Connect with us

DESTAQUES

Período chuvoso faz transbordar boa parte das barragens do Piauí

Publicado

em

Com um período chuvoso acima da media os principais reservatórios de água do Estado voltaram a ganhar vida. A chuva que caiu (e continua a cair) este ano foi suficiente para fazer transbordar boa parte das barragens piauienses, uma delas foi a do Jenipapo, localizada em São João do Piauí.

Um vídeo compartilhado nesta segunda-feira (09) nas redes sociais mostra a barragem acima do seu volume, que é de 250 milhões de metros cúbicos. O fato foi comemorado pelo superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Romildo Mafra.

Barragens do Jenipapo localizada em São João do Piauí
Barragens do Jenipapo localizada em São João do Piauí

“Isso é importante para a revitalização do rio Piauí [que banha o município de São Raimundo Nonato]. Também fortalece a questão do lençol freático, boa para as matas ciliares. É um fato altamente positivo, principalmente para a perenização do rio”, explicou Romildo em entrevista ao Portal AZ.

Romildo Mafra (Foto: Wanderson Camêlo / Portal AZ)
Romildo Mafra (Foto: Wanderson Camêlo / Portal AZ)

Das 35 maiores barragens do estado já transbordaram, por exemplo: Caldeirão (Piripiri); Emparedados (Campo Maior); Picacuruca (Piracuruca); Mesa de Pedra (Valença) e Poços (Itauieiras). “As que não sangraram estão acima de 80% de sua capacidade. Então 2018 está seguro”, garantiu o superintendente da Semar.

Salinas (São Francisco do Piauí) e Poço Marruá (Patos do Piauí) são dois dos reservatórios que estão com volume de água acima de 80%.

O ano 2018 contrastou com 2016 e 2017. O período chuvoso do ano passado, apesar de maior que o de 2016, não foi suficiente para suprir alguns dos principais reservatórios piauienses, fazendo com que, inclusive, cidades como Pedro II fossem obrigadas a passar por um rigoroso racionamento. Até o mês novembro de 2017 a barragem de Joana, que abastece o município, estava com 3,28% (o que representa 350.000m3) de sua capacidade total, que é de 10.070.000m3.

Assista ao vídeo abaixo:

 Fonte: Portal AZ | Foto: V1 Valença

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS