Connect with us

DESTAQUES

Carreata e missa abrem programação dos festejos de N. S. dos Remédios em Picos

Publicado

em

Teve início na noite desta segunda-feira (05), com uma carreata pelas principais ruas e missa após o cortejo, a abertura da programação dos festejos de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira da cidade de Picos. Os eventos foram distribuídos pelos próximos dez dias, onde culmina com a celebração no dia 15.

Posta em um altar, em cima de um carro, a imagem de Nossa Senhora dos Remédios passeou pela cidade como simbologia de bênção aos motoristas e veículos, mas também aos transeuntes em geral.

O Padre Chiquinho, pároco na Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, relembra um pouco da história de vinda da santa a Picos e do bem que ela proporciona à cidade.

“Antes recorrida como Nossa Senhora da Saúde, passou a ser conhecida dentro da mesma linha como N.S. dos Remédios. Ela veio de Portugal até Salvador e de lá veio em braços de escravos até Picos. Picos é uma cidade abençoada por Nossa Senhora. Se existem coisas ruins é porque tem pessoas ruins, mas muita coisa boa nós temos, principalmente no acolhimento. Quem vem a Picos não volta de mão vazia. Muito pelo contrário, quer ficar”, disse.

Ele também refere-se a este momento [festejos] como um período de renovação de fé. “Para nós é um momento de revigorar a nossa fé e celebrarmos o 169º aniversário de N.S. dos Remédios aqui na cidade. Também é um momento forte, de uma espiritualidade inspirada nela, com seu testemunho e intercessão. E é um momento de nos revigorarmos também olhando para uma cristã verdadeira, para sermos bons cristãos nos dias de hoje”.

Publicidade

Participante assídua dos festejos da padroeira de Picos, Assunção Martins relatou que a devoção à santa começou através de seus avós e que esta operou muitos milagres na vida de sua mãe.

“Nossa Senhora representa tudo o que é bom na minha vida. Particularmente, eu não detalho nenhum milagre grande na minha vida, mas lembro que minha mãe tinha muitos. Ela sempre contava. Meus avós ajudaram na construção dessa Catedral com tijolos na cabeça, então tenho certeza de que ela já começou a abençoar minha família a partir daí”, afirmou.

Remédios Santos, católica devota, diz ter recebido muitos milagres vindos de N.S. dos Remédios e acredita que sua fé nela fará com que seja agraciada muito mais.

“Me sinto muito abençoada, agradecida por essa Santa. É muito gratificante participar dos festejos. Já participo há tanto tempo que nem lembro quantos anos fazem. E venho com amor, pois ela representa tudo na minha vida. Ela é paz, realização, luz. Tenho conseguido muitas bênçãos através de Nossa Senhora dos Remédios e creio que continuarei conseguindo”, declarou.

Após a carreata, o padre Chiquinho benzeu os carros e aos motoristas. em seguida, celebrou a primeira missa dos Festejos de N. S. dos Remédios.

Publicidade

Acompanhe abaixo toda a programação dos festejos da Padroeira de Picos, Nossa Senhora dos Remédios:

_Veja as fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS