Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Governo do PI é intimado pelo TJ a cumprir enquadramentos de servidores da saúde

Publicado

em

Mais de 1.300 servidores administrativos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) foram beneficiados com decisão do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ) que intimou o governador Wellington Dias a cumprir o enquadramento garantido para a categoria.

De acordo com Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde Pública do Piauí (Sindespi), os administrativos estão sem reajuste e sem enquadramento há mais de três anos.

“Em 2014 fomos reenquadrados, mas o governo suspendeu. Estamos sem enquadramento e estamos sem reajuste da inflação desde então. O impacto que tem no vencimento, varia de acordo com a classe e pode chegar a quase R$ 600 reais”, informou a presidente do sindicato, a servidora Geane Sousa.

Foto: Sindespi

A ação judicial foi julgada em 25 de abril de 2019, sendo deferida por unanimidade em favor do cumprimento da Lei nº 6560/2014, que prevê os reajustes. A intimação foi expedida dia 14 de novembro.

Um novo mandado foi expedido pelo desembargador do TJ-PI, Brandão de Carvalho, determinando o cumprimento do acórdão “no sentido de que seja imediatamente implantado nos contracheques dos servidores os reajustes”, sob pena de multa diária de R$ 50.000 em caso de descumprimento.

Publicidade

O governo foi notificado no início desta semana. O Cidadeverde.com entrou em contato com a Secretaria de Estado de Administração e Previdência (SeadPrev) que respondeu, por meio de nota, que o processo será encaminhado à PGE.

NOTA OFICIAL

A Secretaria de Estado da Administração e Previdência informa que o processo será remetido à Procuradoria Geral do Estado para conhecimento e manifestação, uma vez que a PGE possui a competência de assessorar a correta execução de procedimentos frente a decisões judiciais como essa.

Desconto no plano de saúde

A categoria também critica o aumento na cobrança do plano de saúde, sem o devido reajuste nos vencimentos. “Na atual situação, a categoria mais penalizada é a saúde. Estamos sem enquadramento desde 2014, em 2017 todas as categorias tiveram reajuste e a saúde nenhum desses reajustes. Em compensação, ganhamos um percentual de aumento de 6,5% no Plamta”, lamentou Geane.

O Sindesp alerta que o caso dos servidores inativos é ainda mais grave pois estão sem reajuste desde 2008.

Publicidade

“Se o governo não cumprir, o sindicato e a categoria vão se mobilizar para cobrar por justiça. Vamos até os órgãos competentes, faremos mobilizações, greve, o que for preciso para garantirmos nosso direito”, afirmou a presidente do Sindesp.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS