Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Em Vila Nova, requerimentos e Projeto de Lei são aprovados em sessão na Câmara. Veja!

Publicado

em

Marcada por aprovações de requerimentos e de um Projeto de Lei do poder Executivo, a quarta sessão ordinária do 2° (segundo) período da 6a legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Vila Nova do Piauí foi realizada na manhã desta sexta-feira, dia 14, presidida pelo vereador Deijano Lima (PMDB), este que foi eleito em segundo lugar na sua primeira candidatura na eleição do ano de 2017 e que vem se destacando em seus trabalhos pelo empenho, compromisso e desejo incansável de trabalhar pelos vila-novenses.

A sessão teve como pauta a leitura da ata da sessão anterior, votação do Projeto de Lei de número 06/2018 que “dispõe sobre o Sistema Único de Assistência Social do município de Vila Nova do Piauí e dá outras providências”, apresentado na sessão anterior, apresentação do Projeto de Lei 07/2018 e apresentação e votação dos requerimentos propostos.

Após a leitura da ata realizada pelo vereador e primeiro secretário Flávio Sousa (PSB), o presidente anunciou a votação do Projeto de Lei de número 06/2018, este que foi esclarecido pela Assistente Social de Vila Nova, Maria Cleide Leal.

Maria Cleide definiu o Projeto como sendo a regulamentação do SUAS do município que já é previsto na LOAS – Lei Orgânica de Assistência Social, regulamentando aquilo que é de recomendação do Ministério do Desenvolvimento Social, que já é realizado no município.

O Projeto foi ainda debatido pela vereadora Adenilda que pediu a explicação sobre a questão da maternidade tratada na lei e sobre os projetos do município que envolvesse esse tema, sendo explicado pela primeira dama e Secretária de Assistência Social Ana Carolina e pela Assistente Social, Cleide, que estiveram presentes durante toda a sessão.

Publicidade

Após ser votado, foi aprovado e passou a ser lei de número 211/2018 por seis votos a favor, dos vereadores da situação e dois votos contra referentes aos votos da vereadora Adenilda e do vereador Luís Acelino.

Seguindo a pauta, foi apresentado o Projeto de Lei de número 07/2018 que autoriza o poder executivo municipal a abrir crédito especial ao orçamento programa vigente do município de Vila Nova no valor de 193 mil reais. E posteriormente, foram apresentados os requerimentos da vereadora Maria das Dores.

O primeiro requerimento apresentado pediu que seja adquirido para a UBAS da sede um gerador de energia para que quando houver falta da mesma, possa ser suprida a sua necessidade e possa manter o pleno funcionamento da unidade, como por exemplo, o funcionamento dos balões de oxigênio para quem necessita de modo contínuo. Em seguida, foi apresentado o outro requerimento da vereadora que pede a reforma estrutural do açougue público da sede do município e ampliação do mesmo com um banheiro para melhor atender à população.

Com o uso da fala, a vereadora explicou os motivos do seu pedido, assim como explanou a importância da realização de tais requerimentos para a população vila-novense e para o desenvolvimento municipal.

Ainda em discussão sobre os requerimentos feitos pela vereadora Maria das Dores, considerados louváveis pelo vereador Adelino, Adonelys ressaltou sobre as orientações às pessoas que trabalham no açougue municipal, assim como as visitas realizadas pela vigilância sanitária do município, para que se mantenham tomando medidas higiênicas e preventivas de possíveis acometimentos à saúde humana com as carnes que são adquiridas para consumo.

Publicidade

Desse modo, os requerimentos foram aprovados por seis a favor e duas abstenções, estas sendo da vereadora Adenilda e do vereador Luís Acelino.

Com início das falas dos vereadores inscritos, Luis Acelino (PP) pediu o conserto de um dessalinizador do Povoado São João Batista, obtido apoio dos demais vereadores, Adenilda (PP) abordou sobre as questões políticas atuais do país e frisou a necessidade de discussão pelos nove vereadores dos projetos e leis que chegam à câmara legislativa para o melhor funcionamento da legislação,  Maria das Dores (PSD) agradeceu pelos votos obtidos em seus requerimentos, Flávio Sousa (PSB) ressaltou sobre as leis votadas e considerou o pedido de Luis Acelino como de grande importância, Adonelys (PSB) abordou sobre o pedido do conserto do dessalinizador e afirmou que o prefeito já está ciente do problema e que logo será consertado e frisou a necessidade de votação nos requerimentos dos companheiros vereadores para que seja atribuída mais visibilidade e Adelino (PSB) falou sobre a gestão municipal e sobre a necessidade de conquistas.

Posteriormente aos discursos, o presidente Deijano fez as suas últimas considerações, agradeceu aos presentes e ouvintes da rádio Vila Nova FM e declarou encerrada a sessão.

Veja mais fotos:


Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS