Connect with us

DESTAQUES

Prefeitura de Francisco Macedo inaugura 1ª Sala de Testagem e Aconselhamento do Vale do Guaribas

Publicado

em

Com o objetivo de oferecer ações de combate as IST/AIDs/HIV, contribuindo para intensificar a promoção e prevenção à saúde da população do município, bem como descentralizar os serviços feitos apenas na cidade de Picos, a Prefeitura de Francisco Macedo, através da Secretaria Municipal de Saúde, implantou e inaugurou na manhã desta terça-feira, 17, a 1ª sala de testagem rápida e Aconselhamento, da região do Vale do Guaribas.

O espaço foi totalmente estruturado e está sediado na Unidade Básica de Saúde, Joaquim Antão de Carvalho Neco, zona urbana do município, onde realizará testes de HIV, SÍFILIS E HEPATITE B e C, testes estes feitos antes no CTA na cidade de Picos. Os serviços serão todos gratuitos. Toda a ação é fruto da atual gestão do prefeito Nonato Alencar (PSB), em parceria com a Gerência de Prevenção e Controle de AIDS e outras IST do Estado do Piauí.

A sala recém inaugurada disponibiliza testes rápidos para sífilis, hepatite B e C, e HIV para profissionais de saúde e população em geral, promoção do uso do preservativo feminino e masculino, oferecimento dos testes rápido no pré-natal e os que buscam de livre e espontânea vontade, oferecimento do tratamento contra às DSTs (doenças sexualmente Transmissíveis) orientações, acolhimento, aconselhamento para à aceitação do diagnóstico e adesão ao tratamento, monitorização das ações de vigilância epidemiológica.

_Cerimônia de inauguração

A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas autoridades e profissionais envolvidos com a saúde pública da população de Francisco Macedo. Dentre outros, o secretário de Saúde e ex –prefeito Cristóvão Alencar, o coordenador da Atenção Básica, Cleverlandio Ramos, a enfermeira responsável pelo centro de testagem, Leticia Maria, o secretário de Finanças, Eduardo Alencar, que representou na ocasião o prefeito que está na capital em agenda administrativa, o secretário de Educação Virgílio Alencar, o secretário de Obras, Elias Silva, as assistentes sociais Lariza Ribeiro e Sara Leal, a enfermeira do PSF, Jamilly Alencar, o agente administrativo Murilo Alencar, Conselheiros Tutelares, ACS, técnicas de enfermagem, funcionários da SMS e funcionários de Endemias.

Publicidade

_Discursos

O secretário municipal de Saúde de Francisco Macedo, Cristóvão Alencar, destaca a satisfação em ver que o município está avançando na saúde, pela conquista desses equipamentos e montagem dessa sala, e frisa a importância da prevenção para a saúde humana.

“Isso é de extrema importância, para que no futuro não soframos consequências mais sérias. Temos que trabalhar em parceria com a educação, pois essa sala de testagem e aconselhamento trabalhará diretamente com palestras e isso é importante para o alunado”, disse o secretário.

Imagem relacionada

Por telefone o prefeito Nonato Alencar (PSB), que foi representado por seu filho Eduardo, reafirmou o compromisso da sua gestão em melhorar a qualidade de vida da população. “Nós damos mais um passo rumo à prevenção em saúde. Certamente esta é uma das metas da gestão. Cuidar da nossa gente”, disse.

O coordenador de Atenção Básica do município, Cleverlandio Ramos, lembra que o teste é gratuito e que no meio profissional o sigilo é garantido. Cleverlandio informou ainda a nossa equipe que logo no primeiro dia de atendimentos foram realizados cerca de 30 testes.

Publicidade

“Francisco Macedo já tem três casos de HIV positivo, fora inúmeros casos sífilis, por isso corremos atrás para conquistar isso. É importante fazermos a prevenção nas escolas com palestras, pois os adolescentes estão iniciando a vida sexual muito cedo. Temos que ter toda responsabilidade, e é um teste sigiloso, onde ninguém tem acesso, apenas o paciente, e encaminhamos para o tratamento cabível”, destacou o coordenador.

A enfermeira Letícia Maria Queiroz, atual Coordenadora do programa Municipal das IST, do HIV, AIDS e das HEPATITES VIRAIS, falou da importância da Sala e da prevenção. É importante que a gestão do município inclua as ações para o controle das IST na agenda de seu município, e é isso que estamos fazendo. Pois o sexo seguro deve ser preocupação mútua; então a melhor forma de cuidar da saúde é se prevenindo”.

Letícia explicou ainda na sua fala que os testes rápidos para diagnóstico de infecção pelo HIV, sífilis e Hepatite são feitos mediante coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo e o resultado é apresentado em até 15 minutos.

“Os exames podem ser feitos, inclusive, de forma anônima e são totalmente gratuitos. Além da execução dos testes, será realizado no local o aconselhamento, antes e depois do teste, para facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente” conclui.

O secretário de Educação, Virgílio Alencar, também falou durante o evento e colocou a secretaria que ele coordena a disposição da equipe de Saúde para trabalhar a prevenção nas escolas.

Publicidade

_Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS