Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Eletrobras notifica 2 mil imóveis por furto de energia no Piauí

Publicado

em

A Eletrobras deu início na semana passada à operação de fiscalização de furto de energia em todo o Estado do Piauí e tem como meta visitar cerca de 300 mil imóveis até o final deste ano. De acordo com Renan Carvalho, gerente de medição e combate de perdas, somente em 2015 o prejuízo foi de R$145 milhões com a perda e furto de energia. “Neste primeiro momento, os locais visitados são os que apresentam a maior probabilidade de estarem furtando energia”, disse o gerente.
A força-tarefa já teve início no interior e capital com 113 equipes técnicas para fiscalização e suspensão do fornecimento de energia de consumidores identificados com desvios ou que estejam inadimplentes com a Eletrobras. Até o momento, já foram fiscalizadas cerca de 5000 imóveis, sendo que 2000 apresentaram algum tipo de furto.
“Nesse caso, a orientação é notificar e tentar negociar com o proprietário a forma de pagamento após ser feito um cálculo do valor real a ser pago pelo consumo. O fornecimento não é suspen-dido e o dono pode pagar o débito em até 36 meses”, afirma Renan.
Até o momento, a incidência maior é de residências que tenham algum tipo de sistema de furto. E em Teresina, as ações de combate ao desvio de energia contam com o apoio do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO), da Polícia Civil do Piauí.
A assistente da diretoria comercial da Eletrobras, Rafaela Santos, afirmou que a fiscalização faz parte do Plano de Recuperação de Receitas, que visa diminuir o alto índice de perdas comerciais registrados no último ano. Em 2015, 18,2% de toda  energia comprada pela distribuidora foram desviadas.
“Essa energia está sendo furtada ou desviada do sistema elétrico, ocasionando um prejuízo estimado em 125 milhões de reais. Além disso, o crescimento da inadimplência com o não pagamento das faturas de energia, impulsionados pelos aumentos tarifários do ano de 2015 e a crise econômica do país, já atingiu 6,1% do faturamento da empresa no último ano”, disse a assistente da diretoria comercial, Rafaela Santos.

 

 

Fonte: Diário do Povo

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS