Connect with us

DESTAQUES

Adolescente de 13 anos é a quarta vítima de H1N1 no Piauí

Publicado

em

Um menino de apenas 13 anos é a quarta vítima do vírus Influenza A H1N1 em Teresina, de acordo com boletim da Fundação Municipal de Saúde. Até esta terça-feira (22) foram confirmados 62 casos da doença em Teresina, sendo 26 de síndrome gripal sem complicações, e 36 de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

O adolescente que faleceu era do sexo masculino. De acordo com a FMS, ele deu entrada no Hospital do bairro Satélite, na Zona Leste de Teresina, e foi transferido para o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, onde veio a óbito. O menino é o paciente mais jovem a falecer em decorrência dos efeitos do vírus H1N1 em Teresina.

Ainda segundo a FMS, uma mulher de 38 anos foi a terceira vítima da gripe H1N1 em Teresina. A fundação afirma que a paciente tinha asma e era fumante. Ela foi transferida já em estado grave do Hospital do Monte Castelo para o HUT, onde faleceu.

A primeira morte confirmada foi de um motorista de 52 anos, que faleceu no final do mês de abril. Ele se negou a ser internado na primeira ida à uma Unidade de Saúde, e estava em estado gravíssimo quando finalmente foi internado, e faleceu no mesmo dia. O segundo caso confirmado foi de uma mulher de aproximadamente 50 anos. Segundo a FMS, a paciente era diabética, cardiopata e pneumopata.

Vacina em falta

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, todo o estoque da vacina da gripe já foi distribuído nas mais de 100 salas de vacina localizadas em Teresina desde a última sexta-feira (18). Os dados de quantas doses já foram aplicadas na capital ainda estão sendo compilados para que sejam repassados ao Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações. Em todo o Piauí, a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) informou que 50% da população foi imunizada.

Publicidade
Crianças recebem vacina contra a gripe em Teresina (Foto: Divulgação/Fundação Municipal de Saúde)

Crianças recebem vacina contra a gripe em Teresina (Foto: Divulgação/Fundação Municipal de Saúde)

Em Teresina, foram distribuídas 213 mil doses na cidade oriundas de sete lotes de enviados pelo Ministério da Saúde. No momento não há doses da vacina em estoque na capital. Há ainda uma última reserva de cerca de 5 mil doses da vacina que servirão para aplicar a segunda dose nas crianças entre 6 meses e um ano de idade, pois a primeira vacinação contra a gripe em crianças maiores de 6 meses deve ser feita em duas doses com intervalo de 30 dias.

A FMS informou ainda que está aguardando resposta por parte do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde se ainda irá receber algum lote de vacina residual.

Fonte: G1 | Foto destaque: Josely Carvalho | Cidades na Net

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS