Connect with us

Belém do Piauí

Campanha realiza diagnóstico do câncer de mama em mais de 200 mulheres em Belém do Piauí

Publicado

em

O “Outubro Rosa”, é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

No município de Belém do Piauí, a Campanha “Belém Azul & Rosa’, promoveu ações diferenciadas. A prefeitura Municipal, que tem como gestor, o prefeito Ademar Aluízio de Carvalho, por meio da Secretaria de Saúde, realizou o diagnóstico de 214 mulheres.

A ação aconteceu, nesta terça-feira,21, na Escola  Municipal Monte Sinai, onde foi realizado durante todo o dia uma série de atividades voltadas ao cuidado com a saúde das mulheres.

A Secretaria de Saúde, montou em uma sala da escola um consultório para a realização de exames, que foi  realizado pelo Dr. Ryan Lacerda e sua  equipe da UNI Clinic do Araripe, de Araripina-PE, quando foram disponibilizados gratuitamente  ultra-sonografias.

Com o resultado do exame entregue em poucos minutos, a paciente era encaminhada para outra sala, quando era avaliada pela médica, Daniela Pires, saindo  diagnosticada.

Publicidade

Toda uma estrutura  foi   montada,  para melhor atender, tanto as mulheres da sede, e da zona rural.    Além do  diagnóstico, no auditório,  simultaneamente,  foram realizado palestra,  com a enfermeira Kellyane Feitosa,  que repassou orientações sobre o câncer de mama, roda de conversa  com a nutricionista Jailma Cecília, sobre alimentação saudável,  dinâmicas e alongamentos com a fisioterapeuta, Ilana Almeida e aplicação de flúor com as odontólogas, Joyce Dantas e Karol Bezerra.

O secretário de Saúde, Juscenildo Boeiro, o Nil, disse que a ação é algo inédito. “Geralmente as campanhas feitas são para alertar sobre a importância da prevenção do câncer de mama, e nós da Saúde, junto ao prefeito Ademar, decidimos ir além, e fazer mais. Ao invés de promover somente palestras e incentivar as pacientes a se prevenir, trouxemos para a município uma equipe para avaliar nossas usuárias e dar de imediato um diagnóstico preciso sobre o câncer de mama”, disse o gestor.

Nil, como é conhecido, ainda informou que as mulheres em que os exames apresentaram alterações, foram orientadas a procurar a Secretaria de Saúde, para fazer o encaminhamento para serem tratadas.

A usuária, Maria de Jesus de Carvalho Silva, de 57 anos, disse que iniciativa do município foi excelente.  “Para fazer esse ultrassom teria que me deslocar para outra cidade, e como cuido da minha que é doente, fazer esse deslocamento é mais complicado, e aqui pude  ser  diagnosticada e fui muito bem atendida, por isso,  só tenho a agradecer a equipe e a gestão por essa iniciativa”, disse.

As ações aconteceram durante todo dia e foi servido um almoço,  orientado pela nutricionista Jailma. Foram ainda sorteados  brindes para as participantes.

Publicidade

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS