Connect with us

DESTAQUES

Hemocentro de Picos realiza atividades em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue

Publicado

em

O Dia Nacional do Doador de Sangue foi comemorado neste domingo (25) e para não passar em branco, o Hemocentro Regional de Picos realizou atividades alusivas à data, durante todo o dia de hoje (26) em sinal de agradecimento pelo gesto de solidariedade.

De acordo com a coordenadora do centro, Karla Guimarães, é muito importante que as pessoas criem o hábito de doar, segundo ela um doador pode salvar várias vidas.

“A importância é ajudar ao próximo, ajudar as pessoas sem olhar a quem, é um ato de amor ao próximo mesmo, o doador pode chegar a salvar várias vidas”, conta.

Francisco Josemar conta que já doa sangue há 10 anos e que sua primeira doação foi para salvar um amigo que precisava de doações e que depois desse dia passou a doar frequentemente.

“Está com dez anos, foi atrás de um colega meu que precisou e foi o jeito eu para eu salvar a vida dele, ele estava muito doente, tinha dado anemia no sangue e sempre a gente tem que doar todas as vezes, eu mesmo todos as vezes, mesmo na campanha ou não, eu venho doar sangue para quem precisa”, disse.

Publicidade

O Hemocentro Regional de Picos, nos últimos meses, está com baixa na quantidade de bolsas de sangue para determinados tipos sanguíneos, necessitando de doações para normalização do estoque.

A coordenadora do órgão, Karla Guimarães, informou que em relação ao ano passado, o número de doadores diminuiu no mês de dezembro, e esse ano foi diferente, as doações começaram a diminuir no mês de novembro quando apresenta este tipo de deficiência, é necessário solicitar no Hemopi da capital, Teresina.

“ A gente pede para os nossos doadores vir, porque dezembro é uma época em que precisamos mais de doadores de sangue, por causa das festas os doadores acabam vindo menos, e nossas bolsas só duram tinta dias, então assim no Hemocentro Regional de Picos estamos precisando de mais doadores, até porque 90% nossas bolsas vão para o Hospital Regional e microrregião, a gente pede não só hoje que é o dia do doador de sangue, mas que as pessoas criem o hábito de doar mais sangue”, conta.

Fonte: Portal Grande Picos

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS