Connect with us

DESTAQUES

Missa, cavalgada, sorteio de brindes e show com Karlla Thalyta celebram a Festa do Vaqueiro em Santana do Piauí; veja fotos

Publicado

em

A importância do resgate e valorização da cultura nordestina, além de outros cuidados, é um dos grandes objetivos da administração municipal da cidade de Santana do Piauí, representada pela prefeita Maria José de Sousa Moura. Com essa finalidade a gestão municipal promoveu neste domingo (29) a Festa do Vaqueiro.

A data é celebrada e já faz parte do calendário cultural do município. O evento que foi marcado pela celebração da missa, café comunitário, cavalgada, almoço, sorteio de brindes, bingo, show de aboios, a presença de mais duzentos vaqueiros e do público em geral e show musical contou com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, dos deputados estadual Nerinho, Pablo Santos e Severo Neto, do líder político do município Neli Borges, empresários, lideranças políticas locais, amantes da vaquejada entre outros.

Missa

A missa foi celebrada pelo padre José Mairton, na Igreja de São Pedro, no início da manhã, reunindo uma multidão de fieis devotos, vaqueiros e o povo em geral. Na homilia, a entrada da palavra com um vaqueiro que adentrou ao templo carregando a Bíblia Sagrada e a jovem levando a imagem de Nossa Senhora Aparecida, santa padroeira dos vaqueiros.

Após os atos de entrada, foi reservado um momento para homenagens aos vaqueiros e homens que diariamente estão na labuta com gado. As homenagens foram apresentadas pelos aboiadores: Josean Aboiador, Assis Vaqueiro, repentista Chico da Luz e Antônio Neto Aboiador que estiveram no altar entoando aboio em homenagem aos vaqueiros reunidos.

A prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa, ao final do ato religioso discursou na tribuna sagrada para agradecer pela presença de todos.

“Agradecemos à todos que estão presentes e aos que participarão das atividades alusivas da festa do vaqueiro. É um momento de glorificar os vaqueiros e dá a Deus todas as honras e glórias que eles merecem. Estamos aqui também para homenagear um grande incentivador dessa cultura que foi nosso irmão Chico Borges. Meus agradecimentos ao padre Mairton por esse momento de espiritualidade e toda a equipe litúrgica; aos secretários municipais e através deles aos servidores que estiveram preparando estes momentos. Agradeço aos vereadores, à Policia Militar, às lideranças políticas de nossas comunidades, ao Neli, Gelson e Deca Cosme pelo carinho e, de modo bem especial, à todos os vaqueiros da nossa região porque fazer memória ao vaqueiro é fazer memória da nossa região e de todas as localidades e regiões. Meus agradecimentos aos nossos aboiadores”, disse a prefeita Maria José.

Publicidade

O padre Mairton, sacerdote que celebrou a missa em ação de graças na homenagem aos vaqueiros, ao final da cerimônia, também fez seus agradecimentos finais.

“Que Deus ilumine à todos para que todos os anos para frente festejem o dia do vaqueiro. Parabenizo a prefeita Maria José pela bela iniciativa e aos que estiveram envolvidos na organização. Todos recebam as bênçãos. O senhor esteja convosco. Bençãos e bençãos de Deus caiam sobre tua vida, teu trabalho e tua família”,  abençoou o padre Mairton encerrando a homilia com uma ave maria

Café da Manhã

Após a missa foi servido um sortido café da manhã com pão e carne, cuscuz, bolos salgado e doce, leite, café, sucos de diferentes sabores, no Centro de Convivência, formando fila longínqua. O café foi servido de forma comunitária tanto para o vaqueiros quanto para os apreciadores e o povo em geral reunindo centenas de pessoas. Logo na entrada do espaço homenagem aos vaqueiros om adornos instalados.

A Cavalgada

Após o café, os cavaleiros se reuniram nas proximidades do Centro de Convivência para seguir em cavalgada percorrendo pela ruas e avenidas da cidade em direção a saída da zona urbana, percorrendo 05 quilômetros seguindo pelas estradas vicinais passando por Lagoa Seca, Lagoa dos Marcelinos até o destino final na comunidade Barro. A tropa foi conduzida pelos carros de som de Edivaldo Leal e Nilsinho.

Publicidade

Após chegada na residência de Gelson Brito a multidão se reuniu para o almoço comunitário, onde houve show de aboios com os aboiadores Josean Aboiador, Assis Vaqueiro, repentista Chico da Luz e Antônio Neto Aboiador. Foram sorteados brindes para a vaqueirama avaliados em mais de R$1.000,00 (um mil reais). Houve também bingo de um cavalo.

Representante da Secretaria Municipal de Agricultura, o secretário Francisco de Moura Sobrinho, o Netinho, membro da comissão organizadora, explicou sobre a idealização, realização e algumas mudanças que ocorreram ao longo dos anos.

“Essa festa do vaqueiro era comemorada antigamente com uma cavalgada no desfile de Sete de Setembro e a prefeita Maria José entendeu que estava sendo celebrada duas festas na mesma data – Desfile Cívico e Cavalgada. Portanto, decidimos por bem, nos reunir com os vaqueiros e explicar que seria realizado a cavalgada no dia sete de setembro no ano passado como a última edição. Daí escolhemos esse dia de hoje, 29 de setembro, para comemorar o Dia do Vaqueiro”, explicou.

“Quero aqui revelar a grande alegria que estou sentindo hoje aqui pela participação maciça da vaqueiram da região. É uma festa bem participativa e dizer que não tenho dúvida que estamos resgatando a cultura da nossa gente. Estou muito alegre em estar juntamente com a prefeita Maria José e muitos outros apoiadores por realizarmos essa festa”, declarou o secretário de Agricultura de Santana do Piauí.

Da cidade de Santa Cruz do Piauí, Tico Vaqueiro, usou o espaço para saudar e agradecer pela realização da Festa do Vaqueiro.

Tico Vaqueiro e Edivaldo Leal

“Agradeço a prefeita Maria José  que apoiou e patrocinou carro para gente vir para esta festa. Hoje pude ver que a vaqueirama veio em peso. Graças a Deus mostrou que foi e é a maior festa de vaqueiro da cidade de Santana do Piauí. Quero agradecer a todos os vaqueiros que vieram de Santa Cruz, ao nosso secretário de Agricultura Netinho, ao empresário Neli que sempre me apoiou nas festas. Aos nosso amigos Edivaldo Leal, Chico da Luz, Antonio Neto, Josean Aboiador”, agradeceu Tico Vaqueiro.

Gelson Brito grande incentivador da cavalgada e membro da organização, morador do povoado Barro – destino final da cavalgada, usou o palco também para fazer seus agradecimentos pela realização da festa.

Publicidade

“Muito obrigado à prefeita Maria José. Aos vaqueiros e sua turma que vieram. Aos nossos amigos Valdivino e Gonçalo. Muito obrigado à todos que apoiaram. Ao Deuzimar, Naldão, Neli Borges, Pedim e Diego Veículos. À todos vocês que estão aqui. Muito Obrigado!”, agradeceu Gelson Brito.

O poeta aboiador, Chico da Luz, que participou do momento de aboios falou sobre a realização e preservação da cultura popular nordestina representada por uma das marcas que é a Festa do Vaqueiro.

“É um momento de grande alegria e faz com que a gente leve a vaquejada até o vaqueiro. Sabemos que a Cavalgada e Vaquejada é um dos eventos que o vaqueiro mais gosta na vida. Me sinto feliz e gosto de ser feliz e dividir minha felicidade com amigos da classe vaqueira. O vaqueiro é um herói e admiro muito porque sou de origem vaqueira. Deus me deu este dom cantar vaquejadas e assim sou feliz em dividir ela com meus irmãos vaqueiros. Cheguei aqui hoje e tive o prazer em encontrar com outros colegas, Antônio Neto, Josean, Edivaldo Leal […] em uma festa como essa até quem não é aboiador tem vontade de ser. Agradecemos a Deus e digo que Santana está de parabéns porque é uma região de muitos vaqueiros e está se destacando cada vez mais. Sou muito grato por ser convidado para cantar aqui em Santana e todas as regiões. Venho me destacando no mundo da vaquejada aqui no Piauí, Maranhão e outros estados. Com fé em Deus essa cultura nós vamos carregar com talento e firmeza para que o povo não desista dela porque merece ser levada ao conhecimento do povo”, declarou Chico da Luz

Desde a infância convivendo com vaquejada, Josean Aboiador, da região da cidade de Santa Cruz do Piauí, que já cantou com vários nomes da música de vaquejada como Galego Aboiador, Antônio Neto Aboiador e Neim Aboiador, homenageou os vaqueiros.

“Desde menino já convivo com vaquejada tocando gado e foi onde nasceu esse dom de aboio que incetiva o vaqueiro e daí por diante foi criando o incentivo. Hoje Josean Aboiador está sendo levado em todas as cidades, graças a Deus. Passamos momentos para chegar aqui. A festa do vaqueiro é uma festa linda que representa todos os vaqueiros. Estou muito feliz com a realização através da prefeita Maria José”, disse Josean.

Publicidade

Por voltas das 16h30 show musical com Karlla Thalyta, cantora representante dos vaqueiros. A prefeita Maria José também fez seu discurso momentos antes do show para agradecer e saudar vaqueiros, simpatizantes e  também a cantora.

“Obrigado a Deus que nos oportunizou estar aqui neste momento e aos amigos que vieram celebrar conosco a festa do vaqueiro, ao nosso amigo Deca Cosme, aos vereadores que nos apoiaram, ao prefeito GD de Jacobina e toda sua comitiva. Aos santanenses de Lagoa dos Marcelinos, da comunidade Barro e todos os vaqueiros que vieram da microrregião e a cantora Karlla Talyta”, discursou gestora de Santana do Piauí.

Fotos do show por Paula Monise

Vaqueiros e apoio

Com a participação  de 200 vaqueiros, a Festa do Vaqueiro em Santana do Piauí, realizada neste domingo (29), reuniu vaqueiros das localidades Bocolô, Malhada Redonda, Lagoa Seca, Lagoa dos Marcelinos, São José do Piauí, Santa Cruz, Santana do Piauí, Alegre, Picos, Ipiranga, Três Potes e Piru, Lagoa do Saco da Várzea, dentre outras regiões, e foi realizada pela administração municipal através da prefeita Maria José, com apoio do líder político Neli Borges, dos deputados estadual: Pablo Santos e Severo Neto, ambos do MDB, e, Nerinho (PP); os vereadores: Erivaldo Batista, Ricardo Rodrigues, Clarete Rabelo, Antônio de Hercília, Bodó, Mundinho, Marcos Vinicios, Deuzim; secretariado municipal; Naldão, Deuzimar Borges, Pedim Veículos, Diego Veículos, Gelson Brito e Neta Cosme; Innova Consultoria, IEG Produções de eventos; Posto Líder e Clínica Análise; aboiadores, amantes e simpatizantes da vaquejada entre outros.

Estiveram presentes os secretários: Maria Inês (Educação), Francisco Carvalho (Saúde), José Leal (Obras), Neilton Leal (Esportes) professores, coordenadores da Educação, membros da Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Finanças, lideranças políticas como ex-prefeito Ricardo Gonçalves; o líder político Raimundinho Cassiano; o prefeito de São José do Piauí, Netão Bezerra; o prefeito de Jacobina do Piauí, Gederlândio Oliveira – GD; entre outras lideranças políticas santanenses e de cidades vizinhas da região.

Publicidade

ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS