Connect with us

DESTAQUES

Pio IX é selecionado no prêmio da OPAS na política de apoio emocional em combate à Covid-19

Publicado

em

O município de Pio IX tem se destacado no combate e enfrentamento ao novo coronavírus. A pandemia causada pela doença tem como medida preventiva o isolamento social, entre outras. No tocante ao isolamento, é comprovado por profissionais da Psicologia que o método afeta o sistema emocional – saúde mental – das pessoas.

Quanto aos cuidados com saúde mental em tempos de pandemia, Pio IX foi selecionado no prêmio intitulado como APS Forte, no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), avaliado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) que é um organismo internacional de saúde pública dedicado a melhorar as condições de saúde dos países das Américas.

O prêmio APS Forte tem como objetivo reconhecer, dar visibilidade, identificar e promover iniciativas locais, municipais ou regionais que tenham como foco a melhoria da Atenção Primária em Saúde.

No concurso, o relato de Pio IX com tema “Suporte informacional e emocional por meio da sabedoria popular em cordéis e TICs” foi desenvolvido por profissionais da Estratégia de Saúde da Família composta pelo enfermeiro, Delmo Alencar (autor); as Agentes Comunitárias de Saúde, Maria Marilene do Monte Carvalho e Maria do Socorro Amorim do Nascimento e, a enfermeira e coordenadora, Juliana Katarina Cadena da Silva (co-autores).

De acordo com o enfermeiro Delmo Alencar, a preparação do trabalho entre a equipe de profissionais aconteceu de forma remota.

Publicidade

“As TIC’s foram especificamente para o momento atual com um número de whatsapp específico para manter contato com as pessoas, ofertar apoio emocional e informações sobre o novo momento vivenciado”, explicou.

O trabalho envolveu pessoas de diferente faixas etárias que estão na área de abrangência da equipe de saúde da família.

“Toda a estratégia foi no intuito de amenizar os efeitos da pandemia em todas as pessoas da área de abrangência da equipe de saúde da família como adultos, mulheres e idosos, portadores de diversas patologias que já são acompanhados pela equipe, uma vez que essas patologias tendem a agravar pela pandemia, no caso dos hipertensos, diabéticos, cardiopatas, etc”, destacou.

A experiência teve como objetivo fortalecer os vínculos, mesmo que à distância, com ações de educação em saúde por meio da sabedoria popular em cordéis, visando amenizar o sofrimento mental da comunidade decorrente da pandemia do novo coronavírus.

A metodologia utilizada foi buscar unir as TIC’s e a sabedoria popular. Além de informar e manter vínculos, criaram-se cordéis relacionados à pandemia, enfocando suporte clínico da Covid-19 (sinais e sintomas, diagnóstico), formas de prevenção, suporte emocional (apoio psicológico), suporte social (condições de vida e trabalho da comunidade), bem como suporte espiritual.

Publicidade

Com a supervisão do enfermeiro Delmo e da enfermeira e coordenadora Juliana Cadena, os cordéis foram produzidos e divulgados pela Agente Comunitária de Saúde e cordelista, Marilene Carvalho, que falou sobre a seleção de Pio IX.

“Meu sentimento é de dever cumprido. Até digo aos colegas que conheci um outro lado da população porque não é fácil ser ACS, mas durante essa pandemia sinto-me renovada e cada mensagem que recebo me faz perceber que estou no caminho certo. Tudo isso me deixou mais próxima da minha comunidade além de fortalecer o vínculo já existente”, declarou a cordelista e agente de saúde.

A enfermeira, Juliana Cadena, que supervisionou a produção de conteúdos também falou sobre o resultado em que Pio IX foi selecionado pela OPAS.

“Fico muito feliz pelo reconhecimento do trabalho. Procuramos sempre valorizar o trabalho do agente comunitário de saúde como um educador popular e, nesse tempo de pandemia, os vídeos produzidos e postados nos grupos e status dos ACS’s repassam informações de forma simples e bem acessível, além de fortalecer os vínculos da equipe com a comunidade”, enfatizou a enfermeira.

A Agente Comunitária de Saúde, Maria do Socorro, membro da equipe, destacou que a população teve acesso aos cordéis educativos e houve boa aceitação das pessoas.

“Foi muito gratificante participar desse projeto. A população ficou muito grata com as orientações repassadas pelos cordéis. Agradeceram demais nesse momento de pandemia por conta de tanta atenção e apoio dado a eles”, afirmou Maria do Socorro.

Publicidade

“Quero agradecer a Deus e a equipe que trabalho composta pelo enfermeiro Delmo, Juliana, a agente Marilene que é muito competente. Sempre gosto de trabalhar com cordéis porque é uma forma de orientar a população através de uma arte. Para mim é uma felicidade imensa por Pio IX estar concorrendo a esse prêmio. Fiquei muito feliz por participar do projeto. A Marilene é uma agente de saúde que gosta muito de trabalhar com cordéis. É um projeto grandioso e o sentimento é de felicidade por ter participado e saber que temos a oportunidade de mostrar nosso trabalho. Meu sentimento é de gratidão”, revelou Maria do Socorro.

Os cordéis foram divulgados por meio de mídias sociais como Facebook e Whatsapp e ainda foram disponibilizados à comunidade canais de atendimento de forma remota, via suporte telefônico com profissionais da saúde da família e núcleos de apoio.

Quem comemorou esse resultado também foi a prefeita Regina Coeli ao saber que o município está selecionado para concorrer na segunda fase da OPAS.

Imagem de arquivo: Cidades Na Net

“Muito gratificante essa notícia. É motivo de orgulho saber que o trabalho dos profissionais de Saúde está surtindo efeito positivo em um período tão delicado como esse que estamos vivendo. Parabéns à todos os envolvidos, a equipe de saúde da família pela dedicação e cuidados com as pessoas para manter sempre a saúde mental em boas condições”, relatou Regina.

O secretário de Saúde Luís Pereira também teceu elogios aos profissionais demonstrando satisfação em saber que Pio IX concorre a um importante prêmio e está selecionado para a próxima fase.

Publicidade

“Esse método adotado é importante, pois vai ajudar muito as pessoas a lidar com pandemia que rege como medida o isolamento social. A medida de isolamento é difícil porque de certa forma nos pegou de surpresa. Não esperávamos isso acontecer e esse período é propício para afetar a saúde mental da população. Quero aqui parabenizar todos os profissionais que estão se dedicando o máximo para preservar a saúde dos piononenses”, concluiu o secretário de Saúde de Pio IX.

Além de Pio IX, relatos de Juazeiro do Piauí, José de Freitas, Castelo do Piauí e Teresina também foram selecionados. Confira maiores informações acessando o link 

Veja abaixo os cordéis produzidos por Marilene Carvalho

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS