Connect with us

DESTAQUES

Palestra abre a Jornada Pedagógica de Santo Antônio de Lisboa; fotos

Publicado

em

Com o tema “Construindo saberes e fazeres ao protagonismo estudantil e excelência na aprendizagem” a Prefeitura de Santo Antônio de Lisboa, na gestão “O trabalho continua”, do prefeito Dr. Francisco Karlos Leal Gomes, Dr. Karlão, e da vice-prefeita Mircéia Ângela, através da Secretaria de Educação, iniciou a Jornada Pedagógica 2023.

O evento em preparação para o ano letivo foi aberto no Núcleo Municipal de Educação Vereador Francisco das Chagas Rodrigues, na manhã desta terça-feira (14), e reuniu professores, diretores, coordenadores e demais gestores escolares.

A apresentação do evento ficou por conta do professor Epitácio Silva. Logo em seguida foi formada a mesa de honra e facultada a palavra.

Epitácio Silva faz apresentação do evento

O secretário de Educação, Marcone Carvalho, deu boas-vindas, agradeceu pela presença de todos e falou sobre os incentivos da gestão.  

Secretário de Educação Marcone Carvalho

“O objetivo sempre é o melhor para a educação. Foi cumprida a lei do piso, o prefeito comprou quase 100 mil reais em materiais, tem bebedouro novo em todas as escolas, máquina de xérox, computadores novos. Temos que ter a estrutura também para fazer com que a administração funcione”, destacou.

Logo em seguida a secretária de Finanças, Ana Karla, representando o prefeito Dr. Karlão fez uso da palavra.

Secretária de Finanças Ana Karla representando o prefeito Dr. Karlão

“A valoração do servidor é essencial. A educação são vocês, que estão dia por dia com nossos alunos. Temos trabalho voltado para educação inclusiva e temos que trabalhar nesse sentido porque é a nossa realidade. A estruturação das escolas é necessária e já evoluímos bastante e a proposta é sempre tentar a educação de qualidade”, disse destacando a preocupação da gestão em manter em dia as obrigações e alçar benfeitorias.

No primeiro dia da Jornada Pedagógica, foi ministrada palestra por Tiago Bomfim. O professor do IFPI de Picos, empresário e parceiro do Sebrae-PI, trabalhou o tema “Como ativar sua melhor versão?”.

Palestrante Tiago Bomfim

O palestrante destacou que há infinitas possibilidades no ser humano em fazer as melhores escolhas, melhores resultados nas suas vidas a partir das melhores decisões.

“É uma oportunidade da gente fazer com que pense em ser um pai melhor, uma mãe melhor, cônjuge melhor e como ser um profissional melhor”, pontuou.

Publicidade

Dicas e orientações foram repassadas durante a palestra. Tiago destacou que o indivíduo é o único responsável pelos resultados obtidos ao longo da vida, bem como falou da importância da inteligência emocional. Para ele o conceito está relacionado ao uso da emoção certa no momento certo, na intensidade certa. “É usar a emoção com sabedoria”.

O palestrante muito falou sobre resultados mediante crenças que as pessoas adotam em diferentes períodos da vida. Muitas são formadas ainda na infância a partir do momento em que viu, ouviu e sentiu.

“Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer modo você tem razão”, enfatiza.

Em um momento de reflexão o palestrante apresentou um painel com imagem do cérebro e a indagação: qual hemisfério do cérebro você usa mais?

Do lado esquerdo estavam fatores como: lógico, racional, analítico, crítico, detalhista e organizado. Ao lado direito: emocional, intuitivo, criativo, abstrato, artístico e não linear.

A professora, Queline Veloso, da Educação Especial, destaca a importância da palestra sobre inteligência emocional.

Publicidade

“É muito positivo. Trabalhar a inteligência emocional para levar ao campo de trabalho é necessário, independente da área […] pois precisa que o professor esteja emocionalmente preparado porque vai lidar com crianças que requerem um acompanhamento e desenvolvimento. Gostei muito da secretaria ter pensado nisso, principalmente da realidade que vivemos, do período pós-pandêmico”, destacou a docente.

Foi ofertado lanche no primeiro dia da Jornada Pedagógica.

Rede Municipal de Educação

Setecentos e cinquenta (750) alunos, aproximadamente, estão matriculados em 2023 na rede municipal de educação de Santo Antônio de Lisboa.

As escolas que compõem a rede de educação do município, são: Creche Municipal Daysa Régia de Sousa Silva, Núcleo Municipal de Educação Vereador Francisco das Chagas Rodrigues, Unidade Escolar Antônio Sabino da Silva, Unidade Escolar João Rodrigues de Almeida, Unidade Escolar Manoel Batista de Carvalho e Unidade Escolar Padre João Pedro.

Programação

Publicidade

A programação segue amanhã – quarta-feira (15/02) com reunião de pais e mestres e Planejamentos nas Escolas.

Prosseguindo, durante a quinta-feira, 16, pela manhã, 8h30min, tem Formação do PPAIC para professores do 3º Ano.

Na sexta-feira, 17, as 8h30min, na sala 1, haverá Formação Geral Fundamental (3° ao 9º ano) sobre o tema “Aspectos gerais das avaliações externas”.

 Na Sala 2, professores vão trabalhar com a Formação da Educação Infantil ao 2° ano, diante do tema “A educação infantil e o ciclo de alfabetização X PPAIC e Avaliação Fluência”.

Durante a tarde, as 14h, tem a Formação Xeque-Mate, abrangendo 2°, 5° e 9° anos e uma reunião com os gestores escolares – diretores e coordenadores – sobre Cultura organizacional; Gestão de metas e resultados; e Comunicação assertiva.

Publicidade

Veja mais fotos do primeiro dia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS