Saiba quais são os benefícios do caldo de cana para a saúde
Publicado por: Josely Carvalho | Data: 15/01/20

Saiba quais são os benefícios do caldo de cana para a saúde

A cana de açúcar é bastante versátil, dando origem a diversos produtos do dia a dia do brasileiro. Açúcares demerara e mascavo, além da cachaça, rum e do combustível etanol são exemplos. O caldo de cana também é útil, tendo inúmeros benefícios à saúde, podendo ser consumido de várias formas.

Benefícios para a saúde

caldo de cana benefícios para a saúde
Crédito: Wikimedia Commons

Por ser bastante adocicado, você pode adicionar abacaxi, limão e outras frutas cítricas.
Consumi-lo em sua forma pura também é delicioso, bastam algumas pedrinhas de gelo para deixá-lo perfeito.

Além de saboroso, possui propriedades medicinais que podem auxiliar em alguns problemas comuns. Confira abaixo por que incluir essa bebida em seu dia a dia.

1. Pele mais saudável

Se você quer se livrar das benditas acnes e espinhas, então o caldo de cana pode ajudar. Devido a presença dos ácidos alfa-hidroxi, a exemplo do glicólico – muito utilizado em medicamentos para acne.

Além disso, é rico em antioxidantes que evitam o envelhecimento precoce, ajudando na renovação celular e deixando sua pele cada dia mais bonita.

2. Dá energia

Esse é meio óbvio. Está sem energia, um copo bem gelado já dá um pico imediato!

É do tipo de energia que vem rapidinho e vai da mesma forma, sendo então indicado que consuma junto com alguma oleaginosa, para manter o pique por mais tempo.

3. Equilibra a fertilidade feminina

As futuras gestantes vão adorar essa notícia! Ele é excelente para a gravidez e para ajudar a engravidar.

Além de conter ácido fólico, essencial durante esse processo, para otimizar o desenvolvimento neural do feto, ele ajuda na fertilidade feminina.

O processo de ovulação é favorecido, aumentando assim as chances de ter uma gravidez dentro do prazo planejado.

4. Deixa a boca saudável

Além de ajudar a compor a camada externa dos dentes – o esmalte – através do cálcio e fósforo presentes, ele colabora na melhora do mau hálito.

Isso acontece porque a ausência desses minerais no organismo pode ocasionar o problema, sendo o caldo de cana rico em ambos.

5. Regula a febre

Em muitos lugares onde a alimentação mais natural, assim como a medicação a partir da natureza, são amplamente empregados, o caldo de cana é um valioso remédio.

Um dos seus usos é a redução dos estados febris, tanto para fortalecer o organismo quanto para dar mais energia e baixar a temperatura.

6. Ajuda o fígado

Além de ser alcalino e tornar o organismo mais saudável como um todo, através do equilíbrio eletrolítico, ele é bom especificamente para o fígado.

Isso acontece pois ele ajuda a desobstruir os canais biliares, melhorando também doenças como a icterícia.

7. Equilibra o pH estomacal

Por ser rico em potássio, ajuda a equilibrar o pH estomacal, regularizando assim os sucos digestivos.

Além disso, é calmante como um todo, ajudando a reduzir as afecções de estômago de cunho psicossomático.

8. Ajuda a tratar infecções

Seu consumo regular é excelente para tratar infecções, dada sua riqueza nutricional, que fortalece o organismo.

Além disso, a abundância de vitamina C ajuda a reduzir o risco de contaminação por germes, além de ajudar no tratamento.

Se estiver com infecção urinária, é interessante tomar um copo dele com o suco de um limão inteiro, duas vezes ao dia.

9. Fortalece as unhas

O consumo regular pode ajudar a ter unhas mais fortes e bonitas, sem descamar ou partir com facilidade. Isso se dá devido a presença de minerais fundamentais para sua estrutura, presentes abundantemente no caldo.

10. Define os músculos

Quer definir a musculatura e de quebra ganhar uma energia extra para malhar? Então vale a pena considerar seu consumo. Rico em proteínas, ele ajuda a recompor as fibras musculares, definindo a musculatura.

Antes do treino, ajuda a dar a energia necessária para começar, sendo recomendado o consumo de algumas oleaginosas, para manter a energia por mais tempo.

Propriedades nutricionais

caldo de cana propriedades nutricionais
Crédito: Pixabay

Outro motivo para tomá-lo está relacionado à sua composição nutricional. Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco), a cada 100g de parte comestível, encontra-se:

  • Energia: 65 kcal;
  • Carboidrato: 18,2 g;
  • Cálcio: 9 mg;
  • Magnésio: 12 mg;
  • Fósforo: 5 mg;
  • Ferro: 0,9 mg;
  • Potássio: 18 mg;
  • Vitamina C: 2,8 mg.

Caldo de cana engorda?

A depender do consumo, sim ou não. Se sua alimentação está desregulada e você joga mais uma carga de carboidratos por cima, ele pode, sim, engordar.

Se em uma dieta balanceada, ele só traz benefícios, equilibrando-se com os outros alimentos para evitar picos glicêmicos e armazenamento de gordura.

Grávida pode tomar?

Deve! Salvo sob restrição médica, o caldo de cana é extremamente saudável para a gestante.

Na realidade, recomenda-se que a mulher comece a tomar o caldo de cana antes de engravidar, para repor minerais e outros nutrientes preciosos, presentes no mesmo.

Diabéticos podem tomar?

caldo de cana diabetico pode tomar
Crédito: Curta Mais

Não, a não ser sob recomendação do médico ou nutricionista. A quantidade de carboidrato é maior do que o recomendado para o portador da doença.

Se for consumir, o ideal é que se encha o copo de gelo, esprema dois limões e aí sim coloque o caldo. Mas apenas sob prescrição médica, ok?

Cuidados a ter

Como você pode ver, o caldo de cana possui inúmeros benefícios à saúde. A dica é incluir essa bebida em seu dia a dia, mas de forma moderada.

Por pertencer à classe dos açúcares, ele deve ser consumido com moderação, devendo ser evitada por quem tem diabetes ou hipoglicemia reativa.

O local onde você vai comprar é também importante, evitando moendas sujas e canas expostas, com insetos em volta, principalmente barbeiros.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Já imaginou um pudim de caldo de cana? Veja a receita no vídeo:

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

GERAL

Nota Piauiense divulga lista de ganhadores do 50º sorteio

A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz-PI) divulgou nesta segunda-feira (4) a lista completa dos ganhadores do 50º sorteio da Nota Piauiense, realizado no dia 31 de outubro. Os ganhadores já

Patos do Piauí

Secretaria de Esportes prepara Estádio para jogos do Campeonato de Futebol de Patos

A Secretaria de Esportes de Patos do Piauí vem trabalhando na melhoria da estrutura do Estádio Municipal para receber os jogos do Campeonato de Futebol Amador edição 2018, maior competição

GERAL

Atletas da seleção são recebidas com festa na chegada ao Brasil: ‘Nunca vi assim’

Parte da delegação da seleção brasileira que disputou o Mundial Feminino na França desembarcou na manhã desta terça-feira no País e foi recebida com muita festa no Aeroporto Internacional de