Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

59º Festejo de São Francisco de Assis no povoado Mandacaru em São Julião encerra com missa solene e procissão; veja fotos

Publicado

em

Na manhã desta quinta-feira, 04, foi celebrada a missa de encerramento do 59º Festejo de São Francisco de Assis, no povoado Mandacaru, município de São julião. A celebração teve início às 8h da manhã. O tema “Com São Francisco, somos chamados a viver o amor e o perdão” reuniu centenas de fiéis no adro da igreja. Uma multidão se fez presente para ouvir atentamente as palavras de fé proferidas pelo padre Gildo Coelho, em respeito e honra à São Francisco de Assis, santo padroeiro do povoado. Durante a celebração, o padre Gildo Coelho, líder religioso,  fez menção a todos os devotos que estavam presentes.

“Queridos irmãos e irmãs, amados devotos de São Francisco de Assis. Nesta manhã de forma fervorosa e carinhosa, vocês vêm neste local para louvar a Deus e a nosso glorioso patriarca São Francisco. Celebrar hoje, a festa de São Francisco, é celebrar a nossa fé e o nosso compromisso” proferiu padre Gildo.

Logo após a missa em ação de graças, os fiéis seguiram em procissão pelas ruas do povoado simbolizando a fé e a devoção ao santo padroeiro. Ao término da procissão, a chegada no templo religioso, padre Gildo fez agradecimentos ao todos que participaram nas nove noites de novena com realização da bênção final e sorteio de prêmios em rifa organizada pela igreja local.

“Quero agradecer ao Conselho da comunidade de São Francisco, no Mandacaru. Quero agradecer a todos que deixaram suas casas e vieram participar das celebrações durante os nove dias de festejo. Viva a todos aqueles que tiveram  a oportunidade de louvar e bem-dizer ao nosso Deus”

“Quero agradecer a todos que trabalharam e os envolvidos nas pastorais, tantos e tantos outros que se envolveram durante essas nove noites de novenas e hoje estão aqui. Nas barracas, na venda das rifas, na busca de jóias para o leilão, na organização e na liturgia, acolhendo aqueles que visitaram a comunidade. Quero que todos vocês se sintam representados por esses nossos irmãos aqui”

“Os meus agradecimentos a esta comunidade e todos os que fazem parte do nosso conselho. Quero agradecer a todos. Aos grupos de pastoral, a todas as comunidades da área pastoral de São Julião, de Fronteiras, de Vila Nova, da nossa paróquia vizinha de Nossa Senhora de Fátima em Alegrete e a todas as que são próximas e que fazem parte dessa. Muito obrigado pelo apoio, pela participação e pelo sentimento de irmão que vocês tem” agradeceu padre Gildo.

Publicidade

 

O pároco, Gildo Coelho, pela primeira vez comanda a paróquia e fez a avaliação em relação a organização, a qual, foi responsável pela realização do quinquagésimo nono festejo de São Francisco de Assis, no povoado Mandacaru.

“É a primeira vez que participo dessa comunidade no período dos festejos de São Francisco. Realmente eu me impressionei de maneira muito positiva em relação a forma como a comunidade se organiza para realizar esse período de graça e de benção do povo desta comunidade, e, da forma que eles acolhem o povo que aqui chegam. Percebi que os festejos dessa comunidade não é apenas com a comunidade do Mandacaru, mas sim, com a participação de todo o município de São Julião, com a Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Fronteiras e também a participação das paróquias vizinhas. A devoção que o povo tem a São Francisco, esse amor, esse bem-querem, a gente sente que é pelo exemplo de vida que foi São Francisco e pelo seu testemunho. Hoje aqui na festa com essa multidão, a gente percebe a expressão de fé, de devoção e também percebemos as pessoas agradecidas a Deus e pela intercessão de São Francisco por todas as graças concedidas” declarou o padre Gildo.

Entre as diversas pessoas presentes, vindo da cidade de Fronteiras, identificada como Dona Salete, a qual, falou em público e citou  como exemplo de fé e louvor a Deus, a luta travada contra um câncer. A mesma destacou sobre diversas viagens já realizadas na tentativa de cura da doença.

“Já fui a São Paulo duas vezes. Faço quimioterapia de quinze em quinze dias, mas estou aqui agradecendo e louvando a Deus e a São Francisco pela força que eu tenho tido e conseguido vencer porque eu confio na misericórdia de Deus. Eu acredito e confio que estou curada” discursou Salete.

Publicidade

Durante o ato solene em louvor ao santo padroeiro de Mandacaru, houve a participação da comunidade católica local, assim como também a comunidade católica da cidade de São Julião juntamente com a comunidade de Fronteiras. Na ocasião, várias autoridades estiveram presentes. Entre os presentes, estava o prefeito Jorismar Rocha, representando a cidade de Alagoinha do Piauí. Como representante da cidade de São Julião, sede municipal, o prefeito Dr. Jonas Bezerra acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Késsia Ramos em companhia da secretária de educação, Claudete Alencar entre outras autoridades.

O quinquagésimo nono festejo do povoado Mandacaru, iniciou no dia 25 de setembro e prosseguiu até o dia 04 de outubro.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS