Connect with us

DESTAQUES

“É Natal no Sertão” chega ao 2º dia com apresentações, exposições e shows com contemplados pela Lei Paulo Gustavo em Pio IX; veja como foi

Publicado

em

A cidade de Pio IX vive intensamente o espírito natalino. O mês de dezembro marca a chegada do Menino Jesus. É festejando o nascimento de Cristo que a gestão “Trabalho e respeito para todos” do prefeito Silas Noronha e do vice-prefeito Etinho Bezerra preparou com exclusividade o “É Natal no Sertão”. O evento iniciou no dia 22 e prossegue até este domingo, 24 de dezembro. É realizado através do Departamento Municipal de Arte e Cultura, em parceria com o Espaço do Empreendedor.

Neste sábado (23) toda a programação da noite cultural “É Natal no Sertão” foi apresentada pela professora Luciene Amorim e pelo cerimonialista Jeremias Carvalho.

O evento em seu segundo dia selou a execução dos Projetos dos Agentes Culturais de Pio IX contemplados pelo Edital José de Alencar Bezerra Nº 01/2023 – Premiação de Audiovisual da Lei Complementar nº 195/2022 “Lei Paulo Gustavo”.

Luciene Amorim e Jeremias Carvalho

O primeiro ato foi a exibição de um vídeo sobre a trajetória da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura. Em continuidade foi retratado através de um vídeo sobre a vida de José de Alencar Bezerra que leva o nome do edital. O mesmo é considerado um icone da história, arte e cultura piononense. Compositor do hino de Pio IX, o poeta, escritor, folcrorista e visionário, Zezinho Bezerra como era conhecido popularmente, mesmo com deficiência visual foi um homem à frente de seu tempo.

Exibição do videodocumentário sobre a Lei Paulo Gustavo
Imagens do vídeo sobre a vida de Zezinho Bezerra

As apresentações iniciaram após os videodocumentários. A vida sertaneja foi cantada pelos poetas e repentistas Laurindo Carvalho, Apolônio Rocha e José Carvalho que enfatizaram a importância cultural e significativa, transmitindo tradições, histórias e valores por meio de suas rimas e versos sobre artes do Sertão Nordestino.

Laurindo Carvalho e Apolônio Rocha
José Carvalho

Ao longo da noite foram mais de quinze apresentações culturais e exposições de estandes com as variadas produções de artesanato e culinária.

Diversos artistas teceram elogios às ativistas culturais Eliane Bezerra e Luciene Amorim e à Prefeitura na gestão do prefeito Silas e do vice-prefeito Etinho Bezerra pelo empenho, incentivo e apoio à cultura.

Eliane Bezerra, Luciene Amorim e professor Grasiane Sá
Vice-prefeito Etinho Bezerra

Nos estandes foram expostos artefatos: Arte de Pneus, Barão de Aço, Estrelas Literárias, Brasucos, Artesanato, Arte em Couro e Retratos do Sertão, entre outros. (Veja abaixo alguns dos estandes).


CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS DOS ESTANDES E DAS APRESENTAÇÕES CULTURAIS


As fazedoras de cultura Patrícia Arrais e Raimunda Melo estiveram presentes no palco representando a PA Artesanato. Patrícia produz peças como tiaras (couro, lonita, de fabricação toda manual desde a armação até a pérola), além de outras produções com pintura, tecido e fantasias. Professora Raimundinha Melo é pintora em cerâmica, em telas e madeiras e outras superfícies.

Professora Luciene com as artesãs Patricia Arrais e Raimundinha Melo e a contadora de histórias Lia Maria – usando uma das tiaras produzidas pela PA Artesanato

O Coral do IFPI “Vozes do Sol Nascente” em parceria com o Departamento de Cultura, na direção e orientação do Professor Mestre Ricardo Reis, expôs a riqueza da expressão musical coletiva que une vozes em harmonia, promovendo a comunicação, a emoção e a beleza sonora.

A contadora de histórias Lia Maria encantou com a peça teatral intitulada “Um amor de Natal” e com o musical “Chegou o Natal”. As apresentações tiveram participações de Ana Luiza, Ana Vitória, Caroline, Davi Miguel e Laura Gabrieli.

Após a peça teatral foi a vez da Banda Rosa de Jericó cantar grandes sucessos da MPB. O grupo é composto pelos músicos Antônio Carlos (Pelé/Pelotas) e Jorge Ribeiro.

Enfatizando contribuições para crianças e adolescentes nas escolas de Pio IX e de outras cidades da região, o professor Grasiane Sá, apresentou um pouco do projeto Bonecos do Bem, que rendeu ao município de Pio IX o prêmio nacional em Goiânia-GO se destacando em primeiro lugar no Piauí durante a mostra “Brasil aqui tem SUS”.

Graças também ao talento do professor Grasiane com apoio da professora Luciene Amorim, Pio IX e a Região Nordeste serão representados pelo teatro de bonecos e a oficina de mamulengos, em janeiro de 2024, em Brasília, na Conferência Nacional de Educação.

Publicidade
Professor Grasiane Sá com o boneco Tito
Jovens prestam depoimentos e falam sobre importância do projeto Bonecos do Bem e da Oficina de Mamulengos do professor Grasiane Sá

Muita música abrilhantou a Noite Cultural em Pio IX com a participação do Forró do Gui; de Shirlany Rocha & Amigos com participação de Melissa Oliveira (Ritchiele e Ismael nos violões e Wellington no cajon); e Tonho de Corrinha & Banda.

Forró do Gui
Shirlany Rocha & Amigos
Participação de Melissa Oliveira
Tonho de Corrinha & Banda

De volta ao saudoso passado da Banda Samuray de Pio IX, nada melhor do que o guitarrista Osmando Arrais acompanhado de Ana Kelly, Daisinho Araújo e Maria Karen. Osmando é ex-guitarrista do cantor pernambucano Reginaldo Rossi.

A Família Roseno deu um show com forró pé de serra ao som do triângulo, sanfona e zabumba.

Ray dos Teclados puxou um forró quente e arrochado

Ediones, Francisco Salviano (Lalô), e Carlos Ítalo formaram o grupo “Os Novatos” e deram uma palinha com o pop rock nacional acústico.

Depois de Os Novatos foi a fez de Melissa Oliveira voltar ao palco e cantar sucessos de Paula Fernandes e outras músicas ao lado de Ismael, Victor Canuto e Wellington com participação especial de Shirlany Rocha.

Victor Canuto embalou com o rock n’ roll e também inovou com um dos grandes sucessos do cantor Ritchie em ritimo de forró.

Willys impressionou com sua voz ao cantar a música “Meio Dia” de Mastruz com Leite entre outros grandes sucessos do forró.

Luis Cardoso que é conhecido como “Gatinho” finalizou a Noite Cultural em Pio IX cantando muito forró.

Artesãos

Além dos artistas que se apresentaram em palco, foram mencionados os artesãos: Antônia Maria Vitória do Nascimento Fernandes, Raimylson Evangelista dos Santos, Marcos Kelvin de Amorim Ramos, Mylla Ravache do Monte de Sousa Rocha, Raimunda Aparecida de Melo Sousa, Antônia Patricia Arrais de Sousa, Maria Tayse Gomes da Silva, Francisco das Chagas Gomes Cavalcante, Lia Maria Nogueira, Telma Maria Saldanha de Alencar, Maeli Pereira da Silva Santos e Joicenara Bezerra de Sousa Alencar.

Presenças e menções

O Noite Cultural “É Natal no Sertão” foi presitigiado por diversas autoridades e representantes das artes piononenses que estiveram na mesa de honra como o vice-prefeito Etinho Bezerra e sua esposa e secretária de Educação, Clebiana Telles; a técnica de Cultura de Pio IX, Fabiana Dias; o supervisor da Educação Municipal, Paulo Lúcio; a professora, ativista cultural e vereadora, Eliane Bezerra; o vereador, Hipérides Antão; a assessora de gabinete, Simone Bezerra; a articuladora da EJA, Lidiane Amorim; a psicóloga da SEMEC, Najla Araripe; a diretora da Junina Raios de Sol, Lucilene Sousa; a diretora da Biblioteca Municipal, Aclécia Sousa; Joaquim Sá (representando os conterrâneos que visitam o município nesta época do ano) juntamente com sua esposa Marisete; Vitória Fernandes (representando a categoria de artesãos); Osmando Arrais (representando a categoria de músicos); Grasiane Sá (representando a categoria da produção audiovisual); Dr. Paulo Gustavo (perito Federal, poeta e cordelista piononense); o ex-prefeito Raimundo Nonato e esposa Graça, amiga das escolas; Valdenor Bezerra (representando os empreendedores locais e proprietário da Brasucos); o chefe do Departamento de Administração e Planejamento do IFPI Campus Pio IX, Jonas Brito e esposa; a ativista na causa da promoção da igualdade racial, Edilane Silva; os gestores das escolas que compõem a SEMEC de Pio IX: Creche Florzinha do Pereiro (sede) – professora Claudiana Sousa; Creche Tia Ana Matutina de Alencar (sede) – professora Cláudia Bezerra; Escola Projeto Mineiros (Baixa do Poço I) – professora Chaguinha Andrade; Escola Laurindo Paulo de Oliveira (Serra da Barauna) – professor Elton Sá; Escola Maria Matutina de Alencar (sede) – professora Auriceir Sousa; Escola Francisco Luis Viana (Pau-Ferro) – professora Luzia Arrais (Fafá); Escola Professor Balduino Barbosa de Deus (Sede) – professora Lourdete Lopes; Escolinha Dona Anita Teles (Sede) – professora Simone Cristina; Escola Municipal Paulo Freire (Assentamento São Luis) – professora Aparecida Nascimento; Escola Augusto Antônio de Sousa (Barúna) – professora Lourdes Brito.

Mencionados

Foram mencionadas ainda autoridades como: o procurador do municipio, Juarez Alencar e sua esposa Femanda Batista, que é uma das apoiadoras na organização do evento; Jonathas Leite (secretário de Saúde); Erton Antão (secretário de Obras e Urbanismo) e sua esposa Tamires Bezerra, representando o SENAC; Antônio Pedro (secretário de Governo) e esposa Dra. Laryssa Silva; Matheus Sousa (secretário de Agricultura); Glória Alencar (diretora do IEMP), George Arrais (representante do Espaço do Empreendedor), os vereadores: Geraldo Abrahão, Junior Pinheiro e Gabriel Noronha; Aline Alencar (coordenadora de Esportes da SEMEC), e Luana Santos (coordenadora do PPAIC).

Publicidade

Primeiro dia de “É Natal no Sertão”

A primeira noite da programação “É Natal no Sertão” que aconteceu na sexta (22) alegrou muitas crianças em Pio IX. O Papai Noel, a Mamãe Noel, O Mundo Bita, pernas de pau, o Mickey e a Minnie chegaram às 18h na pracinha Heli Bezerra e seguiram pelas ruas de Pio IX até o palco montado no Espaço de Eventos, ao lado da Igreja Matriz.

A noite foi marcada por um lindo show com o Papai Noel e os demais personagens. No paco teve a participação especial do Coral Mirim Rainha dos Anjos, da Igreja Nossa Senhora do Patrocínio. Além de muitas brincadeiras e encantamento, teve também presentes para a criançada. A gestão do prefeito Silas Noronha distribuiu 1.500 presentes e garantiu a alegria da criançada.

A programação “É Natal no Sertão” segue até este domingo, dia 24 de dezembro, com o Expresso Natalino, que vai garantir um divertido passeio pelas ruas da cidade juntamente com o Papai Noel e outros personagens. O embarque e desembarque está marcado para 15h e 19h, respectivamente.


VEJA FOTOS DO 1º DIA (Imagens por equipe Ascom)

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS