Connect with us

Campo Grande do PI

Prefeito Baiá participa de audiência com Movimento dos Pequenos Agricultores em Campo Grande

Publicado

em

O prefeito Municipal de Campo Grande do Piauí, João Batista de Oliveira, o Baiá, , participou  na manhã desta sexta-feira, 07, na Câmara de vereadores de uma audiência com o Movimento do Pequenos Agricultores-MPA.

A audiência é uma  iniciativa do MPA, que realizou por três dias em Campo Grande, o Mutirão da esperança camponesa, quando vários integrantes do movimento passaram dois dias visitando várias comunidades da zona rural para debater temas como conjuntura política atual, violência contra as mulheres, papel da juventude camponesa, programa popular de emergência, entre outros.

Nesses dois dias de assembleia nas localidades foi feito um levantamento, quando é construído o  Mapa das Demandas de cada comunidade, a partir dos principais problemas enfrentados pelos camponeses do município. No terceiro dia,  é apresentado o Mapa das Demandas ao Executivo e ao Legislativo em audiência pública.

Durante a audiência representantes de Comunidades de Urupeu, Morrinhos, Serra do Campo Grande, Canela de Velho, São José, Serra do São Francisco, Serra dos Camilos, Provísio e Cacimbas  apresentaram ao gestor as demandas das localidades. Dentre as quais mais reivindicadas, foram abastecimento de água, perfuração de poços, reformas de escolas,  recuperação de estradas, construção de postos de saúde, quadras esportivas, calçamento  e reformas das casas de farinha, importantes fonte de renda de agricultores do município.

O prefeito João Batista Oliveira, após ouvir todas as demandas,  se comprometeu a reunir esforços para realizar as demandas.  “Vou olhar com bons essas reivindicações e buscar  realizar essas demandas, fazer a nossa  gestão acontecer levando melhorias ao nosso povo e nossa prioridade.  Já temos alguns projetos em andamento,  uns já assegurado,  e aqueles problemas mais urgentes vamos buscar resolver o mais rápido possível. Meu papel de gestor é esse, ouvir e buscar benefícios para o município”, declarou.

Publicidade

Baiá, como é conhecido afirmou, em entrevista concedida ao portal CidadesnaNet, que sua gestão  é pautada no dialogo ouvindo a população.   “Gestão eficiente exige isso, que você escute as comunidades para saber quais os problemas, anseios de cada uma. É esse meu dever, e vindo do  povo agente acerta mais”, disse o gestor,  que ainda avaliou a audiência como positiva e importante para o bom desenvolvimento das ações.

A coordenadora do MPA, Maria Kazé falou sobre audiência. “Ela foi extremamente proveitosa, porque tanto  prefeito como  vereadores, tomaram  consciências de que as comunidades estão atentas e tem posição de cobrar. E também quando o poder  público olhando na cara das pessoas se compromete, com certeza  vai ter  cumprir”, afirmou.

Para  Maria Kazé, o mutirão foi importante para o MPA, onde visitaram  novas comunidades, aumentando  a participação dos agricultores no município. informando também que o mutirão será realizado em mais 20 municípios.

Além dos representantes das comunidades,e do Prefeito Baía,  e membros do movimento, estiveram presentes na audiência os vereadores, Janaína Ramos Bezerra Sousa, Jardânia Ramos Bezerra Sá, José Joelson Bezerra de Oliveira, Ronigler Francisco da Silva, e  o Secretário de Agricultura Gilson Oliveira, que também  manifestaram  apoio para a realização das demandas.

Veja fotos:

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS