Connect with us

DESTAQUES

FRANCISCO MACEDO | Veja imagens aéreas da barragem do Estreito prestes a transbordar

Publicado

em

O ano de 2020 chegou e trouxe muita alegria para o sertanejo. As boas chuvas que caem desde o dia 1º de janeiro dão vida as matas da caatinga piauiense.

O fenômeno natural transformou a cor esbranquiçada da mata causada pela severa estiagem (seca) no verdejante que reluz esperança, gratidão, fartura em água e boa safra.

Com isso o nível da Barragem do Estreito, na cidade de Francisco Macedo, sobe a cada dia e a marola se embrenha na beira do sangradouro anunciando que está prestes a “sangrar”, o que faz com que muitos não se cansem de esperar que a represa transborde pela terceira vez em sua história.

Registrado às 17h, desta quinta-feira (16), o nível subiu mais e faltam apenas 0.28 cm (vinte e oito centímetros) para “sangrar”, de acordo o secretário da Junta de Serviço Militar da Prefeitura Municipal, Izedito Coutinho.

Vários afluentes como o rio Curimatá, os riachos Areal que recebe águas do riacho da Manga e também o Turdi, estão desaguando dentro da represa dia e noite, além dos quatro açudes que estão sangrando e suas águas correm em direção a barragem do Estreito.

Publicidade

O ex-prefeito, Sebastião Alencar, fala da importância que é a barragem para o município e região.

“Isso foi nossa redenção porque desde o início de sua construção estamos acompanhando, desde o princípio. Tivemos muita preocupação com a construção dessa barragem porque passou um tempo com suas obras suspensas e depois quando retomou, graças a Deus terminaram. Um serviço muito bem feito”, destacou.

Considerado como um dos melhores invernos da última década, muitos agricultores, piscicultores e agropecuaristas estão cada vez mais esperançosos, tanto com suas safras, aumento do pescado, quanto à criação de pastagem para o gado e muitos mananciais.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS