Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Familiares denunciam maus-tratos no tratamento de dependentes químicos no Piauí

Publicado

em

Familiares de dependentes químicos internados no Instituto Volta Vida, na Zona Sudeste de Teresina, denunciam uma série de irregularidades que a instituição estaria cometendo durante o tratamento.

O 180 recebeu a informação de que o caso já foi comunicado ao Ministério Público do Piauí e segundo familiares, no local, que é privado, há maus tratos, isolamento e castigos aos internos.

“Os funcionários são todos ex-usuários que não tem preparação psicológicas para lidar com qualquer tipo de situação emocional, pois o que se fala para eles como uma terapia, todos ficam sabendo pouco tempo após”, disse a familiar de um interno ao 180.

Outra reclamação é referente as visita dos familiares, que só pode ocorrer após 45 dias da internação, isso se não houver nenhum infração do interno.

Familiares também denunciam que os internos podem falar com familiares apenas por cinco minutos ao telefone, acompanhados de funcionários, no viva-voz e são coagidos a não citar o que acontece na instituição. As visitas de parentes também seriam monitoradas de perto por funcionários.

Publicidade

Além disso, há a informação que os internos seriam dopados quando descumprem regras e que não há acompanhamento psicológico.

“Os pacientes também são forçados a trabalhar na manutenção da clínica além de fazer os serviços de limpeza e alimentação do ambiente para todos os internos, alguns trabalham dopados. A clínica também induz os pacientes no alto consumo de cigarro, mostrando um nível de descontrole no tratamento de vícios com quem precisa de tratamento, justificando que o cigarro é a forma de substituição ideal, afirmou o coordenador dos terapeutas”, completou a mulher.

O Instituto Volta Vida conta com unidade também Fortaleza (CE) e São Luís (MA). Segundo familiares, o valor pago para tratamento é caro.

O 180 entrou em contando com o IVV solicitando esclarecimentos sobre a denúncia, mas até a publicação desta matéria, a empresa não deu retorno. O espaço está aberto para qualquer manifestação.

Confira algumas manifestações nas redes socais:

Publicidade
Fonte: 180 Graus
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS