Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Grávida com coronavírus é submetida a cesariana em UTI de Teresina e bebê nasce sem vírus

Publicado

em

Uma grávida de 39 anos foi submetida a uma cesárea de emergência na Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina, no sábado (25). A paciente infectada pelo coronavírus é o primeiro caso registrado no município de Palmeirais, Norte do Piauí. O quadro de saúde dela é estável e segue internada na UTI, em uma ala exclusiva para pacientes com Covid-19. Já o bebê não foi infectado pelo vírus, passa bem e segue com acompanhamento na unidade, sem previsão de alta.

“No sábado, a Maternidade Dona Evangelina Rosa recebeu a sua primeira paciente com Covid-19. Ela é uma gestante que veio da zona rural de Palmeirais. Teve o seu bebê, passa bem, está internada na UTI Covid da unidade, aonde evolui com uma regressão significativa do quadro respiratório e respira sem auxílio de aparelhos. Esperamos que ela continue com essa evolução satisfatória”, declarou o diretor da maternidade, Francisco Macêdo Neto.

Segundo a Secretaria Municipal de Palmeirais, a paciente deu entrada no hospital local na quinta-feira (23). Por se tratar de um caso com gravidez, ela foi encaminhada para a maternidade em Teresina.

Com o resultado positivo da paciente, a Secretaria realizou testes rápidos nos familiares da paciente com Covid-19 em Palmeirais e na agente de saúde da comunidade, que teve contato com ela. Oito pessoas foram submetidas ao teste e o resultado deu negativo para todos e ninguém apresenta sintomas.

“Essas pessoas foram orientadas a fazerem o isolamento residencial, porque embora o resultado tenha dado negativo, o teste rápido não é 100% seguro e pode testar ‘falso negativo’. Além disso, todos os profissionais de saúde do hospital e do Samu serão submetidos ao exame”, informou a nota da Secretaria de Saúde.

Publicidade

Para a Secretaria, outro ponto importante a esclarecer é que ainda não é possível afirmar onde a paciente foi infectada pelo vírus. Ela começou a sentir os sintomas ainda em Palmeirais, no entanto, o caso segue em investigação.

Fonte: G1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS