Connect with us

DESTAQUES

Aumento de notificações de casos da varíola dos macacos no Piauí preocupa Sesapi

Publicado

em

“Preocupante”, é como Amélia Costa, coordenadora do setor de epidemiologia da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), avaliou o aumento das notificações de casos suspeitos da varíola dos macacos no estado. 

Até o começo da tarde desta terça-feira (13) o estado contabilizava 110 notificações da doença em 18 municípios, sendo que um destes está classificado como um caso provável de infecção pelo vírus e 48 suspeitos. 

Apesar disso, a gestora ressaltou que os dados refletem um cenário nacional. “É uma situação que nos traz preocupação, mas fazendo um monitoramento observamos que esse crescimento tem sido verificado em nível de país”, pontuou.

De acordo com boletim epidemiológico do Ministério da Saúde divulgado na última segunda-feira (12), o Brasil possui mais de seis mil casos da varíola dos macacos já confirmados e outros seis mil classificados como suspeitos.

Neste sentido, a coordenadora de epidemiologia da Sesapi reforça a necessidade das vigilâncias sanitárias dos municípios reforçarem o monitoramento de pacientes com sintomas da doença, que já tem sete casos confirmados no Piauí.

Publicidade

“Qualquer caso que tenha febre, dor muscular, artralgia, dor na musculação ou articulações, aparecendo as vesículas, que fiquem sensíveis em relação a esse paciente para ver se ele tem uma progressão para fazermos a coleta de material e termos a certeza se é realmente um caso ou não”, enfatizou Amélia Costa. 

Transmissão 

A principal forma de transmissão da varíola dos macacos é por meio do contato. Esse contato acontece por pele/pele, secreções ou por objetos pessoais do paciente infectado que você tenha contato. Também é possível se infectar por gotículas respiratórias, mas, nestes casos, é preciso um contato longo e próximo com o doente.

Sintomas

Os sintomas iniciais da varíola dos macacos são principalmente dores no corpo, febre, mal-estar e cansaço. Então, a doença evolui para um quadro em que aparecem lesões no corpo em formato de bolhas.

Publicidade

Os sinais e sintomas, em geral, incluem:

  • Erupção cutânea ou lesões de pele
  • Adenomegalia – Linfonodos inchados (ínguas)
  • Febre
  • Dores no corpo
  • Dor de cabeça
  • Calafrio
  • Fraqueza

O intervalo de tempo entre o primeiro contato com o vírus até o início dos sinais e sintomas da monkeypox (período de incubação) é tipicamente de 3 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias.

Após a manifestação de sintomas como erupções na pele, o período em que as crostas desaparecem, a pessoa doente deixa de transmitir o vírus a outras pessoas. As erupções na pele geralmente começam dentro de um a três dias após o início da febre, mas às vezes, podem aparecer antes da febre. As lesões podem ser planas ou levemente elevadas, preenchidas com líquido claro ou amarelado, podendo formar crostas, que secam e caem.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS