Connect with us

DESTAQUES

Tenente Ricarte assume o comando da 3ª Companhia de Polícia Militar em Jaicós

Publicado

em

O tenente Geciano Pereira Ricarte é o mais novo comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar, sediada na cidade de Jaicós, pertencente ao 4° Batalhão de Picos. O oficial assumiu a função em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira, 28, no Quartel.

Ricarte é o terceiro comandante da 3ª Companhia e substituirá o agora major da PM, Lindomar Félix dos Santos, que esteve à frente da subunidade por quase oito anos, e que recentemente foi promovido por merecimento e nomeado como subcomandante do 4° Batalhão da Polícia Militar, em Picos.

Perante quase toda a tropa da 3ª Companhia, o major Félix fez um longo pronunciamento, citando alguns fatos como os ataques do ‘novo cangaço’ aos bancos, ações exitosas como a recente apreensão de drogas e outras diversas ações de enfrentamento e combate à criminalidade, frisando, ainda, as melhorias implantadas, como o nivelamento para implantação da Força Tática, a aquisição de equipamentos de proteção individual, armamento e viaturas.

Félix agradeceu à dedicação e o apoio dos militares ao longo do período em que esteve à frente da Companhia, em prol da ordem e a segurança pública da população em Jaicós e das demais cidades que compõem a Companhia.

Em entrevista, referindo-se ao seu sucessor à frente da Companhia, o major Félix afirmou que Jaicós está em boas mãos. “Jaicós está ganhando com a chegada do tenente Ricarte. Eu o conheço há muito tempo, é um oficial responsável, dedicado e compromissado com a função, é mais novo, tem muita energia e, acima de tudo, tem força de vontade. É experiente, conhece bem a região, já atuou em Simões, Marcolândia e ultimamente estava no subcomando da 4ª Companhia de Fronteiras.”, disse, destacando o perfil do novo Comandante. “Será mais um comandante que não se restringe ao trabalho de gabinete, mas de perfil operacional, que vai pra rua. Tenho a certeza de que fará um grande trabalho para atender os anseios de Jaicós cidades vizinhas.”, disse.

Publicidade

O sentimento, afirmou o major Félix, é de dever cumprido. “Todos os dias em que eu estive em Jaicós, ao amanhecer, sempre me preparava para sair e fazer o melhor pela nossa população, que merece um serviço de qualidade. É lógico que não consegui tudo, mas saio com sentimento do dever cumprido e tranquilo, por saber que o que não pude realizar, o tenente Ricardo vai realizar.”, pontuou, salientando que o novo comandante assumirá uma Companhia organizada. “Temos uma Companhia estruturada, com policiais recentemente nivelados, preparados para agir em ações de maior cuidado, como casos de banco. Temos a Força Tática, duas viaturas camionete em boas condições e logo, logo, vai chegar armamento e reforço de 12 militares no efetivo.”

Ao finalizar, Félix cumprimentou a todos os policiais, um a um, e afirmou que por onde andar levará a bandeira de Jaicós. “Foram quase oito anos de convivência. Tive a honra de receber o Título de Cidadania Jaicoense dessa cidade onde fui muito bem acolhido, construí boas amizades e procurei me relacionar da melhor forma possível.”, disse.

O tenente Ricarte afirmou que terá uma grande missão, de suceder o major Félix na 3ª Companhia, salientando o grande trabalho realizado por ele à frente da subunidade da PM. “Vamos trabalhar para trazer bons resultados. A sociedade não pode perder com a saída do major, e nós vamos procurar fazer um bom trabalho, a exemplo do major Félix.”, disse.

Sobre sua metodologia de trabalho e as estratégias que serão adotadas, o tenente Ricarte informou que inicialmente pretende conhecer melhor a área e realizar reuniões como comandantes dos Grupamentos. O oficial antecipou que vai focar no trabalho preventivo, inclusive, aos ataques a instituições financeiras. Em seu histórico, como comandante de Grupamento da PM em Simões, o tenente Ricarte coordenou uma ação que barrou um assalto ao Banco do Brasil na cidade de Simões, poucos dias após assumir o comando da PM no município, após  identificar um assaltante que estava na cidade se passando por mendigo.

“Aqui nós vamos trabalhar de forma coesa e rígida contra eventos de ataque a instituições financeiras e quaisquer outras modalidades de crime.”, disse Ricarte. Segundo ele, com a chegada de novos policiais e de armamento a polícia militar terá mais estrutura para consolidar as operações em Jaicós e região.

Publicidade

Geciano Pereira Ricarte tem 12 anos de Polícia Militar, período em que considera ter contribuído com a segurança pública no Estado do Piauí, sobretudo, na região de Fronteiras, onde participou da apreensão de drogas, armas e no combate à criminalidade nas suas diversas modalidades, como a pistolagem.

_Condecorações
Na mesma cerimônia, o major Félix, subcomandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, condecorou dois policiais militares da 3ª Companhia pelos relevantes serviços prestados à Polícia Militar em favor da sociedade piauiense.

O 1° sargento da PM, Francisco Emerson Borges, comandante do GPM de Padre Marcos, recebeu Medalha de Tempo Serviço pelos 20 anos de corporação. O outro militar homenageado com a Medalha por Tempo de Serviço foi o 3° sargento da PM, Paulo César da Silva, pelos 10 anos de Polícia Militar.

_Mais fotos

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS