Connect with us

Belém do Piauí

Prefeitura de Belém do Piauí inicia o maior projeto de pavimentação; R$ 5 milhões serão investidos

Publicado

em

A Prefeitura de Belém do Piauí deu início ao maior projeto de pavimentação da história do município. Operários e máquinas trabalham, simultaneamente, em várias áreas da cidade e, rapidamente, o calçamento se torna realidade.

“Estamos com 15 dias de trabalho e já avançamos muito”, disse o prefeito Ademar Carvalho, acrescentando que, em quatro ou cinco meses, a cidade de Belém do Piauí vai estar toda pavimentada.

A cada dia e para muita gente, o passado de poeira, lama e buracos, vai ficando para trás com a chegada da pavimentação em paralelepípedo com meios fios e calçadas com acessibilidade, que proporcionam mais qualidade de vida, mais saúde e melhora as condições de trafegabilidade de veículos e pessoas.

Prefeito Ademar Carvalho, vice-prefeito, Tico Bento, secretário de Agricultura, Luisinho Carvalho, e o empresário Zuza – Foto: Mateuz Ribeiro

São ruas finalizadas, ruas em andamento, e em outras, o calçamento ainda vai chegar. Ao todo, serão construídos 30 mil metros quadrados, e ao final, a cidade de Belém do Piauí ficará 100% pavimentada, o que representa um salto na melhoria da infraestrutura urbana.

Fabrício mora em uma das ruas que será pavimentada – Foto: Mateuz Ribeiro

Fabrício Sousa é morador da Rua Antero Jacinto Gomes, uma das que está sendo contemplada com o calçamento e com a rede de energia elétrica.  “A dificuldade aqui era o calçamento e a iluminação. No inverno, o lamaceiro era grande. Agora é muita poeira”, disse. A rua, segundo ele, era escura. “A iluminação é basicamente das casas. Não tinha a iluminação das ruas. Agora vai colocar os postes, a iluminação vai ficar melhor, mais claro, mais seguro”, pontuou.

Publicidade

Origem dos recursos

A obra está sendo executada com recursos oriundos do “Avançar Cidades”, um programa do Governo Federal, lançado em 2017, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Regional, com foco na melhoria da infraestrutura urbana nas áreas de saneamento e mobilidade.

Belém foi o único pequeno município do Piauí a ter sua proposta aprovada, no valor de R$ 4,8 milhões. O montante de recursos, somado à contrapartida do município, ultrapassa os 5 milhões de reais.

Prefeito Ademar comemora a universalização do calçamento

“Esse é o maior volume de recursos que nós já investimos de uma vez. Tem horas que a gente imagina que é um sonho, mas é realidade”, disse o prefeito Ademar Carvalho.

O gestor salientou que não foi fácil conseguir a aprovação da proposta e a liberação do recurso. “É fruto da continuação de uma gestão de 16 anos. Para conseguir esse recurso, o município precisava estar 100% legalizado, sem dívidas, sem precatórios, sem nenhuma pendência. E Belém estava. […] Foi um processo de 3 anos de muita burocracia, de estudos e cálculos. Foi tudo planejado. Fizemos um grande estudo de capacidade de endividamento e de pagamento”, disse.

Os recursos disponibilizados para o município pelo programa “Avançar Cidades” são de financiamento. Ademar explicou que o município tem uma carência de quatro anos para começar a pagar e 25 anos para efetuar o pagamento.

Geração de energia vai pagar financiamento

“Nós já temos tudo planejado”, afirmou Ademar.

Publicidade

Dos 5 milhões de reais, cerca de 800 mil será destinado para a construção de uma usina de energia solar. A energia gerada será utilizada na iluminação dos órgãos públicos e das ruas, e com a economia da conta de energia, que varia entre 30 e 40 mil reais por mês, o município vai pagar o empréstimo.

“Quem vai pagar essa conta é o sol. A gente calculou o valor da parcela do empréstimo com o valor que vamos economizar da conta de energia. Com o dinheiro que a gente vai economizar o município consegue pagar o empréstimo. E de benefício ficou com a cidade toda calçada”, pontuou Ademar.

Energia e água

A Prefeitura Municipal também está investindo recursos próprios na ampliação da rede de energia elétrica, eliminando as gambiarras e levando uma energia de qualidade. A rede de distribuição de água também foi ampliada por meio de uma parceria com a Agespisa.

Prefeitura investe recursos próprios na ampliação da rede de energia

Geração de emprego

Além do benefício da obra, a partir da pavimentação e a ampliação das redes de energia e água, a execução do projeto também gera emprego e renda para a população.

“Nós temos cerca de 100 pessoas trabalhando aqui nessas frentes de serviço. Isso é muito importante também, principalmente nesse momento tão difícil que estamos”, destacou Ademar.

Publicidade

 

Imagens mostram avanço das obras

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS