Connect with us

DESTAQUES

Novo Hospital Regional de Picos deve ser entregue em 18 meses

Publicado

em

Em live transmitida pelo Youtube, na tarde desta quinta-feira (09), o Governador do Piauí, Wellington Dias, na companhia do Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, e do Secretário Estadual da Fazenda, Rafael Fonteles, assinou a ordem de serviço do novo hospital regional de Picos, que contemplará mais de 50 municípios da região.

A obra está orçada em R$ 29.495.354,79 (vinte e nove milhões quatrocentos e noventa e cinco mil trezentos e cinquenta e quatro reais e setenta e nove centavos) e contará com cinco salas cirúrgicas, onde todos os equipamentos estão sendo pensados para que lá tenham cirurgias de grande porte; 152 dois leitos para internação; uma UTI adulta e outra pediátrica, com 10 leitos cada; serviço de nutrição e dietética funcionando no hospital; refeitório; Central de material esterilizado; área administrativa; estar da equipe com quartos de plantão, copa de apoio e sanitários; guarda temporária de cadáveres; central de resíduos e de gases medicinais e GLP; subestação abrigada; abrigo de grupos geradores; lavanderia e almoxarifado geral e específico.

O terreno tem 14.104,97m² e a área construída é de 11.434,76m².

O prefeito de Picos, Padre Walmir de Lima, externou a alegria pelo momento que marca a retomada de uma obra que, segundo ele, teve “tantas idas e vindas”.

“Nossa alegria de hoje é, depois de tantas idas e vindas, em relação à tão sonhada obra desse hospital. Nossa alegria é grande e nosso sonho é de ver essa obra concluída sem vê-la parar novamente. Digo essas palavras como uma oração, pedindo a Deus que essa obra seja recebida no tempo previsto. É uma obra que não é só para Picos. Devemos pensar numa região de mais de 50 municípios, com mais de 500.000 habitantes que serão contemplados. Tudo o que pudermos fazer por Picos ainda é insuficiente porque a demanda é grande”, enfatizou Padre Walmir.

Publicidade

O gestor ressaltou ainda que o novo hospital vem com a perspectiva de melhorias na área da saúde, especialmente para tirar a dependência que a população tem da capital, com medicina mais complexa, sendo que, muitas vezes, quando o paciente viaja a Teresina, nem consegue chegar a seu destino.

“Queremos diminuir essas dificuldades e, com certeza, esse novo hospital vem a promover a saúde e bem estar de muitas pessoas que dependem desse esforço. E sei que isso tem tocado no coração de nosso Governador que muito tem feito. Só quero dizer que desejo que esse dia 09 de julho seja uma data histórica a ser prolongada com a conclusão, entrega e eficácia desse novo hospital regional de Picos, que vai causar impactos positivos na vida desses 500.000 habitantes”, declarou.

O Governador Wellington Dias destacou que a obra gerará benefícios como emprego e renda, mas, acima de tudo, salvará vidas.

 “Esse é um novo hospital com uma capacidade extraordinária. Uma obra que começou, paralisou e tivemos as condições técnicas para retomá-la, temos os recursos e, se Deus quiser, vai gerar emprego, renda, mas principalmente salvar vidas nessa região do Piauí”, destacou.

Publicidade

O secretário de Saúde, Florentino Neto, afirmou que as obras iniciam nos próximos 15 dias e que até o final de 2021 o prédio será entregue.

“Esse projeto foi concebido há alguns anos e obteve o apoio parlamentar do Deputado Assis Carvalho, que destinou R$ 5.000.000 (cinco milhões de reais) no início dessa construção. Desde o início tivemos problema com a empresa que ganhou a licitação, o que nos gerou entrave judicial, mas tudo isso foi vencido. Hoje estamos anunciando a retomada de algo que servirá a Picos e a toda a região. Será mais um centro de alta complexidade no Piauí e se firmará graças a competência da classe médica de Picos. Agora iremos trabalhar a aquisição de novos equipamentos e em 18 meses estaremos concluindo essa obra”, afirmou.

O deputado Pablo Santos, presidente da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares não pôde estar presente na solenidade por motivos de saúde.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS