Connect with us

DESTAQUES

Piauí deve aumentar safra de caju em 30% este ano

Publicado

em

O Piauí tem 74 mil hectares de área plantada de caju. As plantações desta fruta estão presentes em mais de 170 municípios. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado apresenta a segunda maior área plantada de caju do país.

“Em mais de 100 municípios existem áreas plantadas de caju acima de 50 hectares. Atualmente, a maior região produtora de caju se concentra no Vale dos Guaribas e Chapada Vale do Rio Itaim”, afirmou o superintendente de ações da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Clébio Coutinho.

A expectativa é que a produção de caju deste ano aumente cerca de 30%. “Devemos ter um aumento de em torno de 30% em relação a nossa média histórica e ela já está em curso. É uma safra atípica, porque ela começou antes do normal e deve se prolongar para um período mais curto em relação aos outros anos”, declarou o produtor de caju Josenilto Lacerda.

Pasta de castanha de caju — Foto: Reprodução /TV Clube

Pasta de castanha de caju — Foto: Reprodução /TV Clube

No estado, não somente o caju é consumido como também a castanha da fruta e outros produtos derivados. O chef de cozinha Henrique Mendes criou uma pasta de castanha de caju sem conservantes, sem glúten e sem açúcar, comercializada não apenas no Piauí, mas em outros estados e até fora do Brasil.

“Meus sócios, que meus amigos, vieram atrás de mim para criar um produto de caju e acabamos chegando na pasta de castanha de caju, porque vimos que é um produto que não é tão valorizado em Teresina e queríamos criar um mercado que usasse esse produto bastante e com um ano, um ano e meio de pesquisa, a gente conseguiu chegar nessas receitas finais da pasta”, explicou.

Publicidade

Fonte: G1 | Foto: TV Clube

Facebook

MAIS ACESSADAS