Connect with us

DESTAQUES

Mesmo autorizados, saiba porque os cinemas em Teresina ainda não reabriram

Publicado

em

Teresina já teve três opções para quem gosta de cinema. Atualmente, apenas duas delas estão disponíveis em dois shoppings na capital: o Cinemas Teresina e o Cinépolis, no Teresina Shopping e no Shopping Rio Poty, respectivamente. Contudo, devido à pandemia da Covid-19, desde março as salas de cinema na cidade estão fechadas. O poder público municipal e estadual autorizaram o retorno, mas ele ainda não aconteceu.

Isso acontece porque há um dilema entre as direções das salas de cinemas na capital e os comitês de operações emergenciais de Teresina e do Piauí sobre as medidas necessárias para conter a proliferação do novo coronavírus na cidade.

POR QUE NÃO RETORNARAM EM TERESINA?

Desde o dia 10 de setembro foi autorizado o retorno de setores ligados ao entretenimento, cultura e arte, o que inclui cinema, em Teresina e no Piauí. Na capital piauiense, o decreto nº 20.078, divulgado pela Prefeitura Municipal de Teresina, foi que regulamentou o retorno das atividades desses setores.

Entretanto, para que a reabertura entrasse em vigor, as salas de cinema deveriam adotar medidas para evitar a proliferação do novo coronavírus. Entre elas estão a lotação máxima de 40% em cada sala e a proibição do consumo de alimentos no interior das salas.

Além de seguir as recomendações gerais, como o uso de máscara, as empresas deveriam adotar:

Publicidade
  • controlar acesso às instalações desde a entrada com sinalização no chão para indicar percurso de circulação e posicionamento dos trabalhadores;
  • as empresas devem disponibilizar tapetes sanitizantes na entrada ou em locais de grande circulação de pessoas e/ou mercadorias; e
  • a compra de ingressos deverá ser feita preferencialmente pela internet e os pagamentos deverão também priorizar métodos eletrônicos;

QUANDO AS SALAS DE CINEMA REABRIRÃO?

OitoMeia entrou em contato com a assessoria da Prefeitura de Teresina, e foi informado que as empresas responsáveis pela administração das salas de cinema em Teresina já têm autorização para funcionar e que, desde então, o processo de reabertura passou a depender somente deles.

“Eles precisam seguir um protocolo, assim como os demais estabelecimentos que reabriram. Mas, parece que não concordam com o protocolo que foi estabelecido pelo COE estadual”, afirmo a assessora da Prefeitura de Teresina à nossa reportagem. 

CINÉPOLIS (SHOPPING RIO POTY)

Em nota enviada para o e-mail do OitoMeia, a assessoria dos cinema Cinépolis, que possui filial no Shopping Rio Poty, afirmou que as restrições dos protocolos de segurança em Teresina atrasam a reabertura das salas de cinema, causam riscos econômicos, além de atrasar lançamentos de filmes para o público de Teresina.

Em nota, a assessoria afirma que os principais impasses são o distanciamento social imposto pela Prefeitura e o não funcionamento das bombonieres.

“Infelizmente, não conseguimos reabrir nosso cinema em Teresina sem o funcionamento da bomboniere, porque o negócio torna-se completamente inviável. A Cinépolis considera essas restrições incoerentes frente a outras cidades do país, onde os cinemas estão funcionando, e até exageradas se considerarmos os protocolos seguidos por bares e restaurantes, por exemplo”, afirma Luiz Gonzaga de Luca, presidente da Cinépolis Brasil.

De acordo com a nota, cerca de 43 complexos de cinemas da marca Cinépolis já estão funcionando por todo o Brasil e que a dívida do setor de exibição já chega a 400 milhões de reais.

“Segundo dados da Abraplex, devido à pandemia, o setor de exibição tem dívidas acumuladas de cerca de R$ 400 milhões, o que representa mais de 20% do total do faturamento com bilheterias. Além disso, o setor mantém 40 mil empregos diretos. Diante dessas restrições da Prefeitura de Teresina, o setor será ainda mais comprometido, pois, na região, os cinemas permanecem fechados há mais de sete meses,” finaliza a nota.

CINEMAS TERESINA (TERESINA SHOPPING)

OitoMeia entrou em contato com a assessoria do Cinemas Teresina para confirmar o motivo pelo qual o cinema segue de portas fechadas, mas até o fechamento dessa matéria não obtive uma resposta sobre o assunto. O espaço segue aberto para que o Cinemas Teresina se posicione.

Fonte: OitoMeia

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS