Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Campanha Outubro Rosa disponibiliza mais de 200 exames gratuitos em Vera Mendes; secretária faz balanço positivo

Publicado

em

A prefeitura Municipal de Vera Mendes realizou durante este mês, a Campanha Outubro Rosa, que desenvolveu  diversas  ações de  conscientização  e prevenção ao Câncer do Colo do Útero e o Câncer de Mama no município.

A Campanha Outubro Rosa visa chamar a atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

As ações foram promovidas em parceria com as Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, e com o SESC que esteve no município de 17 a 20 de outubro e realizou 219 exames gratuitos. Foram 111 Mamografias e 108 exames Papanicolau. Feitos pela Unidade Móvel Saúde da Mulher.

Dentre as ações, foram realizadas ainda,  mobilização dos profissionais da área  nas unidades de saúde,onde também realizaram atendimento.  Aconteceram,também,   palestras nas escolas da rede municipal de ensino, quando foram repassadas orientações , no intuito de disseminar  informações voltadas a importância do diagnóstico precoce.

A Secretária de Saúde, Gardênia Oliveira, fez um balanço positivo da Campanha Outubro Rosa.  “Concluímos nossa campanha Outubro Rosa, mês que ficou marcado pela conscientização do câncer de mama e colo de útero no município de Vera Mendes, onde superamos as nossas expectativas. E quero agradecer imensamente e indistintamente toda equipe de saúde que não mediu esforços para que alcançássemos nossos objetivos durante nossa campanha. Agradecer, a população que  atendeu nosso chamado. E agradecer ao prefeito Milton Oliveira, pelo seu apoio, pelo seu compromisso e pelo seu respeito com a saúde de nosso Município, neste mês de forma especial para com as mulheres veramendenses”, disse a gestora.

Publicidade

Campanha mundial 

O movimento com o nome “Outubro Rosa” iniciou nos Estados Unidos, por meio de várias ações relacionadas ao câncer de mama no mês de outubro, incentivando a população, empresas e entidades na luta contra a doença. A cor Rosa remete ao laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama. Este movimento chegou ao Brasil em 2002 e hoje está praticamente consolidado, disseminando ações para a população no combate a esta doença.

De acordo do o INCA (instituto nacional do câncer), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 01% do total de casos da doença.

Fotos: Folha Atual

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS