Connect with us

Saúde

Campanha de vacinação antirrábica imuniza mais de 900 animais em Vila Nova do Piauí

Publicado

em

A Prefeitura de Vila Nova do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou entre os dias 27 de outubro e 12 de novembro a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica para cães e gatos. Foram vacinados o total de 964 animais, sendo 471 cães e 493 gatos.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Vila Nova do Piauí, foi disponibilizado um cronograma por agente comunitário de saúde (ACS) e sua respectiva área, para facilitar o atendimento em suas unidades.

As vacinas foram aplicadas pelos Agentes Comunitários de Saúde: Josimar, Antônio Claro, Clenilda, Joana Neta, Ivanilda, Apolônio, Genivaldo, Mercês. No período de vacinação proposto, os técnicos passaram por todas as casas da sede do município e da zona rural, aplicando as vacinas nos animais.

A secretária de Saúde, Almerinda Luz, agradece a todos os profissionais envolvidos, como agentes comunitários de saúde e a técnica responsável pela campanha de vacinação.

“A campanha foi bem tranquila, obtendo um ótimo resultado! Agradeço aos envolvidos, aos agentes comunitários de saúde e a técnica Juliete, responsável pela vacinação. Ao motorista e toda a equipe em geral, obrigada por todo empenho!”, agradeceu a secretária de saúde de Vila Nova, Almerinda Luz.

Publicidade

Para a técnica Juliete, responsável pela vacinação, a campanha é importante. A profissional atribui o sucesso ao esforço da equipe e suporte da gestão.

“A campanha antirrábica animal é de extrema importância para o município porque a vacina é a única forma de prevenção segura contra a raiva nos animais”, destacou Juliete. “O sucesso da campanha se deve aos esforços de toda a equipe, os agentes de saúde que são indispensáveis na vacinação e a gestão do município, por prestar todo apoio e suporte necessário”, concluiu Juliete.

Conheça os tipos de raiva que gatos e cães desenvolvem

-Raiva em gatos

Os principais sinais da doença nos felinos começam com alteração de comportamento, falta de apetite, hidrofobia, febre, agitação extrema, salivação excessiva, muita agressividade e paralisia. Estes são comuns em gatos doentes e podem morrer cerca de dez dias após contaminação. Muitos sintomas que se manifestam em cães também são notados nos gatos.

Publicidade

-Raiva em cães

Em cães, três tipos distintos de raiva se desenvolvem: Raiva Furiosa, Raiva Muda e Raiva Intestinal.

Raiva Intestinal – A raiva intestinal é considerada em sua forma a mais rara e agressiva que causa cólicas, vômitos e hemorragias gastrointestinais, levando o cachorro ao óbito em até 03 dias.

Raiva Furiosa – Os primeiros sinais da raiva furiosa são: isolamento do animal (que passa a se esconder e busca lugares escuros para permanecer), agitação e latidos e mordidas no ar sem motivo aparente.

Raiva Muda – Em muitos casos, o cão afetado passa a lamber o local onde foi mordido e infectado pela doença de maneira constante, recusando alimentos e tentando comer suas próprias fezes.

Publicidade

A salivação excessiva é outro sinal comum considerado um dos mais “clássicos” da raiva. A partir desse período provoca muita agressividade e a paralisia do animal, que morre em até 48 horas. Na Raiva Muda, os sinais de isolamento, cansaço e busca de locais escuros já progride para a paralisia, levando o animal à morte em pouco tempo.

    

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS