Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Falta de acessibilidade em ruas e prédios públicos geram críticas contra a prefeitura em Picos

Publicado

em

Uma das palavras mais atuais é acessibilidade, pois todas as pessoas deveriam ter o direito de se locomover livremente, inclusive aquelas que possuem alguma deficiência, como idosos e cadeirantes. No entanto, a cidade de Picos ainda é caracterizada por calçadas altas e prédios que impossibilitam o acesso de muitos, começado pela sede do poder executivo municipal, o Palácio Coelho Rodrigues.

Isso tem gerado muitas críticas pela falta de inciativa da gestão municipal em assegurar esse direito para todos. Dentre as pessoas que tem chamado a atenção para esse problema está o vereador Afonso Guimarães, o Afonsinho (Progressistas). Ele testemunhou o drama vivido por um cadeirante que tentava transitar pela Rua Pe. Madeira, ao lado da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, mas foi impedido pelas barreiras de concreto que existem ali. Para conseguir passar ele teve de ser ajudado por outras pessoas que estavam nas imediações.

“Na primeira sessão da Câmara Municipal de Picos deste ano, irei entrar com um requerimento pedindo a passagem para cadeirantes na Rua Pe. Madeira, ao lado da Matriz”, declarou.

Vereador Afonsinho

O vereador disse ainda que o prefeito deveria mandar instalar elevadores ou rampas na sede da prefeitura de Picos para que idosos e pessoas com necessidade especiais pudessem ter acesso a ele, uma vez que seu escritório fica no segundo e último andar. “Se nem a prefeitura, que é o órgão principal, esta facilitando o acesso, imagine os outros. Quanto às ruas de Picos, nem se comenta, se constrói, e nenhuma fiscalizando é feita pensando nas pessoas que tem necessidades específicas”, declarou.

Publicidade

Destaca-se que a construção do Palácio Coelho Rodrigues foi inaugurada em 1983, ainda na gestão de Waldemar Rodrigues. Naquela época, acessibilidade não era uma preocupação, mas desde então nada foi feito para adequá-lo aos novos tempos. “O prefeito devia cobrar dos comerciantes ali no centro da cidade a facilitação do acesso para todas as pessoas”, declarou.

Rua Pe. Madeira

Dentre os poucos locais públicos em que se verifica a acessibilidade para pessoas com deficiência e idosos, está o meio-fio da Av. Getúlio Vargas, obra da administração Kléber Eulálio. No entanto, muitas vezes esse espaço é desrespeitado por motociclistas que transitam indevidamente pelo local.

Fonte: Folha Atual

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS