pior, infelizmente, eu cheguei comentar que aquela reportagem iria atrapalhar, porque iria criar uma falsa segurança nas pessoas que estavam cumprindo seu isolamento, de que  o vírus não estava mais circulando no município, então pessoas que saiam na rua máscara, a maioria abandonaram.  No Cajueiro mesmo, as pessoas ficavam zombando de quem usava a máscara, eu fui vítima muitas de piadas, e hoje a situação está feia no povoado com os casos positivos e pessoas com o vírus circulando na rua, então se as ações que foram mostradas na reportagem acontecesse pelo menos uma vez na semana, nós tínhamos uma diminuição nos casos. Quando Romildo era o enfermeiro, no povoado as coisas eram diferentes, ele monitorava quem chegava de outros estados, mas agora está solto, eu mesmo estou com medo. Além de ter muita aglomeração no povoado e nos interiores e não tem uma fiscalização, por isso faço um apelo para que as autoridades responsáveis de nosso município tomem uma providência, se não vamos procurar outra forma, porque não pode ficar desse jeito”.

Em outro momento ela  também lamentou a morte da professora Celina. E abordou sobre as cobranças que fora criticadas. Com relação as cobranças em momento algum nós fizemos cobranças indevidas, criando ou inventando coisas, mas sim o  que é direito e para o bem do município e ninguém vai parar de cobrar nas formas devidas, vamos continuar” frisou.

O vereador parabenizou o portal pela matéria. “Também quero parabenizar o  Cidades na Net, um site de uma qualidade invejável por todos os outros, sem querer menosprezar dos demais, respeito todos. E estou feliz pelo compromisso e vamos trabalhar juntos e fazer as coisas da forma correta”, disse ele que ainda parabenizou as mães. “Quero parabenizar todas as mães do mundo e do nosso município, em especial,  a minha mãe e as da minha família, dizer  sobre a importância de ter a sua mãe por perto, pois não tenho mais pai e a minha mãe assume os dois papeis com uma reponsabilidade que as vezes não sei como ela consegue, porque a família é muita grande, e, é difícil para administrar, então parabéns a todas elas e que o dia seja cheio de saúde e paz”, finalizou.

Antônio Rufino, após agradecer por mais um dia trabalho, lamentou a morte da professora Celina. ‘Infelizmente perdemos duas professoras muito recente, a minha esposa e professora Celina, que são das mais velhas do município e que fizeram parte da educação de Patos do Piauí”, disse.

Ele citou sobre a  situação críticas das estradas vicinais, frisando sobre a estrada da localidade Saco da Ema. “Falei com o prefeito sobre o aterramento, porque  nasci naquela comunidade e nunca vi um atoleiro daquele jeito, e lá precisa  ser piçarrada, e eu já conseguiu a piçarra para fazer este trabalho, então peço apoio dos colegas vereadores daquela região para ver com o prefeito, porque desde janeiro que está interditado”, disse.

Publicidade

“Infelizmente eu vi uma matéria essa semana sobre as cobranças que a gente faz cobrar aqui e não pode funcionar assim a vereadora  criticar as cobranças da oposição não existe isso ai. Eu como vereador mais velho do nosso município digo que sempre teve cobrança e agente deve respeitar as reivindicações de cada um, como  na gestão passada tinha cobrança dela e outros vereadores e era respeitado, porque é um direito do parlamentar cobrar aquilo que está necessitando no município’, disse Tonhão como é mais conhecido.

o vereador  também  parabenizou as mães pelo seu dia. “Infelizmente não tenho mais a minha mãe, mais a gente sempre lembra e dizer temos  que respeitar nossas mães  porque é pessoa mais importante da vida da gente”, relatou.

Ele também cobrou sobre o pagamento dos professores e que seja revisto e dado um retorno.  Ainda sobre a estrada do Saco da Ema ele reforçou que a estrada precisa ser recuperada, porque tem muita areia e as pessoas estão utilizando a estrada do Umbuzeiro, porque a outra não passa.

José Hélio agradeceu por mais um dia na Casa e enalteceu o discurso da colega vereadora Zuleide, onde segundo ele, os pontos por ela citado foi brilhante e coerente como também dos colegas que falaram depois.  Ele comentou sobre a responsabilidade de ser líder da oposição e iniciou suas cobranças.  “Peço ao colega Wilson líder da situação que reveja junto ao gestor  sobre o pagamento dos professores e outros funcionários,  se tem um planejamento, quando pode ser feito, enfim que dê um retorno, ou se reúna com o Sindicato, porque ele é gestor de quem votou e de quem não votou e tudo se resolve com diálogo, disse.

Em outro momento, o vereador parabenizou pelas ações realizadas. “Eu cobro e quando as coisas são resolvidas eu falo, então quero parabenizar a gestão por estar distribuindo a merenda escolar, e dizer que querendo ou não, a denuncia construtiva  ela vale sim, só não vale aquela se faz meramente por politicagem, então não foi o vereador Helim que ganhou nada e sim as pessoas, as mães de família nesse momento difícil de pandemia”, disse ele agradecendo também pela reabertura do Espaço Cidadão. “Um setor muito importante para nosso município”, frisou.

Publicidade

Ele lamentou a morte da professora Celina, vítima de Covid, momento em que repercutiu sobre a situação do município em relação a doença. “Teve um certo relaxamento com aquela reportagem  e  mesmo depois do óbito, a gente vê aglomeração, e não vi a gestão fazer algo, fiscalizar para combater as aglomerações,  e estamos num momento terrível e que muitas pessoas  que menosprezam quem usa a máscara só vai se dar conta quando o vírus estiver  na casa dele, infelizmente. A gente vê aqui na sede pessoas que testam positivo andar na rua então tem que ser feito alguma coisa pela gestão, porque falta consciência nas pessoas […]”, pontou.

O vereador reforçou que tem ser tomando providências com relação as pessoas que testam positivo e estão circulando na rua, quando pediu a gestão que é quem tem o controle e  sabe quem positivou,  que se atente a esse fato.

Ele comentou sobre algumas coisas que viu nas redes sociais.  “Tem coisas que não condiz mais com a realidade de hoje, a ditadura acabou e temos que respeitar a opinião do vereador A ou B, se ele esteja certo ou não com as suas cobranças. E aconteceu um fato em a  pessoa fala que vai desmarcar, mas desmascarar o que?, eu não falei nenhuma inverdade, foram cobranças reais, e dizer que o gestor só faz se ele quiser não é assim, tem meios para isso, se as pessoas atem essa linha de raciocínio, de que porque está numa gestão  pode fazer e acontecer, não pode. É  obrigação do gestor atender as demandas do munícipio, independente, de quem esteja cobrando, nós reivindicamos com responsabilidade e queremos uma resposta, e outra  tem os meios, como o  Ministério Público, então é preciso ter cuidado com o que se fala, principalmente, nas redes sociais,  as pessoas se complicam por falar o que não deviam, e eu achei um desrespeito, não somente comigo mas com todos os colegas pela forma de dizer  em dizer que o gestor só faz se ele quiser, não é por ai,  estou no meu quarto mandato de vereador não via essas coisas, nós fomos eleitos pala cobrar com responsabilidade e coerência”, desabafou.

Por fim, o vereador parabenizou  pelo dia das mães. Mãe é a pessoa mais importante  na vida gente, quem tiver a sua que conserve e respeite”, finalizou Helim,  que  reforçou sua cobrança  em relação as ações de fiscalização contra a Covid no município.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS