Connect with us

DESTAQUES

Piauí é o terceiro estado do país em mortes provocadas pelo AVC

Publicado

em

O Piauí é o terceiro estado do país em mortes provocadas pelo Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como derrame cerebral. O alerta é do projeto Pense Bem AVC no Piauí, idealizado pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN). A doença é a segunda maior causa de morte no mundo, representando um óbito a cada seis segundos. A cada ano, a doença atinge 17 milhões de pessoas no mundo todo.

De acordo com o neurologista Irapuá Ferreira, o derrame cerebral pode acometer pessoas de todas as idades e se manifesta através de vários sintomas, como dificuldade na fala, visão dupla, dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente, alteração na coordenação motora e fraqueza, perda da sensibilidade ou formigamento em um membro ou em um lado do corpo.

O médico destaca que a maioria dos AVCs podem ser prevenidos, e que é possível acontecer mais de um episódio da doença em um mesmo paciente. “Para quem nunca teve um AVC, a prevenção pode ser feita através do controle dos fatores de risco, como a hipertensão, hiperglicemia, diabetes, identificar arritmias de forma precoce, alimentação adequada e atividades físicas regulares. Para quem já teve um AVC, é importante identificar a causa e evitar que venha a ocorrer novamente”, afirma.

O tempo de atendimento desde o início da manifestação do AVC até o tratamento são determinantes na recuperação do paciente. Os danos à saúde são consideravelmente maiores quando o atendimento demora mais de 3 horas para ser iniciado. “O correto é que a pessoa seja levada imediatamente para o hospital, porque é uma urgência médica e nós temos um tempo limitado para tratar a doença. Quanto mais tempo você demora para chegar ao hospital, mais tempo demora para tratar aquele AVC e menores são as chances do paciente se recuperar”, explica o neurologista Irapuá Ferreira.

De acordo com o neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale, coordenador do Pense Bem AVC no Piauí, o AVC afeta não somente o paciente, mas todas as pessoas que convivem com ele, por isso a prevenção é de extrema importância. “O AVC não afeta somente o acometido pela doença, mas também a família, os amigos, o local de trabalho, a sociedade e o Estado. Precisamos agir e promover a conscientização, mobilizando pessoas e instituições”, alerta.

Publicidade

Semana de Combate ao AVC

Na próxima semana, o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) vai realizar uma série de atividades voltadas à prevenção e conscientização sobre o AVC. A Semana de Combate ao AVC é realizada mundialmente e terá a sétima edição no Estado, entre os dias 24 e 28 deste mês, com atividades em Teresina e nos municípios de Luzilândia, Madeiro e Esperantina.

As inscrições estão sendo feitas on-line no site. Podem participar do simpósio estudantes de graduação, profissionais da área da saúde, educação e afins, além de profissionais do Ceir, pacientes e/ou cuidadores. “No simpósio serão 15 horas-aula de palestras e discussões, que vão debater desde o AVC à prevenção, atendimento emergencial, reabilitação, entre outras temáticas”, explica Mary Ângela Canuto, coordenadora do evento.

Por: Nathalia Amaral – Portal O Dia

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS