Connect with us

DESTAQUES

Em Geminiano, povoado é contemplado com UBS, Academia de Saúde e ambulância

Publicado

em

Os moradores populoso povoado Cândido Borges, também conhecido por Muquém, situado na zona rural do município de Geminiano, não precisarão mais se deslocar até a cidade, distante cerca de 2 km, em busca de atendimento médico e de outros serviços da Atenção Básica.

A comunidade foi uma das contempladas no projeto de requalificação da Saúde, que prevê a reforma, ampliação e até a construção de centros de atendimento nas comunidades rurais, garantindo mais acessibilidade à população.

No último sábado, 25, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, entregou três grandes benefícios à população. Destaque para a ampla e moderna Unidade Básica de Saúde com recepção, consultórios médico e de enfermagem, SPA, sala de repouso, copa, banheiros e a farmácia básica.

A UBS, que foi denominada de Júlio de Moura Leal, em homenagem ao primeiro prefeito do município de Geminiano, recebeu, ainda, uma ambulância nova, destinada ao transporte de pacientes que necessitam ser transferidos para outros centros de saúde.

Ao lado da Unidade, foi construída e instalada uma Academia Saúde ao ar livre, que recebeu o nome de Joaquim Borges Leal. O espaço foi equipado com vários aparelhos para a realização de exercícios físicos e práticas corporais.

Publicidade

O secretário de Saúde, José Genival, o GG, como é conhecido, falou sobre a conquista. “Estamos entregando mais uma Unidade Básica de Saúde toda climatizada, equipada como o povo da comunidade merece, com farmácia própria e ambulância. A partir de terça-feira já vamos ter atendimento médico, de enfermagem, além dos técnicos de enfermagem e os agentes comunitários de saúde para atender a população da comunidade de Muquém e dessa região, abrangendo Tamboril, Ubiratânia, Queimada Bonita e Samambaia”, disse, destacando que cerca de 500 famílias serão beneficiadas.

Essa é a sétima Unidade Básica de Saúde entregue à população em cerca de um ano e oito meses de governo. Até o final do ano, segundo GG, serão inauguradas mais três Unidades. “Até o final do ano nós vamos completar dez Unidades Básicas de Saúde. Vamos entregar mais três nas comunidade Veríssimo, Milhans e Bem Ti Vi”.

O prefeito Erculano expressou sua felicidade de poder entregar mais esses importantes benefícios ao povoado Muquém, e ainda, estar homenageando o ex-prefeito Júlio Moura. “Não tenho palavras para descrever a alegria que estou sentindo, por entregar uma obra desse porte, neste lugar e com uma homenagem ao meu sogro, a quem devo muito”.

O gestor destacou o trabalho que tem sido feito pela sua gestão em prol da Saúde, como também, em outras áreas da administração. Fazendo referências ao povoado, Erculano citou a reforma e ampliação da escola estadual, possibilitando o seu funcionamento após cinco anos fechada, além das melhorias nas estradas vicinais e abertura de novas ruas. “Várias obas já foram feitas no povoado Muquém, e temos mais. Em breve vamos calçar mais ruas”, pontuou, reafirmando seu compromisso de trabalhar pelo município. “Iremos buscar mais recursos para investir em nosso município, e continuar o crescimento e o desenvolvimento. Vamos fazer em quatro [anos] o que não foi feito em vinte.”, finalizou.

A secretária de Educação, Érica Carvalho, representando a família do homenageado, o saudoso Júlio de Moura Leal, fez um longo e emocionado pronunciamento, onde agradeceu pela lembrança ao nome de seu avô. “Diante de tantas pessoas especiais desta localidade, vocês escolheram o meu avô para ser homenageado, e isso é muito gratificante. Como neta de Júlio Moura, eu pude absolver de seus conhecimentos, da sua experiência, tudo que há de melhor, toda grandeza, toda simplicidade e todo trabalho”, disse.

Publicidade

Érica fez um breve relato da trajetória de vida de seu avô, desde quando trabalhava como vaqueiro, até chegar a ser o primeiro prefeito de Geminiano, podendo contribuir com o desenvolvimento do município por oito anos. “Mesmo sendo semianalfabeto, ele trabalhou e trouxe melhorias para este lugar, e por isso meu avô, eu defenderei seu nome por onde quer que eu vá. […] Acredito que meu avô, onde quer que esteja, neste momento está feliz por ver os sonhos dele, que também são os nossos sonhos, sendo concretizados”, disse.

Após a cerimônia inaugural, para comemorar as conquistas para o povoado Cândido Borges com a comunidade, a Prefeitura Municipal promoveu uma festa com as bandas ‘Tô na Farra’ e ‘Conexão Fã’.

O evento foi bastante prestigiado. Além do prefeito e o secretário de Saúde, também estiveram presentes o presidente da Câmara, Chico Antão, demais vereadores do município, a equipe de governo e autoridades de outras cidades, como os vereadores de Picos, Dalva Mocó e irmão Zé Luís, e o ex-prefeito José Neri.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS