Connect with us

DESTAQUES

Sagui é encontrado morto com vírus da raiva no Piauí e FMS faz vacinação emergencial de cães e gatos

Publicado

em

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está realizando em caráter de urgência a vacinação de cães e gatos no bairro Horto Florestal, na zona Leste de Teresina, após um macaco sagui testar positivo para raiva. Três animais foram encontrados mortos em frente à Unidade Básica de Saúde (UNS) Dr. Francisco José C. Sousa, na Rua Esperantina. Um deles testou positivo para raiva. O bloqueio vacinal começa a partir de amanhã (23).

Serão vacinados os animais domésticos de todas as quadras do bairro Horto Florestal e Planallto Ininga. Cães e gatos de parte dos bairros Morada do Sol, Nossa Senhora de Fátima, São Cristóvão e Piçarreira também serão imunizados em caráter de urgência contra a raiva. O perímetro de vacinação será de 8,59 Km.

FMS fará bloqueio vacinal no bairro Horto Florestal - (Divulgação/FMS)Divulgação/FMS

“Serão 253 quadras percorridas pelos nossos agentes de endemias e 5.003 imóveis visitados. Esse percurso será feito casa a casa para que todos os cães e gatos sejam devidamente vacinados”, explica o gerente de Zoonoses da FMS, Élcio Leite.

A Fundação pontua que os macacos saguis não agrediram humanos ou outros animais e que a pessoa que manuseou os corpos foi submetida ao devido protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Animais serão vacinados em um raio de 8,59Km - (Divulgação/Prefeitura de Teresina)Divulgação/Prefeitura de Teresina

A Diretoria de Vigilância em Saúde de Teresina pede que os moradores da capital adotem as medidas preventivas necessárias para evitar uma possível contaminação por raiva tais como: evitar alimentar animais silvestres presentes no perímetro urbano e rural, evitar contato com esses animais, evitar domesticar animais silvestres e manter a situação vacinal de seus animais domésticos contra a raiva atualizada.

Publicidade

O que devo fazer se tiver contato com um animal com suspeita de raiva?

Em caso de mordida ou contato com saliva de animal, o recomendado é buscar atendimento no Hospital da Primavera, referência para o atendimento e manejo de acidentes com animais potencialmente transmissores de raiva em Teresina. O hospital fica localizado na Avenida Duque de Caxias, 2660, Primavera; e sua sala de vacinação funciona durante todos os dias até as 17h.

Não esqueça de vacinar seu pet contra a raiva

Nos dias 02 e 09 de dezembro, Teresina estará em campanha de vacinação contra a raiva. Ao todo, serão instalados 270 postos distribuídos por toda a cidade para imunizar cães e gatos. A campanha será dividida em duas etapas: no primeiro sábado (02), serão vacinados os animais das zonas Norte e Leste; e no segundo sábaso (09), serão vacinados os animais dos bairros nas zonas Sul e Sudeste.

Em caso de dúvidas, a comunidade pode contatar a FMS pelo telefone (86) 3215-9144.

Fonte: Portal O Dia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS