Connect with us

DESTAQUES

Conasems lança webdoc de projeto de Pio IX, vencedor da 18ª Mostra Brasil aqui tem SUS. Veja bastidores!

Publicado

em

Nessa terça-feira, 23 de janeiro, a TV Conasems, do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, laçou o webdocumentário gravado em Pio IX destacando o projeto educativo Teatro de Bonecos que foi vencedor da 18ª Mostra Nacional Brasil, aqui tem SUS.

Em Pio IX, situado a 420 km de Teresina, foi implantado o projeto com teatro de bonecos de modo a fomentar o programa de saúde nas escolas de primeira infância. Desenvolvido de forma intersetorial entre educação, saúde e iniciativa privada, o projeto aliou aprendizagem ao lúdico a fim de uma assimilação mais eficiente sobre respeito e inclusão para crianças.

O projeto é apresentado pelo professor piononense Antônio Grasiane Sá por meio do Mamulengo e do ventriloquismo, e através da experiência exitosa “Teatro de bonecos como ferramenta de promoção da inclusão entre alunos das séries iniciais” foi vencedor da 18ª Monstra Nacional Brasil, aqui tem SUS, em Goiânia-GO, em agosto de 2023, levando o primeiro lugar para o Estado do Piauí na mostra “Brasil aqui tem SUS”.

“Nesse projeto a mensagem é sobre respeito. A gente fala sobre inclusão e foram adaptados vários personagens. Além do autista, inserimos outros personagens, que têm deficiências. O respeito é essencial e estamos trabalhando através dos bonecos”, disse. “Cada personagem tem uma característica nesse enredo”.

O prêmio rendeu ao professor Grasiane Sá e a equipe de Pio IX à representação do Nordeste do Brasil com o Bonecos do Bem, na Conferência Nacional de Educação, em Brasília, que acontece entre os dias 28 e 30 de janeiro deste ano.


CONTEÚDO RELACIONADO

PIO IX | Professor Grasiane representará o Nordeste com o Bonecos do Bem na Conferência Nacional de Educação em Brasília. Veja!

Publicidade

A Conferência tem como tema o “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.  

Lucélia Pereira da Silva é dona de casa. Ela declarou que o projeto ajuda muito porque as crianças aprendem e se divertem. “Para nós é algo diferente porque muitas coisas, nós mães, não sabemos como explicar. Ele aprendeu coisas que eu não tava conseguindo”.

Os webdocumentários Brasil, aqui tem SUS mostram as experiências exitosas das secretarias municipais de saúde de todas as regiões do país premiadas durante a 18ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, realizada no 37º Congresso Conasems.

A enfermeira e autora do projeto, Cynthia Ribeiro, ressalta que o projeto nasceu com os bonecos através da aquisição de um kit educativo pela Secretaria Municipal de Saúde tendo como objetivo trabalhar no Programa Saúde na Escola (PSE). Cynthia enfatizou ainda que as crianças assimilam muito melhor as mensagens repassadas através do projeto.

“Nos reunimos e criamos uma história. Partimos do livro Meu amigo faz iiiii da Andrea Werner”, pontuou Cynthia.

O Bonecos do Bem trabalha a inclusão conforme reforçou o secretário de Saúde de Pio IX, Jônathas Leite. O gestor da pasta frisou que os recursos usados são de baixo custo. “É um trabalho que surgiu em Pio IX e vai despontar para o resto do país.”

Para a professora Emanuela Maria, os bonecos dão vida à história. “Quando você traz o boneco com aquela forma e aquele jeitinho contando aquela história, dá uma vida totalmente na história”, destacou.


ACOMPANHE NA ÍNTEGRA OS BATIDORES ATRAVÉS DO LINK: https://youtu.be/gJAUQjE73dY?si=u3QncRNarK_hKl6K


Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS