Connect with us

DESTAQUES

99 casos de hanseníase foram diagnosticados em Picos este ano

Publicado

em

De 01 de janeiro a 15 de dezembro já foram diagnosticados 99 casos de hanseníase em Picos. De acordo com dados da coordenadoria municipal de controle da doença, em 60% dos casos os pacientes são da macrorregião.

“Esses dados trazem para nos um indicador diferenciado. E significa dizer que o bacilo de Hansen não está só em Picos. Precisamos traçar estratégias para o controle da doença em toda a região”, explicou o coordenador de controle a hanseníase de Picos, Gilberto Valentim.

Ainda segundo o enfermeiro, 40 pessoas que residem em Picos foram diagnosticadas com a doença.  Em 2016 o numero menor, com 31 casos diagnosticados.

O coordenador explica que, com o fechamento do balanço anual, observou-se que 31% dos casos quantificados acontecem de forma transmissível. “Temos ainda muitos pacientes com diagnósticos tardios ainda, então precisamos trabalhar as equipes da saúde da família, não somente de Picos, mas da macrorregião para diagnosticar e tratar os pacientes no tempo oportuno e precoce, para quebrar a cadeia de transmissão”, esclarece.

Fonte: Picos40Graus

Publicidade

Foto: reprodução

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS