Connect with us

GERAL

PIO IX | Professor Grasiane representará o Nordeste com o Bonecos do Bem na Conferência Nacional de Educação em Brasília. Veja!

Publicado

em

O município de Pio IX através do projeto “Bonecos do Bem” do professor Antônio Grasiane Sá vai representar toda a Região Nordeste do Brasil na Conferência Nacional de Educação 2024 que acontece em Brasília, de 28 a 30 de janeiro.

A Conferência tem como tema o “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.  

O projeto que tem apoio do Departamento Municipal de Arte e Cultura da Secretaria de Educação de Pio IX, de acordo com Grasiane, objetiva utilizar o teatro de bonecos como ferramenta para entregar a mensagem do que é bom e necessário para as novas gerações. Grasiane se apresenta com o Mamulengo – patrimônio da cultura popular do Nordeste do Brasil – e também por meio do ventriloquismo.

Grasiane vem ministrando oficinas em diversas escolas da Rede Municipal de Pio IX e de outras cidades da Região de Picos. As oficinas ensinam alunos construirem os mamulengos e manuseá-los contando histórias e são acompanhadas pela professora e ativista cultural, Luciene Amorim, do Departamento de Arte e Cultura da SEMEC (Secretaria Municipal de Educação de Pio IX). Vale ressaltar que o projeto foi abraçado desde o início pela ativista cultural, professora e vereadora, Eliane Bezerra.

Ativistas culturais de Pio IX: Eliane Bezerra, Luciene Amorim e Grasiane Sá

“Estimulamos para que esses bonecos fossem utilizados no dia a dia da educação para empregar a construção do conhecimento seja através de seminários e peças do cotidiano escolar”, explica. “Estamos representando o nordeste”, frisou.

O Bonecos do Bem foi inscrito no concurso “Juventude que Muda a Educação Pública” através da professora e ativista cultural Luciene Amorim, que é presidente do SIMTEP (Sindicato Municipal dos Trabalhadores da Educação de Pio IX). Bonecos do Bem (Oficinas de Mamulengo) foi selecionado vencedor do concurso promovido pela Confederação Nacional do Trabalhadores em Educação e entidades filiadas como o Simtep Pio IX, junto aos outros melhores projetos em todo país que irão representar as regiões Norte, Sul, Sudeste e Centro Oeste, na CONAE 2024. Esse concurso foca na promoção dos direitos humanos, inclusão e ações educativas emancipadoras.

Oficina na Escola Municipal Francisco Luís Viana, na localidade Pau Ferro, na zona rural de Pio IX – Foto: Ascom

“Fico feliz em poder mostrar que o teatro de bonecos pode contribuir para potencializar a educação entregando a mensagem do que é necessário, especialmente em uma época em que a tecnologia atavés de telas domina o chamamento da atenção. Com o teatro de bonecos mostramos que o simples impressiona. Quando se faz com amor e dedicação é possível transformar uma realidade, contribuir com o crescimento coletivo, em especial na educação”, concluiu Grasiane.

Grasiane e o boneco Tito celebrando o Dia das Crianças em Marcolândia

Luciene destacou que sempre acompanhou o professor Grasiane Sá, juntamente com a professora Lidiane Amorim e a Equipe Técnica da DUGRAZY nas Oficinas de Mamulengos desenvolvidas nas Escolas da Rede Municipal de Educação de Pio IX.

Professora Luciene Amorim no XXI Enccontro de Folguedos de Pio IX

“Como professora e colaboradora do Departamento de Cultura, aprecio demais a arte na sua diversidade e através do Projeto Bonecos do Bem, conseguimos com materiais acessíveis deixar um elenco de Mamulengos em cada escola, além da empanada que é o palco para a execução do teatro dos bonecos, uma aquisição de cada escola. É muito divertido e gratificante, pois é um resgate, valorização e promoção da cultura popular para as novas gerações, que na maior parte do tempo são reféns do celular. Além disso, podem ser usados como ferramenta para contar histórias, ensinar valores e transmitir conhecimentos de forma lúdica e interativa, estimulando a criatividade, a expressão oral e corporal, e promovendo a interação entre os alunos. É uma forma divertida de aprender e ensinar!”, destacou Luciene.

Grasiane e professora Luciene na oficina de bonecos – Foto: Ascom

“Por isso, enquanto presidenta do SIMTEP inscrevemos o projeto do professor Grasiane no concurso Juventude Que Muda a Educação Pública pela magnitude do seu trabalho e contribuição à Educação Municipal. Ficamos muito felizes e honrados por mais esse prêmio do Projeto Bonecos do Bem com a Oficina de Mamulengos”, finalizou Luciene.

Oficina de Bonecos em Massapê do Piauí

Entre outros destaques, Pio IX foi premiado na 18ª Mostra Brasil, aqui tem Sus, do XXXVII Congresso de Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, realizado de 16 a 18 de julho de 2023, em Goiânia (GO), com o “Teatro de bonecos como ferramenta de promoção da inclusão entre alunos das séries iniciais” do projeto Bonecos do Bem, idealizado pelo professor Grasiane Sá.


CONTEÚDO RELACIONADO

“É Natal no Sertão” chega ao 2º dia com apresentações, exposições e shows com contemplados pela Lei Paulo Gustavo em Pio IX; veja como foi

Publicidade

PIO IX | Educação promove oficina Teatro de Bonecos e trabalha habilidades de alunos

Oficina de Mamulengos trabalha o ensino e aprendizagem em escolas de Pio IX

Assistência Social de Marcolândia celebra o Dia das Crianças com diversão, apresentações e presentes especiais

Cultura capacita adolescentes e jovens para a produção de vídeos em Massapê do Piauí

Em iniciativa inovadora, Campo Grande do Piauí usa teatro para discutir sobre uso de drogas com adolescentes

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS