Connect with us

DESTAQUES

Diocese de Picos instala Paróquia em Santo Antônio de Lisboa e padre Régis é empossado 1º pároco; fotos

Publicado

em

A Diocese de Picos instalou na cidade Santo Antônio de Lisboa, na noite desta quinta-feira (22), a Paróquia Santo Antônio.

A cerimônia solene deu posse ao padre Francisco Régis de Moura como primeiro pároco e foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Plínio José, concelebrada juntamente com padres da diocese.

Bispo Dom Plinio preside cerimônia
Padres da Diocese de Picos

A instalação da paróquia é um grande sonho realizado que pôde ser compartilhado com centenas de pessoas fiéis católicos que assistiram a cerimônia. Antes da instalação, Santo Antônio de Lisboa era área pastoral da Paróquia Imaculado Coração de Maria, sediada na vizinha cidade em Francisco Santos.

A comentarista animadora do ato solene foi Rosa de Sousa Rodrigues. Ela fez o acolhimento dos féis e o comentário de acolhida. O ato seguiu com a procissão de entrada do celebrante presidente, padres concelebrantes e ministros.

Comentarista Rosa de Sousa Rodrigues

O decreto de criação e ereção canônica foi lido pelo padre Gregório Lustosa, atual coordenador do clero diocesano. A criação está registrada no Livro de Decreto de Atos Administrativos nº 14, folha 65, da chancelaria da Cúria Diocesana de Picos.

Padre Gregório ao centro da imagem

Padre Antônio Mendes, vigário geral da Diocese de Picos, foi o leitor da provisão do primeiro pároco de Santo Antônio. A provisão está registrada no Livro 02 de Provisões, folha 44.

Padre Antônio Mendes

As vestes sacerdotais foram impostas em padre Regis pelo bispo, seguida da profissão de fé, a qual foi assinada em três vias.

Conforme o rito da igreja, foram empossados o membros do Conselho Econômico e do Conselho Pastoral. Cada membro de ambos os conselhos recebeu uma cópia do decreto.

Conselho Econômico
Conselho Pastoral

A solenidade de instalação da paróquia e posse do primeiro pároco teve acompanhamento musical do coral Harmonia Divina.

Coral Harmonia Divina

Ao padre Régis, foram entregues as chaves da Igreja Católica do município. O sacerdote sentou na cadeira onde presidirá as sagradas liturgias, foi conduzido até a capela do santíssimo, abriu, incensou e fez adoração.

Momento em que padre Régis recebe as chaves da Igreja de Santo Antônio

Padre Régis seguiu também ao batistério e lá recebeu os instrumentos para ministração do sacramento do batismo. O ritual teve continuidade com o primeiro pároco no confessionário onde recebeu a estola roxa.

Padre Régis na capela do santíssimo em momento de adoração.
Pároco recebe os instrumentos para ministração do sacramento do batismo.
Padre Régis no confessionário com a estola roxa

Das mãos de Dom Plínio, o pároco recebeu os livros paroquiais (batizados, casamento religioso com efeito civil, tombo e caixa).

R´égis em seguida ao recebimento dos livros, fez o juramento de fidelidade, conforme escrito e assinado em três vias.

“Ao assumir o ofício de pároco de Santo Antônio prometo conservar sempre a comunhão com a igreja católica. Com grande diligência e fidelidade desempenharei os ofícios pelos quais estou ligado em função da igreja, tanto universal como particular. Ao desempenhar o ofício em nome da igreja que me foi conferido, guardarei integralmente o depósito da fé e com fidelidade explicarei. Quaisquer doutrinas contrárias este depósito serão por mim evitadas. Ei de seguir em promover a disciplina comum de toda igreja e acatar a observância de todas as leis eclesiásticas, sobretudo, aquelas que estão contidas no código de direito canônico […]”, disse o padre continuando o juramento.

Em prosseguimento com o ato, foram proferidas as preces, executado o canto de apresentação de ofertas, oração ao ofertório, rito da comunhão, distribuição da eucaristia (hóstia) aos presentes, e oração pós-comunhão.

O prefeito municipal, Dr. Francisco Karlos Leal Gomes, junto com a primeira-dama, Rafaela Ramos proferiram palavras de gratidão pela criação da paróquia, destacando a história de devoção e fé.

“Nossa querida cidade de Santo Antônio de Lisboa, vive um marco em sua história que começou a ser contada pela missão da fé desde 1937 por homens e mulheres de boa vontade que fizeram esse lugar de religiosidade. O município carrega consigo um apreço pelas coisas de Deus. Foi entorno desse templo católico que surgiu essa amada cidade de um povo tão acolhedor. A elevação canônica com a paróquia de Santo Antônio de Lisboa, traz um novo tempo para nossa vida com Cristo”, falou o prefeito colocando-se à disposição da paróquia e cumprimentando o padre Régis. “Que Deus ilumine seus passos para que possa fazer um bom trabalho à frente de nossa paróquia. Neste pouco tempo que está conosco tem mostrado um relevante serviço ao nosso município”, completou.

“Temos uma história de evangelização e entrega às coisas de Deus, sempre seguindo os passos de Cristo e propagando seus ensinamentos nesses 85 anos de história, sempre caminhado à luz do evangelho e levando a todos a boa nova, na esperança da volta do Cristo ressuscitado”, falou Rafaela.

Prefeito e primeira-dama cumprimentam o pároco de Santo Antônio

O pároco em seu pronunciamento agradeceu a presença dos padres, mencionou familiares, mensageiras, prefeito e demais fiéis, destacando também o valor da comunidade de fé.

O sacerdote dirigiu palavras de fé ao povo santo-antoniense e a todos os presentes, ocasião em que agradeceu a Paróquia Imaculado Coração de Maria de Francisco Santos.

O ato de instalação da paróquia e posse do pároco, reuniu comunidades católicas e paroquiais de diversas cidades como Bocaina, Francisco Santos, Padre Marcos, Santa Cruz do Piauí, entre outras.

Publicidade

Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS