Connect with us

DESTAQUES

Vaqueiros participam de missa e cavalgada na I Festa do Vaqueiro de Picos

Publicado

em

Como parte da programação da I Festa do Vaqueiro de Picos, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, realizou, na tarde deste sábado (31), uma missa em alusão ao Dia do Vaqueiro, comemorado no dia 29 de agosto, e, em seguida, uma cavalgada, que saiu da Igreja de São Francisco de Assis até o Parque de Exposições Santino Xavier.

O prefeito Padre Walmir ressaltou a importância de comemorar a vida do vaqueiro que vai além de um esporte, é cultura e um dos únicos meios de sobrevivência que muitos têm dentro do sertão nordestino.

“É preciso celebrar esse momento que ainda é muito forte em nossa região. Há regiões, como as capitais, em que isso se apagou. Contudo, no sertão nordestino, no nosso Piauí, ser vaqueiro não é apenas esporte e cultura, é uma profissão. Muitos vivem parte do dia em um cavalo para poderem manter suas vidas e das famílias. E nada mais justo que celebrar esse momento, reconhecer que essa cultura ainda é viva, promover essas vaquejadas… a quantidade de pessoas que procurou, não apenas de Picos, mas de outras cidades e estados, mostra o quanto essa cultura é viva. E nossa intenção é que continue. Estaremos fazendo novamente no próximo ano e esperamos que nossos sucessores mantenham essa tradição”, disse ele.

Iata Rodrigues, secretário de Cultura, destacou a importância do vaqueiro para a movimentação da economia local, um dos motivos pelos quais é preciso celebrar.

“Tivemos muitos desafios nesta primeira edição da Festa do Vaqueiro, mas o que importa é que fizemos com o coração. Fizemos uma vasta programação para homenagear esse herói do sertão nordestino, alguém que se dedicou no passado, no presente e, sem dúvidas, vai estar no futuro de nossa história a impulsionar a economia, a comercialização do caprino, bovino, equino. O vaqueiro é essa figura folclórica importante na economia local. Fizemos essa celebração para agradecer o dom da vida, pela oportunidade de estarmos reunidos nesta ocasião”, pontuou.

Publicidade

Maria Santana, diretora do Centro Integrado de Especialidades Médicas, foi uma das apoiadoras da I Festa do Vaqueiro de Picos. Ela destacou o momento de cuidar espiritualmente dos sertanejos e pedir a proteção divina para suas vidas.

“Celebrar o Dia do Vaqueiro em nossa região é celebrar nosso povo, nossa gente. O vaqueiro é símbolo do Nordeste, do nosso semiárido piauiense. É muito forte a presença do vaqueiro não apenas em nossa cidade, mas em toda a região. Ter esse momento é de suma importância, porque estamos entregando nas mãos de Deus essas vidas, esse trabalho, e pedir que não deixe essa cultura morrer. Que ela possa ser sempre propagada. Quero aproveitar e agradecer ao Padre Sebastião por ter celebrado essa missa conosco e ao secretário Iata, já me dispondo para apoiar os próximos eventos”, disse.

Um dos vaqueiros presentes foi o senhor José Neres de Barros, o qual esteve acompanhado durante a missa e cavalgada pelo seu filho Leonardo Neres e seus dois netinhos. “É muito gratificante ver esse pessoal todo reunido, é gratificante sermos apoiados pelos políticos e autoridades de nossa cidade. E estamos na luta. Essa é uma forma de valorizar a nossa cultura, nosso povo. Meus netos são bem pequenos, mas já são apaixonados pela vaquejada. É até uma forma de passar esses valores para as próximas gerações”, destacou.

Iata Rodrigues aproveitou a oportunidade para agradecer ao empenho da sua equipe em estruturar e fazer valer o evento, mesmo em sua recente ausência – por conta de uma cirurgia de vesícula -, e aos empresários da cidade que abraçaram o projeto.

“Queremos agradecer aos inúmeros apoiadores locais que nos ajudaram, em especial ao prefeito Padre Walmir e a Maria Santana, mas foram vários os empresários que abraçaram essa ideia e fizeram com que esse projeto pudesse acontecer. Não tenho dúvidas de que no próximo ano nós o faremos melhor e maior. A proposta é colocar esse projeto em nosso calendário. Agradeço também à minha equipe. Por trás de um secretário há pessoas que dão seus corações para fazer acontecer, que contribuem com muitas ideias”, pontuou.

Publicidade

Para a competição de vaquejada, serão 1R$ 10.000,00 divididos em três colocações: primeiro, segundo e terceiro lugares.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS