Connect with us

Marcolândia

Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em Marcolândia com plantio de árvores e palestra; fotos

Publicado

em

A Prefeitura de Marcolândia na administração do prefeito Dr. Corinto Matos, gestão “Amor e respeito pelo povo”, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou a culminância da Semana do Meio Ambiente com o tema “Coleta seletiva: saiba como fazer o descarte correto do lixo”. A solenidade aconteceu no último sábado, dia 05 de junho, na praça da Igreja Matriz de São Cristóvão.

Na culminância da Semana do Meio Ambiente uma importante ação foi desenvolvida em alusão a data. Várias mudas de plantas como Resendá, Leucena e Ipê Mirim, foram plantadas, bem como também apresentados os projetos de meio ambiente pelas responsáveis, as professoras Weidne e Valcelia.

Foram exibidos vídeos com o tema “Dia Mundial do Meio Ambiente” e também uma palestra ministrada pela técnica em meio ambiente, Thaís Alves, da empresa Mendral, que falou sobre os impactos na fauna de Marcolândia.

O evento reuniu autoridades municipais para tratar sobre o tema onde o prefeito Dr. Corinto Matos falou sobre a importância em preservar o meio ambiente e destacou que os seres vivos dependem do ecossistema.

“São importantes esses pontos que foram frisados e falados. Um mundo melhor, país, estado e principalmente uma cidade melhor depende muito do meio ambiente, porque é de onde a gente respira, é de onde as condições do clima vão melhorar ou piorar numa cidade. Marcolândia é uma cidade que por sua natureza, por sua produtividade, pelas forças de trabalho da população precisa do meio ambiente, da plantação. Somos muito dependentes”, frisou o prefeito Dr. Corinto.

O secretário de Meio Ambiente, Carlos Daniel, também enfatizou a data de 05 de junho, como Dia Mundial do Meio Ambiente.

Publicidade

“É uma data muito importante e tem que ser lembrada durante todo ano. Agradeço ao nosso prefeito pelo apoio à secretaria de meio ambiente”, ressaltou.

A técnica do meio ambiente, a engenheira da empresa Medral de Marcolândia, Thaís Alves, elogiou a iniciativa.

“É um evento muito importante tendo em vista que é a primeira semana que o munícipio realiza. Então é um marco inicial para que o meio ambiente possa ter um destaque na cidade. É bastante importante a conscientização da população a respeito do meio ambiente para nosso convívio, comunidade e para nós seres humanos”, destacou Thaís acrescentando o quão relevante para o paisagismo do município e equilíbrio do ecossistema.

“Percebi que eles estavam fazendo arborização da praça, fizeram paisagismo, é bem importante, pois a população começa a visualizar. As árvores têm um papel fundamental no equilíbrio do ecossistema e é muito bom também para o clima da região que é muito quente. Além dessa parte paisagística, a população vai ter acesso às informações que vão ser disseminadas nesse evento, e é bastante importante para a conscientização de todos”, concluiu a técnica do meio ambiente.

O secretário de Administração, Paulo Pinheiro, também fez uso da palavra para enfatizar a simbologia da data.

Publicidade

“Dia especial para cuidado com a natureza, 5 de junho, em que todo mundo comemora o dia do meio ambiente e Marcolândia não poderia ficar de fora. Por isso que estamos promovendo esse evento com o maior cuidado possível, porque nós estamos também em um período de pandemia. A estrutura foi montada para marcar esse dia, restrita a poucas pessoas, porque Dr. Corinto Matos tem uma preocupação em preservar também o meio ambiente e principalmente a vida humana. Mas hoje aqui, os presentes, vocês que estão passando, dá para observar que nós estamos com as pessoas da saúde fazendo a distribuição de máscara para aqueles que vão participar, pessoal da vigilância sanitária e também o uso do álcool gel. Então todas as medidas de segurança estão sendo tomadas aqui nesse momento, as cadeiras estão mantendo o distanciamento. Iremos celebrar esse dia importante como todos os outros, mas esse chama atenção para a preservação do meio ambiente no nosso munícipio. Uma realização da secretaria municipal do meio ambiente com apoio 100% do prefeito Corinto Matos”, destacou Paulo Pinheiro.

O vereador Clenilton Costa, parabenizou a iniciativa.

“É um momento muito importante estar aqui representando a câmara dos vereadores e meus colegas. Hoje sou honrado pelo prefeito Corinto Matos e seu presidente do meio ambiente. Para mim é uma satisfação e uma honra, e que eu tenho para dizer, presidente, é o que precisar de mim, eu estou lá para lhe servir”, disse Clenilton.

Auxilia Matos é secretária de Educação de Marcolândia. Ela destacou que os alunos trabalharam a temática em sala de aula com objetivo de conscientização para a importância que tem o meio ambiente.

“Os professores trabalharam essa semana em todas as escolas desde a educação infantil até o ensino fundamental maior, fizeram vídeos, as crianças trabalharam atividades práticas e teóricas. Tudo isso vai ser exposto aqui para a gente ver como foi a compreensão dessas crianças mesmo que seja remoto e aí eles viram como é importante estar sempre cuidando do nosso ambiente, da nossa cidade e foi em parceria com a secretaria do meio ambiente, que nos procurou, abraçamos a causa e hoje estamos aqui”, disse a secretária Auxilia Matos.

Publicidade

“A gente tem que cuidar do ambiente da nossa rua, nosso bairro onde moramos, e é isso que as escolas, desde março, vem trabalhando o tema sobre a água que é muito importante principalmente no nosso município que sofre um pouco com a falta dela, e também vem trabalhando o meio ambiente. Nesta semana trabalhamos com mais intensidade, mostrando e explicando para as crianças a importância que o nosso espaço tem para nossas vidas, que é cuidando e cultivando que é isso que sempre vai estar esperando a nossas crianças quando elas já estiverem adolescentes, adultos”, concluiu Auxília.

Quem esteve presente também foi a secretária de Saúde, Domitília Alencar. A gestora muito falou que com os cuidados ao meio ambiente, as gerações futuras também serão contempladas.

“É um momento de reflexão, e um momento onde podemos cuidar da nossa cidade, do nosso meio, do nosso lar, da água, do sol, do povo, porque uma cidade onde ela é cuidada, educada, onde o povo começa a trabalhar nas escolas com as crianças, nós vamos tornar um cidadão consciente, um cidadão sensibilizado que vai cuidar das próximas gerações e assim teremos uma cidade melhor com um ambiente limpo para as nossas próximas gerações”, pontuou.

O vice-prefeito, Valmir de Juracy, também se pronunciou e destacou que os recursos trarão melhorias para Marcolândia.

“Nós estamos no caminho certo que é um projeto como esse, abraçando essa causa. As secretarias de educação, agricultura e meio ambiente, estão todos juntas pelo mesmo objetivo que é trabalhar para cuidar bem do meio em que vivemos e os professores trabalhando as crianças, porque quando nós trabalhamos a criança, iremos ter um futuro bem brilhante aqui no nosso munícipio. A gente sabe que precisamos fazer essa campanha educativa, junto a população”, concluiu o vice-prefeito.

Publicidade

Ismaeldo Carvalho formado em Ciências da Natureza e sócio na GI Consultoria Ambiental, presta serviço em Marcolândia. Ele é o atual secretário de Meio Ambiente na cidade de Caridade do Piauí. Em seu pronunciamento explicou que estão trabalhando para a conquista do Selo Ambiental.

“Temos a expectativa para o Selo B no município. Esses recursos irão melhorar o aspecto físico e estrutural da cidade. Estamos à disposição para quaisquer projetos que venham a ser desenvolvidos. Quero parabenizar o pessoal da educação e a gestão em si que contribuiu bastante para a gente efetuar esse trabalho no município”, pontuou destacando a respeito do plano municipal de saneamento básico que está sendo elaborado nos municípios do território. “Já está em fase final e dentro desse plano municipal de saneamento básico trata do gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Ele trata sobre a questão dos resíduos, sua classificação, transporte e o destino final”, concluiu Ismaeldo.

Um dos fatores abordado sobre a coleta de resíduos sólidos é a instalação de lixeiras seletivas em órgãos públicos, bem como a realização de campanhas. “Marcolândia sai na frente e vocês estão de parabéns”, finalizou Ismaeldo Carvalho.

O secretário de Agricultura, José Orlando, também se pronunciou durante a solenidade. Ele chamou atenção para as medidas educativas com relação a ações envolvendo a sociedade.

“O meio ambiente é vida. É o responsável por nossa respiração. Estamos vivendo uma época muito difícil por conta do lixo […] É uma questão de campanha educativa e temos que preparar os adultos que não sabem. Sairmos para uma campanha educativa com relação ao lixo, saneamento básico, mas acredito que com a administração de Dr. Corinto temos tudo para agir, aprender e mostrar em Marcolândia. Viemos para fazer o bem para o município”, disse o secretário de Agricultura, José Orlando.

Publicidade

Estiveram presentes na culminância da Semana do Meio Ambiente em Marcolândia: Ismaeldo Carvalho formado em Ciências da Natureza e secretário de Meio Ambiente da vizinha cidade de Caridade do Piauí; o prefeito Dr. Corinto e sua mãe Virginia Matos; o vice-prefeito Valmir de Juracy; os secretários: Domitília Alencar (Saúde), Auíxlia Matos (Educação), Carlos Daniel (Meio Ambiente), Rafael Alencar (Cultura), Thaíse Alves (Técnica de Meio Ambiente da empresa Medral), Eduardo Silva (Esporte), Birica (Assistência Social), José Orlando (Agriculura), vereador Clenilton Costa e deputada federal Marina Santos.

Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS