Connect with us

DESTAQUES

Educação de Pio IX conquista reconhecimento do MEC e vai receber mais recursos em 2024

Publicado

em

A educação no município de Pio IX alcançou um feito significativo ao ser agraciada com o selo de qualidade do Ministério da Educação (MEC). Esse reconhecimento não apenas destaca a excelência educacional, mas também abre portas para mais recursos e avanços na área.

O selo conquistado, denominado FUNDEB VAAR (Valor Aluno Ano por Resultados), é uma métrica que visa a redução de desigualdades educacionais, assegurando o pleno direito à educação. Neste ano, para que um município fosse considerado habilitado, era necessário atender algumas condicionalidades.

Dentre elas, destacam-se a redução das desigualdades educacionais socioeconômicas e raciais, a participação de pelo menos 80% dos estudantes em exames nacionais do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), o aprimoramento da aprendizagem na Educação Básica, o cumprimento das condicionalidades de melhoria de gestão e a utilização de referenciais curriculares alinhados à Base Nacional Comum Curricular.

PREVISÃO FUNDEB!

Além dessa conquista, o município também será beneficiado com o VAAT (Valor Anual Total por Aluno), uma medida aplicável para estados e municípios que não atingiram o mínimo VAAT, considerando todas as receitas da educação.

Publicidade

Com esses indicadores positivos, a educação de Pio IX recebe, para o ano de 2024, um investimento substancial no valor de R$ 31.150.501,00 (trinta e um milhões e cento e cinquenta mil e quinhentos e um reais). Esses recursos financeiros serão direcionados ao pagamento de despesas e investimentos na educação básica, com foco na melhoria da aprendizagem dos alunos.

É fundamental destacar que o município obteve um acréscimo significativo de mais de 6 milhões em recursos adicionais em relação à última projeção do FUNDEB.

A Secretária Municipal de Educação, Clebiana Telles, falou sobre a conquista.

“Essa distinção não apenas reconhece a qualidade do nosso trabalho, mas também representa um passo significativo para garantir mais recursos e avanços em nosso sistema educacional. Estamos comprometidos em continuar promovendo uma educação de excelência, reduzindo desigualdades e proporcionando oportunidades iguais para todos os nossos alunos. Essa conquista é fruto do esforço coletivo de toda a equipe educacional”, destacou.

O gestor municipal, Silas Noronha, parabenizou toda a equipe da educação.

“É com imensa felicidade que recebemos esta notícia, essa conquista é uma verdadeira demonstração do comprometimento de todos os envolvidos na promoção da educação em nosso município. Quero parabenizar toda a equipe que compõe a Educação, pois é evidente o empenho e dedicação de cada um de vocês”, disse.

A vereadora Eliane Bezerra, uma figura ativa no cenário educacional de nosso município, expressou sua consideração em relação ao VAAR.

“Estamos, de fato, construindo um futuro promissor para a educação de Pio IX, e os resultados alcançados reforçam que estamos trilhando o caminho certo. O investimento adicional que receberemos será empregado com sabedoria. Quero expressar meus sinceros parabéns a toda a comunidade educacional pelo excelente trabalho realizado. Durante o ano de 2023, dedicamo-nos intensamente à valorização das culturas regionais, à promoção da reciclagem e à realização de oficinas com os bonecos mamulengo, destacando a importância do respeito às diferenças, entre muitas outras atividades. Acredito firmemente que, neste ano, continuaremos nesse mesmo ritmo, promovendo uma educação de qualidade e transformadora para nossos estudantes”, salientou

Esse recurso não apenas reflete o compromisso do município com a excelência educacional, mas também representa uma promissora injeção de recursos que impulsionará ainda mais o desenvolvimento educacional em Pio IX.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS