Connect with us

DESTAQUES

JAICÓS | Missa Solene reúne multidão e celebra 298 anos de devoção a N.S. das Mercês

Publicado

em

Mantendo sempre acesa a chama da fé, a comunidade católica do município de Jaicós, celebrou por mais um ano, a tradicional festa dedicada a Nossa Senhora das Mercês, santa padroeira da centenária cidade.

Em sua 298ª edição, e com o tema “Maria, em ti se cumpriu a palavra de Deus”, a festa contou, desde o seu primeiro dia, em 15 de setembro, com grande participação do fiéis católicos.

Nesta sexta-feira (24), último dia de programação da maior festividade religiosa do município, mais uma vez, uma multidão se formou em frente à igreja matriz. Foi celebrada nesta manhã a Missa Solene em honra à padroeira, contando com a participação de fiéis de Jaicós, cidades vizinhas e até de outros estados.

A missa foi presidida pelo Bispo Dom Plínio José Luz da Silva e concelebrada pelo pároco local, Miguel Feitosa e padres Fernando Amando (Padre Marcos), Francisco Pereira (Patos) e Francisco César (Crato-CE).

Durante a celebração, o Padre Miguel falou ao povo em tom de gratidão. “Minha gratidão a cada um que está aqui fazendo parte desse momento de graça para Nossa Paróquia, a solenidade da festa da nossa padroeira. Agradeço de coração aos padres que conosco concelebram e agradecemos a Deus pela presença do nosso Bispo Diocesano”.

Ele ainda destacou a importância do empenho de cada um para a realização de mais um festejo. “Agradeço a cada um de vocês. A festa foi bonita porque todos se empenharam. O Padre Miguel jamais faz uma festa sozinho, é necessário a presença do povo, a participação e o trabalho de todos vocês. Agradeço a todo o povo de Deus que fez a festa de Nossa Senhora acontecer. Meu muito obrigado todos”.

O Bispo Dom Plínio destacou a alegria de poder mais uma vez participar da festa tão marcante para os fiéis. “Povo querido de Jaicós, das comunidades e cidades vizinhas, estamos muito felizes em estarmos aqui pela 16ª vez para participar do encerramento da festa que durou 10 dias, com a participação numerosa dos fiéis devotos de Nossa Senhora. As informações que temos são as melhores possíveis, do bem que essa festa tem proporcionado ao nosso querido povo que tem a sua espiritualidade marcada no coração pela presença de Deus e pela proteção de Nossa Senhora das Mercês”.

Ele ainda parabenizou o pároco local e a comunidade católica. “Quero parabeniza-lo Padre Miguel pela sua dedicação a Paróquia de Nossa Senhora das Mercês e todos os leigos e fiéis que se empenharam para a festa dos 298 anos de comemoração. Como estamos no mês da família, parabenizo também os casais, as famílias que vieram a festa”.

Ao final da missa, em um momento emocionante, foi apresentado o testemunho da senhora Maria Camila, que venceu uma grande batalha contra a Covid-19. Ela é irmã da saudosa professora Luzia Camila, que faleceu há 5 meses vítima da doença.

Publicidade

“Foram 2 meses internada, um mês e pouco intubada, teve broncoespasmo, pneumotórax, e muitas vezes a gente pensava que ela não iria resistir. E dentro do hospital, eu conversei com N. Senhora, e quando ela teve condição de entender, eu disse, “Maria, eu fiz uma promessa para N. S. das Mercês e nós vamos participar do festejo todas as noites, descalças, e estamos aqui cumprindo a nossa promessa, maravilhadas pela graça de Deus, tristes por não termos Luzia Camila, mas felizes por Jesus ter concedido a graça de Maria estar aqui conosco” relatou a professora Fátima, que apresentou o testemunho.

Logo após os testemunhos, ainda foram apresentadas duas crianças no altar, uma delas sobrinha do Padre Miguel. Em seguida, o Bispo Dom Plínio encerrou a celebração com a benção final.

O Festejo de Nossa Senhora das Mercês será oficialmente encerrado na tarde desta sexta-feira (24), quando será realizada, a partir das 16h, a grande carreata com a Venerada Virgem das Mercês pelas ruas da cidade, finalizando com a benção do Santíssimo Sacramento e arreamento da bandeira.

Às 18 horas, ainda será realizado o sorteio da Rifa Entre Amigos.

Veja mais fotos da Missa Solene:

Facebook

MAIS ACESSADAS